quinta-feira, 11 de abril de 2013

Inclusão Educacional






Olá pessoal me chamo  Daniela sou formada em Pedagogia e Pós Graduada em Psicopedagogia , tenho DMC ( Distrofia Muscular de Cinturas)  e fui convidada para toda segunda Quinta-Feira do Mês falar com vocês  sobre assuntos que cercam a “ Inclusão Educacional” .




O primeiro assunto que vou abordar e considero ser o começo de tudo será a formação acadêmica dos profissionais da educação, para isso , darei um breve relato da minha experiência  pessoal.

Minha Graduação durou 4 anos e me formei em 2008. Durante nosso curso sempre estudávamos sobre a  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Plano Nacional de Educação, porém,  não tivemos nenhum conteúdo programático que nos ensinassea lidar com alunos que necessitassem de uma atenção pedagógica mais elaborada. Me lembro que eu sempre apresentava trabalhos sobre este assunto, que chamamos de “ Adequação Curricular”, para alunos com necessidades educacionais especializada , mas percebia que mais
nenhum grupo abordava este tema.

Assim que me formei comecei minha vida profissional , e neste momento senti a falta e o despreparo profissional que tínhamos, não sabíamos o que fazer, nem como lidar com os alunos e muito menos quais matérias e como adequar para eles. Hoje em dia, diferente do que acontecia nos anos 80 , os alunos com algum tipo de “deficiência “ tem por direito estar cursando o ensino regular e os direitos que os asseguran dentro daInstituições de Ensino, mesmo que ainda alguns pais não saibam disso . Eu que fui uma aluna de Inclusão sabia bem o que esses alunos passavam em sala de aula , e eu sempre corria atrás de informção para ampliar e adequar o meu trabalho.

Infelizmente alguns anos se passaram de lá para cá, mas felizmente muitas coisas melhoraram na Educação, o Governo sabendo desta falha em nossa formação acadêmica , incentiva a Formação Continuada dos profissionas, tentando ao meu ver, preencher esta lacuna que estamos enfrentado , falamos muito sobre este assunto hoje em dia, temos cada vez mais Politicas Educacionaisque nos “obrigam” a aprender  e dar uma formação educacional adequada aos alunos “, porémem minhas palestras recebo muitos Professores desamparados me pedindo ajuda de como trabalhar com determinadas “deficiências”, fico realmente assustada em ver que ainda estamos muito longe do que chamamos “ Educação Inclusiva “, onde estamos errando ¿ Acredito que ainda somos muito falhos em nossa País , desde a nossa formação base até a falta de suporte que não temos em nosso dia a dia. Neste momentos cabe a cada profissional correr atrás do seu melhor ! Sigo acreditando e espero que daqui alguns anos todos nós possamos sentir orgulho de colocar nossos filhos com necessidade educacional especial nas escolas regulares, afinal a esperança é algo que nos move .


Ao longo dos meus Post  irei relatando à vocês minhas expreriências como Palestrante em Escolas. No Próximo Mês falarei sobre “Inclusão Educacional e Políticas Educacionais “ .
Obrigada à todos, até Breve !!!

Um comentário:

  1. Olá Daniela, sou Ana Paula mãe de uma criança q se chama Lucas ele e portador de distrofia muscular de duchenne tem 8 anos e esta fazendo o 2 ano, o q se diz a respeito de inclusão na verdade isto não existe pois as escolas particulares não estão preoculpadas em ter alunos com qualquer tipo de problema,meu filho tem um pouco de dificuldade no aprendizado os profissionais não estão preparados para atender então aonde podemos falar em inclusão,estou tendo muitas dificuldades e tudo muito bonito nas propagandas q passam na tv mais na pratica não existe,vamos contar com a sorte para q um dia isto possa mudar abraços

    ResponderExcluir