segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FELIZ 2014!!! Tim tim

Pois é queridos leitores, 2014 está batendo na porta, pedindo licença para que possamos vivê-lo. Um ciclo chegando ao fim, onde possamos refletir tudo que conquistamos, tudo que deixamos de conquistar. Os motivos por quais não conquistamos, e também os nossos acertos que podemos repetir. Algumas amizades novas vieram, outras foram embora. Algumas pessoas entraram em nossa vida, como irmãos, como almas gêmeas, pessoas que já sentimos saudades de ficar algumas horas sem falar não é mesmo?!...Outras se tornaram estranhas, passaram de intimas, para conhecidas.
 
 
Sim, essa é a vida, uns entram, outros saem, como a velha história do Trem, você vai parando por cada estação e lá umas pessoas ficam e outras seguem com você na viagem: VIAGEM DA VIDA!
 
Me emociona escrever esse texto, lembrar de pessoas que já não tenho por que o destino as levou, outras porque elas escolheram outros destinos. No ultimo dia do ano eu venho trazer esse novo texto para que cada um possa refletir e pensar em 2014.
Vamos caminhar, vamos atravessar barreiras, construir pontes, vamos deixar ir e vir. Vamos viver. Eu acabei de desejar Feliz ano novo a uma amiga, e eu disse a ela, que Viver é mais do que respirar, Viver é transparecer vida.
E eu gostaria que vocês pensassem nisso, nesse ano de 2014, viva, seja protagonista de sua história. Faça planos, metas, estabeleça mudanças. As mudanças nos causam medos, nos deixam inseguros, mas elas são necessárias para uma evolução interna. Hoje, sou mais madura do que ontem, porém mais menina do que amanhã. Que 2014 nos traga muitas histórias, muitas experiências para que possamos de alguma forma vivencia-las vocês.
 
 
Termino com uma música do Barão Vermelho que eu gosto muito:
 
Amor pra Recomeçar
 
"Eu te desejo não parar tão cedo
Pois toda idade tem prazer e medo
E com os que erram feio e bastante
Que você consiga ser tolerante
Quando você ficar triste
Que seja por um dia, e não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom,
mas que rir de tudo é desespero

Desejo que você tenha quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar

Eu te desejo, muitos amigos
Mas que em um você possa confiar
E que tenha até inimigos
Pra você não deixar de duvidar
Quando você ficar triste
Que seja por um dia, e não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom,
mas que rir de tudo é desespero

Desejo que você tenha quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar

Eu desejo que você ganhe dinheiro
Pois é preciso viver também
E que você diga a ele, pelo menos uma vez,
Quem é mesmo o dono de quem.

Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Eu desejo que você tenha quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar.
Pra recomeçar."
 
Que tenham um 2014 iluminado, cheio de paz, saúde e amor!
Que possamos estar juntos em mais um ano!
Desejamos tudo de melhor para todos!!!!
 
FELIZ 2014!!!
 
Até a próxima! Beijos

sábado, 28 de dezembro de 2013

Passando a limpo 2013 ....

Vou seguir um rito hoje, e acho que isso é comum a todo mundo nesta época do ano, a tão famosa retrospectiva. E como de costume eu tenho mais a agradecer do que reclamar, e nisso se inclui o nosso sonho (meu, da Dé e da Lú), o blog.

Este ano tive muitos desafios pessoais, dúvidas, medo de seguir em frente e muitas surpresas boas também. Tive que colocar em prática tudo o que gosto tanto de pregar aqui no blog, “arregacei as mangas” kkkkkkkkkkkkk. Consegui um novo cuidador pro meu irmão, um novo motorista, voltei a fazer fisioterapia, passei a pensar mais em mim, e estou treinando me colocar como prioridade na minha vida. Sem dúvida 2013 foi/ainda é/está sendo um ano de aprendizado (ainda não acabou e tenho muita coisa pra aprender kkkkkkk). Estou tentando colocar em prática a realização de um sonho, me graduar em Direito, pois sempre venho adiando devido as incertezas no trabalho (e isso eu também vou mudar em 2014!!).  E justamente por ter sido um ano tão intenso eu me afastei de muita coisa (inclusive do blog). Não estava conseguindo focar em uma única coisa, pois TUDO a minha volta precisava da minha atenção e assim está sendo. Trabalhando cada coisa no seu tempo e ritmo.

Agradeço as amizades que conquistei, as antigas que mantive, as confusões diárias com minha família buscapé que tanto amo e me ensinam a ser
melhor, aos espíritos superiores e anjos da guarda que revezam nos plantões para me proteger (eu sei o trabalho que dou kkkkkkkkkkkkk). Quero também agradecer o carinho, a atenção e paciência de TOD@S vocês que passaram a me acompanhar, me tratam com tanto respeito e consideração que as vezes pergunto se mereço, mas saibam que corto um dobrado pra tentar atender as expectativas de vocês!!!

