quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Quedas, pra que te quero??

Quem tem alguma dificuldade de locomoção, principalmente quem tem distrofia muscular, é comum no dia a dia termos quedas. Eu no início sentia muita vergonha, lembro quando era mais nova que quando caia, eu fingia que tava fazendo algo no chão e depois levantava. Mas depois que ficou mais difícil levantar sozinha, tinha que pedir ajuda, e no inicio é difícil lidar com isso. Você se sente frágil, vulnerável e principalmente inseguro. Começava a evitar certos lugares. Tinha que avaliar bem o lugar antes de sair, e mesmo já conhecendo o lugar, eu caia. Dai comecei a evitar mais ainda sair. Me restringia aos deveres...faculdade e fisioterapia. Já cai muitas vezes na faculdade, no início, que andava de muletas, era mais freqüente. Bastava ter uma poça de água, ou até um pingo de água que a muleta escorregava e eu voava, Rsrsrsrs.
Depois de um tempo fui me "acostumando" às quedas e posso afirmar a vocês as minhas piores quedas do currículo. Montei um ranking e vocês verão a seguir...;)



Na sala de aula da faculdade, o professor dando aula, a cadeira onde estava sentada estava com uma perna menor, e de repente ela foi para o lado, e por eu não ter força ficou difícil controlar a situação e foi queda na certa, o pior foi ouvir o "ohhhhhh " que se espalhou pela sala e depois vem os comentários...vc ta bem? Como foi isso? coitada...

Quando era mais nova, acho que devia ter uns 16 anos, sempre voltava do colégio com meus primos, minha tia ia nos buscar. Quando saltei do carro e fui subir um degrau da calçada do meu prédio, minha mochila sempre pesada (ressaltando que eu andava na época, e sem muletas) me desequilibrou e neste momento minha tia já estava preparando p sair e não viu, quando cai minha tia se assustou e deu ré, minha mão ficou presa entre o pneu e o asfalto, resultado que queimei dois dedos e chorei bastante de revolta. Depois fui obrigada a escutar dos colegas coisas do tipo: o que andasse fazendo com esse dedo?precisava de dois? (comentários safadinhos, kkkk) Esse tipo de coisa só acontece contigo mesmo (comentários sem noção, affe)...

Quando tinha uns 22 anos, fui a um aniversário de uma grande amiga em uma churrascaria e tinha muita gente. Eu sou muito alta, por isso já chamo atenção e andando de muletas, então já viu né? O piso da churrascaria era liso, quando entrei já dei uma derrapada básica, mas não cheguei a cair, porém na saída foi o desastre total, 3 quedas uma seguida de outra, na frente de todos da churrascaria. Eu dava um passo queda, outro ... outra queda... Várias pessoas vieram me ajudar e eu movimentei o restaurante todo... Paguei mico...king kong, na verdade! Hpje dou risada disso!!

Já cai uma vez no banheiro da faculdade. Estava entrando com minha amiga, Lea Zaidan, ainda andava de muletas nesta época, e a moça da limpeza tinha acabado de sair e havia passado algo no chão que deixava bastante liso o piso. Então imaginem a cena, deslizei com as muletas e bati de queixo no chão. Meus amigos correram para o banheiro porque minha amiga gritou chamando eles aperreada com a cena. Imaginem um monte de homens no banheiro feminino?  Aproveitando o momento...Gostaria de agradecer novamente a todos:) Resultado: Levei cinco pontos no queixo e ainda escutei dos enfermeiros que era queda típica de crianças e de idosos,kkkkkk.

No banheiro de casa já cai algumas vezes...olhe que ele é todo adaptado, mas mesmo assim todo cuidado é pouco e recentemente fui levantar da cadeira de rodas depois do banho( sim , eu fico de pé)e escorreguei...meti novamente meu lindo queixo no chão...desta vez foram três pontinhos. Sim...também ouvi do médico que é queda de criança ou de idoso:) mas tudo bem... A gente está aqui na terra para cair e levantar e assim aprender.Aprender a ser mais humilde, a valorizar o que realmente importa nessa vida e a dar importância aos pequenos detalhes de felicidade que a vida nos proporciona.


