terça-feira, 22 de setembro de 2015

Incluir e evoluir.

Querid@s amig@s do blog, saudades de vocês!!! Estou em falta mas vou correr atrás do prejuízo e colocar os papos em dias ok :)
Bem, como vocês sabem recentemente "comemoramos" a semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla (21 a 28 de agosto de 2015), com o tema "Inclusão se conquista com autonomia", e hoje comemoramos o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) mas no fundo temos o que comemorar!?

Vou cutucar ainda mais o senso crítico de vocês ;) Na mesma semana ou dias após essa "celebração nacional", surge a notícia de que a ONU (Organização das Nações Unidas) estaria processando o Brasil por estar descumprindo as metas acordadas no Conselho de Genebra. As denúncias foram feitas por diversas entidades brasileiras e estrangeiras  que prestam serviços a milhares de pessoas com alguma deficiência. 

As denúncias incluem a falta de mobilidade urbana, a inacessibilidade aos prédios e locais públicos, dificuldade no acesso ao atendimento médico hospitalar, descumprimento da lei de cotas e medidas inclusivas, dentre outras queixas.
Tanta coisa, tantas pessoas que diariamente precisam testar e provar que são capazes, mas a única coisa que queremos (exigimos) é a possibilidade de exercer nossa cidadania, gozar do direito de ir e vir com autonomia. Essas situações denunciadas fazem parte do cotidiano de muitos, e as soluções não conseguem sair do papel e atender a estas pessoas por falta de sensibilidade e vontade política. Falo isso pois na maioria das vezes a mudança só acontece quando alguma medida punitiva (sejam multas ou outras formas de autuação) é executada, e as organizações passam a respeitar as normativas da Lei de Acessibilidade. As escolas, bares ou restaurantes, cinemas, as vias urbanas, prédios públicos e privados, precisam se adequar a TODOS os cidadãos e não o contrário, mas parece que a Lei da Acessibilidade só é cumprida quando a justiça é acionada.  

Tá certo que as coisas não têm sido fáceis para ninguém, mas vamos celebrar as pequenas conquistas que alcançamos, afinal de contas não estamos aqui para chorar as pitangas muito menos nos vitimizar, o blog foi criado com a intenção de dividir as experiências e somar forças para mostrar nosso potencial e que estamos muito afim de viver tudo o que tiver de melhor! 
Começando com uma coisa que tira a paciência de qualquer pessoa que precisa estacionar o carro: "A velha história dos 5 minutos". Ninguém merece ver a vaga preferencial ocupada por motos, caminhonetes e outros carros sem a devida permissão para utilizar a vaga. Cansei de ver isso e de desejar ter um talão de multas, esse seria um dia super feliz (para mim e para o estado, afinal estaria ajudando na arrecadação de impostos kkkkkkk), Essa história ainda  não acabou mas a sociedade está mais atuante e isso tem nos ajudado. Quem não viu aquele vídeo de um carro estacionado em uma vaga preferencial e quando o dono do carro chega, o carro está todo coberto de Post it com o símbolo da acessibilidade!? Outras ações também tem sido feitas em estacionamentos dos shoppings centers, onde se colocaram cadeiras de rodas em vagas comuns com a velha desculpa dos 5 minutos. Em vagas dentro do metrô ou dos ônibus também, as pessoas estão se incomodando de ver o abuso de alguns espertinhos. Em um vídeo no youtube colocam um ator vestido de Jesus, fazendo "milagres e curando" passageiros desatentos. Várias ações deste tipo veem sendo feitas para tentar sensibilizar as pessoas da necessidade de deixar a vaga reservada a quem de fato ela se destina.

O Estado também parece estar ouvindo os apelos e em alguns lugares já é considerado uma infração grave e passível a multa. Nos shows e eventos culturais, já existe alguns locais que contam com acesso e área reservada com visibilidade do palco. No cinema também, existem salas que disponibilizam locais para cadeirantes e um assento  ao lado para o acompanhante. A variedade de cursos que são oferecidos via EAD (Ensino a distância), com certificado, possibilitando a capacitação de uma enorme mão de obra cheia de vontade e pronta para pôr a mão na massa. Sem falar da Lei Brasileira de Inclusão que ajudamos a construir, que visa assegurar nossos direitos. Pesquisas acerca de tratamentos, novas tecnologias estão sendo disponibilizadas (um bom exemplo é o software desenvolvido pela Intel para o físico Stephen Hawking, que está disponível para download), entre tantas outras descobertas fantásticas que a cada dia nos surpreendem.

