domingo, 4 de agosto de 2013

Meditação!

Sempre procuramos temas para poder contribuir com algo positivo e que de alguma forma possa fazer com que todos reflitam. Todos vivemos em busca da felicidade e de uma qualidade de vida melhor. 
ansiedade e o estresse, fazem parte da vida de todos os seres humanos, maior ainda quando falamos em pessoas com limitações físicas as quais precisam se adaptar a novos meios de vida e aceitação. Além disso, também vivemos em um mundo onde precisamos planejar, executar, e isso pode tornar ainda mais estressante o dia a dia. Pensando sobre isso, resolvi falar um pouco sobre MEDITAÇÃO. A meditação e o controle da mente pode ajudar a diminuir a ansiedade e muito mais.   

O que é meditação?

A meditação é um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamento. É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.
Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse, concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA.

Quais são os principais benefícios da meditação para a saúde?

Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:
  • redução do estresse e ansiedade
  • aumento de satisfação e melhor desempenho no
  • ambiente de trabalho;
  • diminuição da insônia e depressão;
  • aumento de bem-estar e autoestima;
  • estímulo da criatividade, inteligência e memória;
  • fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
  • redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
  • diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.
Como meditar?

Concentre-se na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Sente-se na posição que se sentir mais confortável e que melhor lhe agradar. Feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões. Se uma pessoa está ansiosa e agitada, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando. É a saída do excesso de peso, propiciando um estado de serenidade.
É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções.


Espero que gostem e lembrem-se que qualquer exercício que traga benefícios para o nosso bem estar é válido. Aproveitem! Espero que tentem, depois me contem que eu quero saber...rsrsrs. Até a próxima! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário