terça-feira, 23 de julho de 2013

Minha experiência com o Processo de Coaching

Oiii gente!!!! Vocês lembram quando no meu primeiro post aqui no inPerfeitas, eu falei sobre minha vida?? Não??? É esse aqui óóó: Minha nada mole vida... Pois é, lá eu falei sobre o Processo de Coaching, porém deixei muito no ar o que significava, já que o foco não era esse... E sim contar sobre minha vida e o que estava fazendo dela...;) Mas muitaaaaa gente me perguntou sobre o Processo , eram perguntas de todos os tipos e por isso mesmo resolvi abordar o tema em um post. Então mãos a obra e fiquem atentos...;)


Eu conheci o trabalho da Aline através de minha cunhada, Marcela Aureliano. Ela me deixou esperançosa e super curiosa com relação ao processo do coaching. Esperançosa porque eu me sentia perdida em meio a mudanças que ocorreram em minha vida, tanto no lado pessoal quanto no profissional. Tenho distrofia muscular fascio escapulo humeral, sou cadeirante há 6 anos, Engenheira Química, com mestrado na área e tenho 30 anos. Embora meu currículo seja vasto, nunca tive uma oportunidade de trabalhar em empresas ou indústrias (por causa das barreiras arquitetônicas e despreparo dos profissionais) e isso me deixou por um tempo bastante insegura quanto à minha profissão e ao que eu queria fazer da vida. Já tentei concursos em outras áreas e até tentei me encontrar na área acadêmica, portanto, antes do processo do coaching, estava nesse turbilhão de idéias e sem nenhuma ação. Não saía do lugar e isso me frustrava. Eu sempre tive um desejo enorme em ajudar as pessoas, principalmente as que tinham alguma deficiência e não sabia como fazer isso... Então, comecei em Novembro o processo de coaching. Inicialmente foi bem doloroso lembrar de situações do passado que me deixaram traumatizada, angustiada e que tinham influência em minha vida até hoje, pois me sentia ainda parada no tempo. Aprendi no processo de coaching que minhas experiências passadas serviram de ensinamento e alicerces para ser quem sou hoje, na formação de caráter e que a força interior adquirida graças ao sofrimento e descobertas pessoais e não serviam mais para me estagnar e sim impulsionar. Descobri uma força que estava escondida e eu não queria colocar para fora, ou queria e não sabia como. Com o coaching descobri meus pontos fortes, estes que nunca imaginei que tivesse, como o poder da comunicação, por exemplo. Com mais duas amigas criei um blog, o inPerfeitas, e com ele pude aliar meu desejo de ajudar a um ponte forte meu, a comunicação. Com isso ganhei força e ajudando pude ser ajudada a aceitar mais minha condição e me sentir útil para a sociedade. Hoje sei que estou fazendo o meu melhor, para mim e para todos ao meu redor. Claro que em outras questões pessoais ( relacionamentos),  não tive melhoras tão grandes como esta. Acho que as mudanças serão gradativas, demoradas, porém já sei de onde começar e em que rumo levar. Se posso definir em duas palavras o processo de coaching, para mim elas são FOCO e AÇÃO, porque o coaching trouxe à minha vida uma concentração e capacidade de decisão maior naquilo que quero e busco para mim.  Hoje estou no doutorado e tenho certeza que estou no caminho certo. O blog está bombando com parcerias importantes, reconhecimento em nosso estado e várias entrevistas dadas com o intuito de torná-lo ainda mais conhecido... Tivemos proposta de participação quinzenal no Programa Vencer do Leia Já, um jornal eletrônico importante. Espero em breve iniciar meu trabalho na APAC (Agencia Pernambucana de Águas e Climas) e seguir meu destino e objetivo na Terra, que é ajudar as pessoas através do blog e posteriormente, uma ONG.

Mas Lu, o que é o COACHING?

É um processo fantástico de autoconhecimento e desenvolvimento humano. Que trabalha o amadurecimento de competências, habilidades emocionais, psicológicas, envolvendo assim todas as áreas. Visa apoiar o cliente (coachee) ao alcance de um nível “superior” de vida, trazendo à tona ações mais conscientes e duradouras. O Coaching  NÃO é terapia, aconselhamento, ou consultoria. É uma prática objetiva, que se utiliza de técnicas e ferramentas de diversas ciências, como: psicologia, programação neurolinguística (PNL), sociologia, neurociências, gestão de pessoas, administração de empresas, dentre outras. Propõe através do autoconhecimento, a identificação com mais CLAREZA dos pontos de melhoria e pontos fortes de cada um, enfatizando a valorização destes, para que o cliente possa agir de forma mais efetiva nessa busca dos seus verdadeiros objetivos. Em um processo de Coaching, o cliente trabalha em conjunto com o profissional da área, numa relação de parceria. É um processo de desafio pessoal, uma oportunidade de encontrar suas PRÓPRIAS respostas, e viver com uma versão MELHOR e mais AVANÇADA de si mesmo. Saber quais são os seus valores, seus papéis como ser humano aqui na terra, suas crenças limitantes, enfim, tudo isso é ESSENCIAL para termos um melhor planejamento e direcionamento na nossa vida. É um processo que dura de 3 a 6 meses, com encontros semanais, podendo ser conduzido de forma confidencial, individual ou em grupo.   Se pudéssemos resumir em apenas uma palavra todos os benefícios e vantagens do Coaching, a palavra seria RESULTADO.


E aí vocês me perguntam: Quem é Aline?????  E como são as sessões?






A coach Aline Sobral, 30 anos, casada, natural de Recife/PE, morando em Foz do Iguaçu/PR. É certificada pelos mais importantes órgãos e institutos de Coaching do mundo: IBC- Instituto Brasileiro de Coaching; ECA – European Coaching Association;  BCI- Behavioral Coaching Institute  e a GCC- Global Coaching Community . Tem como sua especialidade o “Life coaching”, mais conhecido como o coaching de vida. Possui clientes em diversas cidades do Brasil, com atendimentos personalizados. Um dos seus maiores diferenciais é o atendimento ONLINE (via Skype), que hoje já supera mais de 70% dos seus clientes.

E-mail: alinesobral.coach@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/aline.lirasobral?fref=ts
Link do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário