terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Banheiro de Lulu



Olá pessoal, meu nome é Marcela Aureliano, sou designer de interiores, geobióloga e artista plástica. Foi com grande prazer que aceitei o convite para fazer parte da família do blog das INPERFEITAS. Blog muito bacana, composto por 3 mulheres que abordam assuntos sobre limitações de forma bastante leve e esclarecedora. 

Mensalmente estarei dando dicas de casa saudável e de como um designer de interiores pode ajudar o mundo de quem tem alguma limitação física. Para saber mais é só entrar no meu blog ou na minha Fan Page.

Nesse primeiro post mostrarei como foi projetado o novo banheiro de Lulu. Ela, que tem distrofia muscular e é cadeirante, precisa de um banheiro adaptado para as suas necessidades.
Esse banheiro foi projetado ergonomicamente para ela. Não utilizei medidas das normas técnicas, pois elas não serviriam para as necessidades dela. O mais importante do projeto era que ele fosse seguro e confortável e ele só pôde ser realizado com a ajuda de Lulu, que teve a enorme paciência de me ajudar, fornecendo todas as medidas que eu precisava para aplicá-las no projeto.


Então vamos ao que interessa!

Essa é a planta baixa do banheiro. Como vocês podem perceber ele é MUUUUUUITO pequeno para os padrões de um cadeirante. Quase impossível haver circulação com uma cadeira de rodas. Tive que usar a criatividade para reverter essa situação.  Dentro das possibilidades encontrei uma maneira para ajudar Lulu a circular dentro dele de forma mais segura e confortável.

planta baixa LULU6

Olha aí como ficaram as modificações, bacana, não!? : )


















Agora vamos às explicações de cada item utilizado!


É muito importante utilizar os materiais corretos quando estamos fazendo um projeto onde o item segurança está em primeiro lugar. Dessa forma, o piso escolhido foi um antiderrapante e ele foi aplicado em todo o banheiro.

piso LULU3

Para Lulu, utilizei essa bacia, ela é específica para pessoas que têm alguma mobilidade reduzia, pois sua altura é um pouco maior do que o padrão. Além disso, para quem tem distrofia, quanto mais alto o acento melhor e cada um tem uma medida que seja mais adequada. No caso, a de Lulu é de 60 cm. Para chegar a essa altura tive que fazer uma pequena elevação (com alvenaria) de 16 cm e acoplar a bacia nela. Dessa forma, chegamos ao que queríamos, aos 60 cm desejados.

É pessoal, temos que usar a criatividade para atender ás necessidades de cada um.
Chuveiro em cima da bacia sanitária?????????? Sim, essa foi a forma mais confortável que Luciana e eu encontramos para resolver seus problemas de locomoção. Atualmente o seu banheiro já está com essa adaptação e ela gostou tanto da ideia que manterá no novo projeto.


acento colagem LULU


Aqui estão outros produtos que vendem no mercado e que podem ser facilmente instalados em sua casa.


outros produtos LULU4


Não podemos esquecer dos acessórios essenciais para um banheiro seguro e confortável. Mais uma vez, é importante deixar claro que as alturas dos acessórios que foram instalados estão de acordo com as necessidades de Lulu. Para cada um a altera será diferente. Aqui não estamos seguindo as normas técnicas. : )


acessórios LULU1

Algumas regras básicas para deixar o banheiro ainda mais confortável.
O espelho era um dos itens mais importantes do banheiro de Lulu. Para quem a conhece sabe o quanto essa linda mulher é vaidosa e AMA se olhar no espelho. foi pensando nisso que coloquei uma pequena inclinação do espelho para que assim ela pudesse se ver de corpo inteiro, mesmo estando na cadeira de rodas.
As alturas das prateleiras também foram pensadas para que Lulu tivesse autonomia e independência no momento de escolher seus acessórios. Percebam que tudo está ao alcance dela. Nada é muito alto, nem muito baixo, que ela não consiga pegar.

regras básicas

Urfa! Quanta coisa, não é? Pois é pessoal um simples banheiro deve conter segurança, conforto, ergonomia, praticidade e, acima de tudo ser bonito.

julie uau

Então vamos falar de um último item de suma importância para o banheiro de Lulu, a BELEZA! Quem conhece Luciana sabe o quanto ela é linda e meiga. Mas quem a conhece profundamente sabe da imensa força interior que ela carrega dentro de si.

É muito importante que a nossa casa tenha a nossa cara. Dessa forma o uso do vermelho, uma cor forte e, ao mesmo tempo feminina, foi utilizada nos detalhes desse ambiente. O detalhe da cortina com caveirinhas demonstra o quanto Lulu é uma menina forte, decidida e corajosa. Os espelhos, tanto na lateral (nas prateleiras), quanto acima da pia, foram utilizados em abundância para que Luciana possa curtir sua vaidade sempre que ela quiser.

É isso aí pessoal, quem gostou das dicas?

1
Marcela Aureliano
Designer de Interiores, Geobióloga e Artista Plástica.

15 comentários:

  1. Muito bom o post!
    Lindo esse banheiro!
    Seu blog é massa, Lu!

    Bjao!
    San.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Não sou cadeirante, mas amei da ideia do acento elevado, tenho muita dificuldade em levantar por causa da DM. Vou aderir! Acho muito importante termos total conforto e acessibilidade.
    Obrigada e seja muito bem vinda! Vou acompanhar todos seus posts assim como acompanho o blog. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, ja fazes parte da família inPerfeitas , muito obrigada pela colaboração;) bjooooo

      Excluir
  3. Muito bom. tudo no seu devido lugar sem atrapalhar o cadeirante, alem de lindo. amei! muito bem adaptado..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, esta aprovado! Bjss, Adelaide.

    ResponderExcluir
  5. Adorei..aqui em casa a pia é da cozinha é mais alta...e o vaso do banheiro tem aqulea bacia mais alta tambem...tudo adaptado para nosso conforto...Muito bom!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, fico feliz que tenham gostado do projeto. Muito obrigada! Fiquem atentos, pois sempre estarei colocando dicas.
    Grande beijo em todos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom a distribuição de espaço, como cadeirante, achei muito bom.
    E o blog é ótimo.
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Podes fazer sugestões e receber nossa atualização se inscrevendo no blog e na nossa fan page. Bjos!!

      Excluir
  8. Parabéns. Meu pai fez coisas parecidas por intuição. Não sei se você lembra Lulu ?? Ele a muitos anos em mandou fazer uma elevação no acento sanitário em madeira. Beijos as meninas inperfeitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro sim Paulinho e amava usar o banheiro de tio lá em itamaracá! Rsrsrs só o delel era elevado e eu fazia bem menos esforço! Muito obrigada pela visita primo e volte sempre!!! Bjão

      Excluir
  9. Achei ótima a idéia do banheiro só fiquei com uma dúvida :Após o banho ele não fica td alagado nao?Nao vi nada que contenha a agua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, existe uma inclinação q escorre a água toda para o ralo e não alaga, além da cortininha de caveirinha...;) Essa sua pergunta é bastante pertinente e interessante, muito obrigada:)

      Excluir