Pesquisei um guincho elétrico que uma amiga tem...e vou mostrar para vocês, pois é uma ótima dica de ajuda para quem sofre com quedas e não tem como levantar-se sozinho. 

site onde podem encontrar:
 http://www.fisiostore.com.br/product.aspx?idproduct=FREE-GUISU

Pessoal, outra coisa importante que gostaria de falar aqui é para que ninguém fique triste, pois eu aprendi, como já foi dito, com cada queda e levantada que dei. A vida é assim, não importa quantas vezes caímos e sim, quantas levantamos!! 

20 comentários:

  1. Parabéns pelo post Lu !!!

    Como funciona o guincho ? Poderia fazer um vídeo mostrando ?

    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sua idéia, realmente é uma dúvida que muita gente tem... vou fazer um vídeo mostrando como utilizá-lo e em breve postarei aqui :) bjs

      Excluir
  2. minhas quedas foram até uns 11 anos, mas eu aprontava d+ tbm kkk
    eu adorei mas é comédia vai kkkk
    bjos
    ric

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É comédia sim, Ric. É melhor rir de tudo nessa vida, deixar para chorar nos momentos realmente necessários, né? Bjo enorme :)

      Excluir
  3. Tchezinha, como sempre você consegue colocar uma pitadinha de humor em assuntos tão delicados de sua vida!
    Sucesso e ansiosa para o próximo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tcheee, obrigada por seu comentário, como vc diz, um dia serei comediante,kkkk. Bjos e Love u

      Excluir
  4. Luuuuuu amiga, to indo mimi mas antes passei aqui pra ler...realmente, as quedas fazem parte..ficam as cicatrizes, as dores dos pontos ( eu levei varios, principalmente no queixo), mas ainda bem que não foram as quedas que nos derrubaram definitivamente ne? bjooo amiga, adorei!


    Sukita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sukita pelo comentário;) dificilmente algo nos derruba, gata! Bjos amiga

      Excluir
  5. Excelente post. As quedas realmente fazem parte das nossas vidas e porque não dá uma dose de humor a elas né? hehehe... Sofri muito, principalmente na adolescência com as minhas quedas, e quando era na frente daquele grupo de rapazes, eu queria morrer, mas mesmo morrendo de vergonha sempre dei um jeitinho de fazer piada daquilo para descontrair e tirar aquela tensão do ar. Estou tentando lembrar a mais engraçada de todas, mas foram tantas, mas teve uma vez que estávamos numa festinha de amigos e eu sempre gostei de dançar e lá tava eu no meio do salão e meu primo fez um movimento brusco e bateu o pé em mim, e plutf, olha eu no chão, tadinho ele quase morreu de vergonha e medo de ter me machucado, claro depois rimos muitooo rs.
    Mas isso ae meninas, estou apaixonada por esse blog e amando dividir um pouquinho aqui com vocês também.

    Amei amei amei o post!!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amiga, que bom que está gostando. É esta nossa proposta, que se identifiquem e também mostrar um pouco do nosso mundo para quem não conhece. Caramba dei risada da sua queda aqui kkkkkk na hora imagino sua cara de vergonha, mas depois a gente se rende a ironia da situação, né? Bjssss linda e muito obrigada pelo comentário;)

      Excluir
    2. Coloca vergonha nisso, e ainda por cima o menino que eu tava meio afim estava lá.... imagina meu desespero. Mas sim, depois rimos juntos... e hoje também dou muita risada lembrando. Vou sempre estar por aqui contando um pouquinho também.
      Continue postando meninas e sucesso com o blog.
      E obrigada Lu. Beijus flor

      Excluir
  6. Nossa, quantos tombos levei!! Um dos piores aconteceu ao sair do elevador na faculdade. Seria um tombo dos mais comuns, se eu não fosse o primeiro de todos, bem de cara para a porta do elevador, e o elevador não estivesse LOTADO!! Com o tombo fiquei bloqueando a passagem, e ficaram todos esperando que eu me levantasse!! rsrsrs. O pior é que ninguém me conhecia, e com certeza não atinavam do motivo porque aquele cara que há pouco estava de pé, havia "desmontado" pro chão feito banana madura!