Por isso, apesar dos obstáculos que ainda temos enfrentado diariamente, eu sou uma otimista incorrigível, e acredito que não podemos perder as esperanças e devemos continuar correndo atrás dos nossos direitos. Ainda temos muitas coisas para mudar, mas acredito que a mudança começa de dentro para fora, pois no momento que sairmos dessa posição de excluídos e encararmos as dificuldades de frente estaremos ajudando muitos outros.

Vou deixar os links de tópicos que citei e também a nova versão da norma da ABNT para a Acessibilidade, mas também quero deixar na mão de vocês a continuidade desse debate, quero ouvir a opinião de cada um sobre os avanços e o que ainda precisa ser mudado, o que têm feito para contribuir com a mudança.... Enfim, estarei na nossa fanpage no facebook ( o InPerfeitas) aguardando os comentários e idéias de vocês.

Um beijo grande e inté mais!

=)

LINKS:
http://www.istoe.com.br/reportagens/433646_PAIS+SERA+DENUNCIADO+NA+ONU+POR+NAO+GARANTIR+DIREITOS+DE+DEFICIENTES

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150820_fala_hawking_lab

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

ABNT http://www.inclusive.org.br/?p=28434

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Turistando em João Pessoa

Este feriado fui a João Pessoa, na Paraíba, e vou contar para vocês um pouco do que encontrei por lá.
Começo falando da educação e receptividade do povo paraibano, sem falar de como eles se respeitam no trânsito!!!...Tão diferente dos pernambucanos , "meu Deus!!!!!".
 
É só o pedestre simular ir à faixa , que os carros param, na hora! Eu não deveria estar surpresa, mas aqui em Recife é muito fácil isso não acontecer e sermos atropelados.
 
Cadeirantes, sintam-se a vontade em andar nas ruas, pois sim, existem rampas em quase todas as esquinas!! Fiquei impressionada que na orla da praia de Cabo Branco e Tambaú tem estacionamentos com vagas reservadas e guias rebaixadas em todo o calçadão!!!


"No ano de 2005 foram iniciadas obras na orla da praia do Cabo Branco e Tambaú, em João Pessoa-PB, onde o primeiro passo foi a mudança de revestimento do calçadão, que passou de pedra portuguesa para cerâmica. Nos últimos anos a orla recebeu guias rebaixadas ao longo de todo o calçadão, além de vagas exclusivas no estacionamento público, ciclovia e faixas de pedestre. As guias foram colocadas em várias outras vias da cidade, não apenas em bairros nobres, e essa adequação chamou a atenção de turistas e moradores, pois logo percebemos a melhoria e a promoção da acessibilidade nestes locais. " (Fonte:PB sem Barreiras)

Enquanto estive lá, visitei alguns outros pontos turísticos:

  1. Pontal do Seixas/Farol do Cabo Branco
  2. Feira de artesanato 
  3. Estação Ciência
  4. Restaurante Mangai
  5. Famiglia Muccini
Notas para a Acessibilidade:

