segunda-feira, 1 de julho de 2013

Deficientes: 1/4 da população brasileira

Já têm algum tempo que eu venho percebendo como é grande o número de pessoas com deficiência física,  e além de notar essa estatística cada vez mais consigo visualizar a dificuldade enfrentada pelos deficientes. 
Resolvi pesquisar isso, e encontrei uma pesquisa ao mesmo tempo reveladora e preocupante.

De acordo com o Censo IBGE: "a pesquisa investigou os seguintes tipos de deficiência: visual, auditiva, motora e mental/intelectual e, para as três primeiras, também verificou o grau de severidade. Os resultados revelam que, no Brasil, quase ¼ da população (23,9%) tinha algum tipo de deficiência, o que significa cerca de 45,6 milhões de pessoas.

Mulheres e idosos são maioria entre os portadores de deficiência: 
Na pesquisa por sexo, 26,5% dos portadores de deficiência eram mulheres (25,8 milhões) e 21,2% eram homens (19,8 milhões). Já a avaliação por idade traz os idosos no topo da lista, com 67,7% das pessoas com 65 anos ou mais apresentando algum tipo de deficiência (9.537.624)".


Quando falo sobre reveladora, é por notar que temos 1/4 de uma população de um pais, esse número é algo enorme e podemos perceber qual o montante que precisa de uma acessibilidade diferenciada. E preocupante, por pensar que essa acessibilidade quase não existe. Quando pesquiso hotéis,  passeios acessíveis, encontro a precariedade disso. Poucos estabelecimentos se preocupam, e isso é indignante, por se pensar no número de pessoas necessitando desses lugares acessíveis. 

Temos um país onde 45,6 milhões de pessoas são deficientes,  e quase nenhuma cidade possui capacidade de proporcionar acesso digno à essas pessoas. Acredito que muita coisa precisa ser mudada, analisada. Esses 45 milhões de pessoas também querem ter vida social,  educação,  e direito de um trabalho melhor. Precisamos unir forças e quebrar as barreiras ainda existentes. 

E para comprovar essa falta de acessibilidade outra pesquisa:
IBGE: maioria das cidades não tem programas para deficientes físicos

"Mais de 800 cidades brasileiras que possuem algum órgão gestor de direitos humanos não têm qualquer programa ou ação voltada para pessoas com deficiência. Ao todo, 29,4% dos municípios estão enquadrados nessa categoria, o equivalente a 865 cidades. A situação é mais grave na região Norte, onde 38,8% das prefeituras com alguma gerência de direitos humanos não contam com ações que beneficiem os deficientes físicos. No Centro-Oeste, tal proporção é de 21,9%. Maioria das cidades não tem programas para deficientes físicos. 
Os dados fazem parte do Perfil dos Municípios Brasileiros 2011, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as ações em benefícios às pessoas deficientes, a garantia de acessibilidade a espaços públicos de esporte e lazer é verificada em 2.297 cidades. 
Já a distribuição de órteses e próteses foi observada em 1.911 municípios, enquanto a viabilidade da acessibilidade a transportes públicos foi constatada em 1.013 cidades. Em muitas cidades, não há acesso a deficientes físicos na própria sede da prefeitura. Com exatidão, em 42,6% dos prédios administrativos da prefeituras de todo o Brasil, não há sequer um item facilitador para que pessoas com deficiência possam entrar. 
Rampas de acesso foram mencionadas por 2.150 cidades, ou 38,6% do total. Sanitários acessíveis podem ser encontrados em 18,5% das prefeituras.Do total de municípios brasileiros, 2.941, o equivalente a 52,9% do total, possuem algum órgão responsável pela política de direitos humanos. Em relação a 2009, esse número mais que dobrou. Naquele ano, eram 1.408 cidades".

Acredito que tudo isso pode ser mudado, se olhado com outros olhos, e se as pessoas tivessem mais sensibilidade para perceber o próximo e suas necessidades, algo difícil nos dias de hoje, mas não impossível.  Eu prefiro acreditar nas mudanças,  e que isso pode  melhorar. 
Ótima semana a todos. Até a proxima. Beijos!

2 comentários:

  1. Muuuuuuito importante tema amiga! Muitas informações e dados que poderiam ser melhor utilizados nos projetos de urbanização e no dia a dia de tantas pessoas. Mudanças urgentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Exatamente amiga, precisamos mudar muitas coisas. E toda informação é valida para que isso possa acontecer. Beijos

      Excluir