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk... Nossa muito boa a forma que escreveu, kkkkk...morri! Banana madura foi muito boa! A galera fica mesmo sem entender quando desmoronamos no chão... Vou te falar, eu fico rindo depois da queda e da cara das pessoas... Muito obrigada pelo comentário, bjo grande

      Excluir
    2. Era igualzinho a um prédio sendo implodido! Eu vinha abaixo!!!! kkkkkkkk

      Bjo
      Marcelo

      Excluir
  7. Muito legal o post Lu! Você me fez lembrar de muitos tombos, quando era criança vivia com o joelho ralado, que até deixou uma cicatriz horrível. rsrsr Fora os tombos do banheiro, nossa esses sou campeã. E na rua então, até na cadeira sentadinha eu consegui cair, acredita? É isso aí, tombos fazem parte do nosso cotidiano de lesados, é levantar e seguir... KKKK E depois ri da desgraça... rsrsrr
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tu!!! É isso aí, temos muitas historias p contar,kkkkkkk... E sempre achando graça.... Claro,rsrsrs. Bjooooo

      Excluir
  8. Estou passando por aqui (novamente) pra deixar um beijo p/minha mestra preferida!!!
    Olha aí Tchezinha, to ficando independente e desenrolada!!! rs...rs...
    Beijos gatona!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkk, só vc tchezinha, meu orgulho,kkkkk, bjoooooo Love u

      Excluir
  9. Luciana, na verdade sempre digo que o distrófico não cai, ele implode, desmancha sei lá, mas o importante é levar sempre no bom humor, aqui no trabalho trocaram o carpete, fica fôfo pra caramba, então tenho que andar na minha velocidade estratosférica e prestar muita atenção para que meus pés não prendam no carpete...Já levei muitos tombos em casa e aqui no trabalho e aí é aquilo que você falou, oh, coitado, não entendo porque coitado, é só um tombo, mas nunca perco o bom humor e aí um colega já vem com uma cadeira baixa e o problema está resolvido...Moro sozinho a dois anos e no último domingo minha filha adolescente veio passar o dia comigo, ela não gosta de ir a restaurante, segundo ela eu faço muito tumulto, verifico se o chão está escorregando, a altura da cadeira, o pé da mesa, se o restaurante aceita vale refeição, rsrsrs...então resolvi fazer uma comidinha básica, peito de frango com arroz, mas antes de começar a fazer aconteceu um desastre, distrófico também não pode usar havaianas, meu chinelo agarrou no fogão, as panelas e eu caímos no chão, sorte que as panelas ainda estavam vazias, minha filha ficou assustada mas mesmo assim falou lá de dentro caiu um lenço aí, mas acabei conseguindo fazer o almoço...Já falei pra caramba...Parabéns pelo seu bom humor, pela sua coragem em relação aos vídeos e também pelo ensaio fotográfico, a futura doutora é muito bonita...beijos...Como havia comentado antes, quando estou pra baixo entro no blog destas meninas maravilhosas e volto rapidinho ao normal...Obrigado.
    Claudio Felix
    Analista de Sistemas - Unimed RJ
    Portador de DMP - Genoma USP

    ResponderExcluir
  10. Oh God!! Quedas são terriveis mesmo!! Sofro com isso desde os 3 anos de idade!! Hoje em dia está cada vez pior levantar depois de ter caído e agora após 2 cirurgias na coluna é quase impossivel não me machucar!! Mas por sorte nunca tive que levar pontos nem quebrei nenhum osso...

    Adorei seu blog, é muito show!! Primeira vez que eu entro e já me encantei pelas histórias de vcs moças!! :)

    ResponderExcluir