terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Acessibilidade no mercado de trabalho parte 2


Existe o viés legal para a entrada da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, mas o que ainda dificulta é a falta de conhecimento técnico. A defasagem escolar, a falta de cursos complementares e a inexperiência são pontos negativos muito comuns a esse grupo de pessoas.

A dificuldade no acesso a educação, seja por barreiras geográficas (localização e arquitetônicas), financeiras e/ou sociais, faz com que muitos deixem de frequentar as escolas regulares os obrigando a optar por telecursos perdendo o convívio social e as demais oportunidades. Mesmo com a Lei de Cotas (LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991), as organizações conseguem afunilar ainda mais a entrada, utilizando uma "brecha" que possibilita interpretações do termo DEFICIÊNCIA, aceitando candidatos que possuam QUALQUER doença enquadrada no CID (Código Internacional de Doenças). Não estou aqui querendo dizer quem é mais deficiente, só quero ser justa. Não acho correto alguém que possui uma "anomalia estética" usar desse direito e tirar a chance que uma pessoa com limitações de verdade.

LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas.  Lei 8213/91, lei cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais.Art. 93 - a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:- até 200 funcionários.................. 2%- de 201 a 500 funcionários........... 3%- de 501 a 1000 funcionários......... 4%- de 1001 em diante funcionários... 5%
A Lei é muito clara, é obrigação da empresa cumprir seu papel social e incluir nelas pessoas dispostas e que se enquadrem no perfil da vaga e que estejam aptas a executa-las. Além de cumprir seu papel social a empresa recebe benefícios fiscais, a contratação passa a ser duplamente positiva. Várias pesquisas mostram que funcionários com algum tipo de deficiência se mostram mais comprometidos e dedicados (toda a regra há a sua exceção mas no geral é assim), o ambiente de trabalho se torna mais humanizado pois as pessoas passam a se tratar como equipe. Hoje existem empresas interessadas nesse "novo" profissional, seja pra cumprir suas cotas ou por saberem que se trata de um diamante bruto que só precisa de uma lapidação para que possa mostrar seu real valor.

A qualificação é além de diferencial uma necessidade, e pra isso a internet vem com uma ajuda muito grande. Já é possível aprender um idioma sem custo e sem sair de casa, vídeo-aulas de informática, mini cursos profissionalizantes oferecidos por Bancos, Faculdades e Entidades privadas, basta correr atrás e não perder tempo se lamentando. Sempre faço cursos online, estou em constante aprendizado. Além de me fazer sentir viva engorda meu currículo kkkkkkkkkkk
Vou deixar aqui alguns links dos cursos que acesso e da Lei de Cotas. Briguem por seus direitos mas nunca esqueçam que é nosso DEVER mostrar do que somos capazes, diferente dos produtos, não temos rótulos ou manuais de instrução. Não tenha vergonha da sua limitação, encare-a e aceite ajuda, todo mundo um dia vai precisar também!!
Beijos e inté

=)

Promessa é dívida! Links úteis:

http://livemocha.com/   Curso de idiomas
http://www5.fgv.br/fgvonline/  Cursos de extensão
http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/cursos/  Cursos Técnicos e de extensão
http://sistema-de-cotas.info/mos/view/Portadores_de_Necessidades_Especiais/   Link da Lei de Cotas

3 comentários:

  1. Foi muito importante esses seus posts sobre mercado de trabalho, muita coisa tem que ser discutida e melhorada! Bjos chefinha!

    ResponderExcluir
  2. Muiiito bom!!! Essa chefinha arrasa!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente ainda existe muito o que ser debatido, mas fica aqui o espaço para que nossos amigos visitantes opinem ;)
    Ah e vocês são duas bobonas :p

    ResponderExcluir