Esse 1 ano de blog, mostrou que posso (ops PODEMOS) ir mais longe, basta querer de verdade!! Espero poder contar com vocês por mais 365 dias. Peço desculpas pelos erros e gafes cometidos mas me entendam:
 “Eu nasci assim, eu cresci assim.
Eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim .... Wivian!!”

Quero compartilhar um vídeo que recebi e que me emocionou muito pela verdade e por retratar de maneira simples o grande objetivo da vida: Seguir em frente!
http://www.youtube.com/watch?v=Zpu0-eI5Y2o

Beijos e inté mais

=)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Churrasco de Confraternização - ACBR

O final do ano está chegando, e com ele diversas confraternizações não é mesmo?! Hoje trago um pouquinho de uma confraternização da Associação de Cadeirantes de Bauru e região. Eu não participo dessa associação, mas há pouco tempo conheci o pessoal, que traz consigo uma causa muito nobre. Tiramos algumas fotos, vou postar para vocês.
E como todo final do ano, também gostaria de deixar uma reflexão.
Tive uma imensa experiência em poder conhecer cada um, um pouco de cada história.
Agora o mais importante, é que todos devemos correr atrás de nossos objetivos, independente da nossa situação financeira, física.
Quando se quer algo, você deve ir além, você deve fazer o IMPOSSÍVEL para isso acontecer.
Sempre existem casos mais difíceis, sempre existe algo que precisamos vencer, mas o mais importante é tentar. Se seu sonho é praticar esportes, vá em frente, corra atrás disso, se ele é se tornar advogado, médico, contador, corra também. Só é impossível aquilo que não tentamos.
Para aqueles que possuem uma doença progressiva, e pensar que amanhã vão piorar, e já deixando de sonhar o hoje, parem gente!!! NINGUÉM sabe do amanhã, só Deus. Por isso, viva o hoje, e faça tudo que tiver que fazer, pois seus sonhos não te esperam.
Com tantas histórias que vivenciei durante esse ano, eu aprendi muito, cresci muito, e o mais importante,  passeia olhar a vida com uma visão diferente. Ninguém é perfeito, mas cada um tem um pouco pra nos ensinar e para aprender conosco.
Até a próxima.  Beijos

As fotos do pessoal:








sábado, 7 de dezembro de 2013

Primeiro ano InPerfeitas

Pois pessoal, um ano se passou desde que criamos o blog. Pois é,  o Blog InPerfeitas completou seu primeiro ano em Novembro. Tantas experiências,  tantas alegrias,  tantos sonhos, tanta felicidade de ter vocês conosco. E só tenho a agradecer a cada um de vocês leitores,  pelo carinho,  pela confiança, pelo respeito. A nossa vida não é a mesma depois do blog. Poder sentir o gostinho de ajudar, de ensinar algo, de aprender. Poder sentir a alegria de vcs quando conseguem falar conosco, e dizem aquele "não acredito que estou falando com você...". Vocês não fazem idéia de como o blog mudou minha vida.  Mudou meu jeito de olhar a vida, e mais do que isso,  mudou meu jeito de olhar a mim mesma. Tivemos mais de 73 mil acessos. Muito obrigada a todos os leitores por esse primeiro ano de alegria, e que possam vir muitos e muitos outros. A vida é um eterno aprendizado, e eu estou adorando aprender a cada dia com cada um.  Relatar minhas vitórias,  minhas derrotas, minhas alegrias. Obrigada querido leitores, que venham muitos outros anos, muitas postagens ;)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Concurso público/ Vagas reservadas

 
Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muita gente e uma das principais alternativas de ter o tão sonhado emprego, especialmente para as pessoas com deficiência.
Alguns importantes motivos levam pessoas com deficiência a ter essa opção como uma das poucas alternativas,  dentre eles:




 
- Atrativos salariais;
- Despreparo dos empregadores no setor privado;
- Má estrutura arquitetônica no tocante a acessibilidade;
- poucas oportunidades ( vagas) de emprego no sistema privado;
- ou quando essas vagas existem as mesmas dispendem de pouca escolaridade por parte dos candidatos, o que torna o processo de seleção restrito, visto que, quem possui graduação e pós graduação fica de fora;

Essa última questão é bastante discutível,  podemos abrir margem a várias interpretações, desde ao custo/ benefício deste empregado com maior escolaridade a escolhas de deficiências mais leves... Bom, mas são questões que podem ser abordadas em um próximo post...

Aqui iremos abordar a questão dos concursos públicos. E quando esse sonho torna-se um pesadelo?