  1.  A subida torna-se mais fácil com uma cadeira motorizada, e mesmo assim, existem dificuldades com partes do asfalto quebrado. Nota 6.
  2. A feira de artesanato da praia do Tambaú só não leva nota 10, pois encontrei uma loja com degrau e no inicio de uma das entradas da feira tem uma rampa muito íngreme. Nota 8.
  3. Achei as mesas muito perto uma das outras, mas também...  o restaurante sempre lota! Comida muito boa, porém o preço um pouco salgado. Nota 9.
  4. Estava fechado quando fui, mas pelo que vi é todo acessível. Achei linda a estrutura. Nota 10.
Estação Ciência, Cultura e Artes fica em João Pessoa, capital da Paraíba com os traços do arquiteto Oscar Niemeyer ganharam formas de concreto. As instalações do complexo arquitetônico localizado no Altiplano Cabo Branco e projetado para apoiar e difundir atividades científicas, artísticas e culturais da cidade.
  • Torre/mirante - Com dois pavimentos superiores e terraço panorâmico, o edifício está sobre um espelho d'água. Dispõe de salas audiovisuais, área para exposições permanentes e temporárias, café e restaurante.
  • Auditório – Tem capacidade para 501 pessoas e duas salas para convenções com 200 lugares, além de um conjunto de salas especiais para a formação artístico-cultural de alunos da rede pública.
  • Anfiteatro – Projetado para acomodar 300 pessoas sentadas. (Achei legal que tem um desenho da vaga reservada, vejam a foto logo acima!!!)
  • Loja e lanchonete - Espaço de apoio aos visitantes, com loja de souvenir e lanches.
  • Serviços gerais - Bloco na parte posterior do terreno, que serve de apoio à administração e manutenção do conjunto.
  • Estacionamento – São 198 vagas para veículos, além de área específica para ônibus.
     5. Comida ótima, atendimento ótimo, preço justo. Restaurante acessível. Mesas bem distribuídas,  facilitando o acesso. Adorei nosso pedido: massa acompanhada de um vinho suave. Nota 10.


Os restaurantes estão em sua maioria bem preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida, exceto alguns de seus banheiros, onde a adaptação ainda não é a ideal, mas existe.

O hotel que fiquei é muito bom, gostei da localização, lugar calmo, de frente para a orla de Cabo Branco e perto de restaurantes. Mas gostei principalmente do fato dele ser acessível. Rampas e elevadores em perfeito estado, estacionamento com vaga reservada.

 
 
 
 











 
Resolvi analisar e opinar com relação a alguns serviços oferecidos pelo hotel :
 
 - Café da manhã incluso na diária- Eu como muito pouco no café da manhã, então este item não era de grande importância para mim, e achei que tem uma boa variedade. Além de tudo a vista do restaurante é belíssima, para o mar. Fiquei satisfeita.
 
- Piscina na cobertura- Toda a vista do local é linda, com rampas que levam ao acesso a piscina, porém não existe rampa para entrar e poder se refrescar na mesma.




 
 
Internet wi-fi gratuita- Como em qualquer hotel, existem dependências que o wi-fi falhava.
 
TV LCD com canais a cabo- Nem ligamos a TV. (risos)
 
Ar condicionado, frigobar- Tudo ok. Frigobar em uma altura boa.
 
Restaurante e Room Service- Amplo e com mesas bem divididas, facilitando o acesso. Além de tudo, a vista do restaurante é belíssima, para o mar. só achei que o buffet poderia ser servido em uma altura melhor para atender também aos cadeirantes.
 
Quartos/comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida- Todos os quartos no primeiro andar são adaptados a usuários de cadeira de rodas. Banheiro adaptado com barras de segurança e bastante amplo. Senti falta da cadeira de banho, porém levei a minha, graças a Deus! E ah, outra coisa importante que senti falta, um guarda roupa que nos dê melhor acesso, pois não é possível acessar os cabides. Desta forma, coloquei minhas roupas dobradas na prateleira de baixo e meu namorado colocou as dele no cabide.




 
 - 2 salas de reunião com capacidade para 60 pessoas; Espaço para coffe breaks em eventos coorporativos; e Fitness,Espaço kids,American bar; - Não sei informar, pois não utilizei esses serviços.

- Estacionamento rotativo -  estacionamento com vaga reservada.
 
Foi isso gente, queria muuuuito ter ido na Praia do Jacaré, ver o pôr do sol, masss estava muito cansada e não deu!!! Vai ficar para a próxima, pois certamente irei voltar com mais tempo.
 
Quem quiser conhecer um pouco mais do hotel:
 
Telefone: (83) 3022.1010
Av. Cabo Branco, 4560 Cabo Branco - João Pessoa - Paraíba
Link do Hotel:  Nord Class Cabo Branco
Link do Booking: Booking-Nord Class Cabo Branco

Espero que tenham gostado !!! beijão:*