sexta-feira, 8 de março de 2013

A infecção urinária


O trato com a higiene, o cuidado com o corpo e os hábitos saudáveis são coisas comuns a todos, cadeirantes ou andantes. E como minha última postagem foi sobre o uso do fraldão, hoje vou falar sobre uma vilã que persegue muitos cadeirantes, a infecção urinária, pois devido ao longo período que passam sentados, a falta de higiene e a pouca ingestão de líquidos facilitam o surgimento dessa inimiga número 1!!!



 Devido à dificuldade de ir ao banheiro, muitos de nós (eu assumo que vez ou outra faço isso!) prendemos o xixi por muito tempo, e isso só nos faz mal. Esse líquido tem prazo de validade e a nossa bexiga não é como um reservatório de água, ela tem uma capacidade e um tempo limite para armazenar a urina. Quando citei o fraldão como alternativa para aliviar a bexiga em lugares inacessíveis, esqueci de mencionar que depois de usado precisamos de um cuidado extra, pois o contato demorado com a pele pode causar assaduras e irritação na pele, além de ser um meio de proliferação de bactérias. Após o banho, secar bem a pele e usar pomadas que evitem as assaduras ou um hidratante para deixar a pele limpinha e protegida. Mesmo fazendo pouco uso do fraldão eu sempre me preocupo com os cuidados pós banho, além de prevenir doenças eu deixo a minha pele bonita e saudável.

A infecção ocorre quando surgem corpos estranho, como por exemplo, pedras nos rins (cálculos), introdução de objetos na uretra como sonda. As grandes partes das infecções urinárias são ocasionadas por vírus ou bactérias, fungos e demais micro organismos. Outro ponto que auxilia na ocorrência de infecção, é o hábito de higiene após defecar ou urinar, levando o papel higiênico na direção ânus-vagina (meninas claaaaro!), facilitando a migração de bactérias intestinais até a vulva. Além disso, a uretra feminina é muito mais curta quando comparada com a masculina, facilitando o caminho desses micro organismos até a bexiga. Há dois tipos de infecção do trato urinário, o tipo mais comum é conhecido como cistite (infecção da bexiga urinária), o outro tipo é a pielonefrite (infecção renal), este tipo é o mais grave. Alguns dos principais sintomas da infecção urinária são:
  • ·         Ardência;
  • ·         Filamentos de muco;
  • ·         Urina com mau cheiro e cor opaca;
  • ·         Dor e urgência para urinar;
  • ·         Dificuldade para urinar e pouca quantidade.
O tratamento deve ser indicado pelo MÉDICO após confirmação diagnóstica, E SOMENTE O MÉDICO É QUEM PODERÁ INDICAR A MEDICAÇÃO CORRETA E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO!! É muito importante que o tempo de tratamento seja respeitado e seguido, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.  A prevenção das infecções urinárias é feita através da adoção de algumas medidas:
  • ·         Ingestão de bastante líquido ao longo do dia;
  • ·         Evitar reter urina, devendo urinar sempre que sentir necessidade;
  • ·         Praticar relações sexuais com proteção;
  • ·         Use roupa interior de algodão;
  • ·         Urinar após as relações sexuais;
  •        Não utilizar antibióticos indiscriminadamente.


Espero que tenham gostado das dicas e procurem manter bons hábitos!
        Beijos e inté mais
     
        =)







Nenhum comentário:

Postar um comentário