Tanto a lei de cotas no funcionalismo público quanto no privado foi um direito cedido a nós e previsto na Constituição Federal de 1988.

A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu artigo 5º, caput, sobre o princípio constitucional da igualdade, perante a lei, nos seguintes termos:
Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes
O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).
 
Com a Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, Regime Jurídico dos Servidores Públicos, essa questão foi melhor delimitada. No artigo 5º, § 2º foi estabelecido que às pessoas portadoras de deficiência são assegurados o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Por isso, a partir de então, até 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos seriam destinadas aos portadores de deficiência. Contudo alguns especialistas afirmam que tanto a Constituição, quanto a Lei n.º 8.112 não regulamentaram suficientemente esta matéria. Algumas dúvidas permanecem acerca dos direitos daqueles cidadãos no que se refere às regras que regem o transcurso de alguns certames.

Então os concursos públicos foram obrigados a reservarem uma porcentagem das vagas especialmente para pessoas com deficiência.  Mas o que talvez muita gente não saiba é que como quase tudo é feito nesse país,  existe o famoso " jeitinho" das coisas saírem da forma mais lucrativa possível para os empregadores, no caso as instituições públicas. No edital, onde as regras são listadas e apresentadas ao candidato, geralmente tem uma cláusula informando que não basta você ser aprovado e comprovar a deficiência, você também precisará,  através da junta médica,  ser avaliado e comprovada a compatibilidade da deficiência com a função, você estará apto para o cargo. 
E é aí onde localiza-se o maior número de falcatruas desses processos de seleção. Esse tipo de cláusula da margem a possíveis escolhas da deficiência menos grave entre os candidatos aprovados e acima de tudo tira o direito do mesmo provar sua capacidade.
Como exemplo, posso citar meu caso. Eu fui aprovada em 2011 em um concurso do estado para minha área de engenharia química. Fiquei super feliz pois finalmente iria trabalhar na área.  Porém quando fui à perícia médica do estado, levei um "soco no estômago". Primeiro por que me fizeram perguntas e afirmações absurdas,  do tipo:
- você já trabalhou antes?
- você precisará ir até o local de coleta e normalmente o acesso não é bom e se o carro virar você não poderá correr e nem se salvar. ( Ei, imagino que não precisava ter ido lá para saber que eu não posso correr);
 
Eles me faziam essas perguntas e eu só conseguia pensar no tempo que passei estudando para aquela prova...
 
Bom, eu saí de lá arrasada, chorei muito e imaginei meu sonho descendo pelo ralo. Alguns dias depois chegou a noticia que realmente não tinha sido aprovada e o motivo de não ter sido aprovada foi o que mais me chocou.
 
" Sua doença é progressiva e como o cargo necessita de dispêndio de força a candidata poderá ficar sem os movimentos devido a ele..."
 
Resumindo: Eu vou morrer se trabalhar...
Não sociedade, não funcionalismo público e privado, nãooooo!!! Eu morrerei se não trabalhar, se ficar em casa pensando na vida e nas coisas tantas que quero conquistar e tenho coragem e disposição para isso, porém me falta oportunidade!
 
Semelhante ao meu caso, tantos outros acontecem diariamente, como o que aconteceu em 2010 e divulgado no blog Deficiente Ciente:
 
médico veterinário que trabalha na prefeitura de Jales, a 600 quilômetros de São Paulo, já se acostumou às dificuldades para se locomover. Mas o obstáculo mais difícil que ele já enfrentou não é uma barreira física: é precisar provar que é capaz de trabalhar na função para a qual prestou concurso e passou em primeiro. João Paulo quer trabalhar como fiscal do Conselho de Medicina Veterinária, que controla o exercício da profissão.
O médico veterinário, que já trabalhou em função semelhante no Paraná, acompanhou passo a passo a publicação dos convocados. Para surpresa do candidato, o segundo colocado foi chamado antes dele.
“Tem que falar para outra pessoas que você é capaz. Isso é muito frustrante”, reclama o veterinário João Paulo Fernandes Buosi.


Tanto eu como João Paulo entramos na justiça em busca de nossos direitos. No meu caso, o médico perito da justiça já deu o veredito que sou plenamente apta para o exercício do cargo e quem é deficiente é o estado de me tirar esse direito. Mas como a justiça no Brasil é lenta, o processo ainda está para ser finalizado.
É importante não deixarmos passar qualquer impedimento aos nossos direitos e é essa a mensagem que deixo para vocês: corram atrás do que é de vocês por direito!



http://www.deficienteciente.com.br/2010/05/cadeirante-passa-em-primeiro-lugar-em.html

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Divulgação !!!

O blog inPerfeitas hoje divulga para vocês a festa de fim de ano para as crianças com deficiência que acontecerá no Instituto Fernando Fernandes Life.

Vamos fazer a diferença?