segunda-feira, 22 de julho de 2013

O esporte e seus benefícios!

Hoje gostaria de comentar com vocês os benefícios do esporte em nossas vidas. Que o esporte faz bem a saúde física não é novidade, mas que ele pode provocar também um ganho na qualidade de vida e na sua saúde mental, nem todos sabem.
Ganhos em confiança e na autoestima são só alguns dos benefícios promovidos pelo esporte. E para quem possui algum tipo de deficiência o esporte pode significar muito mais que saúde. 
Vários estudos apontam os benefícios  na coordenação motora, equilíbrio, força muscular, resistência física, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), velocidade, ritmo, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição, prevenção de deficiências secundárias, promoção e encorajamento do movimento, desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária, entre outros. Já no aspecto social, proporciona a socialização, pois além de ganhar sua independência, também mostra que a pessoa com deficiência tem capacidade para correr atras de seus objetivos. No aspecto psicológico os ganhos são imensos, além da autoconfiança e auto-estima, podemos nos tornar mais otimistas e isso faz com que diminuam as inseguranças, e os sonhos se tornam cada vez mais possíveis. 

Movimentar-se é a palavra de ordem. Não importa se o atleta tem como objetivo jogar profissionalmente ou de forma amadora. O importante é procurar uma modalidade esportiva que se adeque as condições e limites. 
E não podemos esquecer, que todas as práticas esportivas devem ter um acompanhamento médico. Essa é uma regra que vale para qualquer pessoa. Caso a pessoa tenha, por exemplo, alguma doença ou limitação cardíaca, respiratória ou circulatória, é fundamental que um médico avalie os riscos da prática esportiva.

Algumas modalidades que deficientes físicos podem participar:

Modalidades
São vários os esportes praticados em todo o mundo e novidades sempre surgem nessa área. No Brasil, as mais comuns são: Natação, Atletismo, Basquete em cadeiras de roda, Voleibol sentados, Futebol de cinco, Futebol de Paralisados Cerebrais, Tênis, Tênis de mesa e Bocha. “Todos os esportes têm uma série de adaptações e regras específicas. 

Esportes mais comuns por tipo de deficiência:

Pessoas com deficiência visual: atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.

Pessoas com deficiência auditiva: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação, e muitas outras (quase as mesmas das pessoas sem deficiência, pois não existem grandes limitações dos deficientes auditivos).

Pessoas com deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.

E não poderia deixar de parabenizar todos os atletas paraolímpicos, que estão cada vez mais ganhando espaço no esporte. Prova disso são os resultados dos últimos jogos, que mostram que a cada competição, a cada Paraolimpíada, eles aumentam os números de medalhas. Em 2008, arrematou 16 douradas e ficou com 47 medalhas, ficando em 9º. Já em 2012 nos Jogos Paraolímpicos de Londres o Brasil encerrou com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze fechando com 43 medalhas ficando em 7/º lugar. 
Isso nos mostra quanta garra tem nossos atletas, e o quão importante é investir neles. Esse é um problema ainda aqui no Brasil, o patrocínio, mas deixo isso para um próximo tópico. Pois hoje quero deixar somente as coisas boas, e o quanto é importante a pratica do esporte na vida de qualquer pessoa.
Até a próxima. Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário