sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quem canta seus males espanta!!

Quero falar de algo que pra mim é tão essencial quanto a água: a Música. Nos momentos em que estou triste ou nos picos de alegria, sempre tem algum refrão ou ritmo embalando meus pensamentos. Às vezes, do nada, me pego cantarolando algo antigo, viajo no som ou me vêm à mente uma lembrança de bons momentos...   

Vivo cercada por ela. Em casa, antes de dormir, enquanto escrevo meus posts, no meu percurso para o trabalho ... enfim não fico muito tempo no silencio absoluto. Meus amigos sabem disso e alguns deles também tem essa minha mania. Com os meus amigos de infância eu curti muito, teve época em que fazíamos rodinha de violão, e ficávamos cantando até tarde na pracinha do condomínio. Durante a semana pesquisávamos cifras para os meninos tocarem nos fins de semana. E no grupo tinha uma voz que se destacava das demais (não era a minha com certeza kkkkkkkk eu só curtia a farra mesmo), a nossa “The Voice” era a Daysoca. Essa danada me fez chorar 2x kkkkkkkkk me emocionei quando a vi cantar e até hoje ela tira sarro de mim. Quem mandou eu ser manteiga derretida ;)
 
No trabalho, eu convivo com uma equipe musical composta por 3 lindas vozes (além da minha né kkkkkkkkkkkk). Minha coordenadora, a Zezé, tem uma voz linda e as vezes dá uma palhinha pra gente. Ela arrasa, mandou super bem cantando “Minha pequena EVA”. Também tenho uma “vizinha de pc” que canta e encanta, a Ana Paula. Ela é o que posso chamar de “salada musical” de tudo sai kkkkkkk. Ela canta de Clara Nunes a Anitta, sem falar no repertorio infantil que ela teve de aprender e nos “presenteia” todas as manhãs (ela vai me matar por isso kkkkkkkkkkk). A Fafá ao que parece é a mais ajuizada da turma kkkkkk ela deixa tocando baixinho no computador músicas de qualidade. Acho que na tentativa de acabar com o baile funk que eu e a Ana Paula tanto cantamos kkkkkkkkkkkk

Fiz uma pequena busca na net e descobri algumas coisinhas sobre os benefícios e sensações que a música provoca no nosso corpo. O intenso prazer que se sente ao escutar música provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos associados à alimentação, drogas ou dinheiro, de acordo com estudo publicado na revista científica Nature Neuroscience. A dopamina é uma substância química da molécula do "sistema de recompensa", que serve para reforçar alguns comportamentos essenciais à sobrevivência (alimentação), ou que desempenha um papel na motivação (recompensa secundária através do dinheiro). E apesar da música não ser uma necessidade básica (não é vital como se alimentar), percebeu-se que ela desperta sensações de prazer no corpo, como arrepios, calafrios, sinais de alegria e entre outros. Quanto aos benefícios para o ser humano, a lista é enorme e toca em vários aspectos, O médico polonês Andrzes Janicki, especializado em musicoterapia, após realizar muitas experiências nesse campo, concluiu também positivamente a respeito da influência da música no sistema nervoso central, no sistema endócrino, no sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático), nas funções de numerosos órgãos internos, na função psíquica e na memória. Tais influências se revelam diretamente nos seguintes aspectos:
  • ·         Ritmo cardíaco;
  • ·         Pressão arterial;
  • ·         Secreção do suco gástrico;
  • ·         Tonicidade muscular;
  • ·         Equilíbrio térmico;
  • ·         Metabolismo geral;
  • ·         Volume do sangue;
  • ·         Redução do impacto dos estímulos sensoriais;
  • ·         Funcionamento das glândulas sudoríparas;
  • ·         Redução da sugestionabilidade e do medo.
A música tem um poder gigante (pelo menos comigo kkk). Me inspira e me dá gás, até quando estou na fase “mexicana” a música me ajuda a extravasar tuuuuudo, me deixando linda, leve e solta pra tocar o dia. Por isso deixo no play list do meu ipod um repertório bem variado, que toca de tudo, da Adele ao Monobloco kkkkkkkkkkkk. Quando digo que meu repertório é variado, eu não estou brincando não, tenho mantras indianos, frequências para meditação, sertanejo, surf music, rock, pop rock, mpb, axé, reggae, e sou V.I.C.I.A.D.A em música eletrônica. Fico que nem louca me remexendo e balançando a cabeça. . Faço uso dessa terapia quase sempre, e posso afirmar que me ajuda muito, pois além de me animar me deixa mais preparada para encarar com mais disposição os desafios (eu meio que crio trilhas sonoras para começar o dia kkkkkkkkkkk).

Mesmo que o cenário da nossa vida não esteja paradisíaco como as ilhas da polinésia francesa, uma boa trilha sonora pode dar um upgrade no que até então era cinza, e trazer um brilho e colorido diferente. Montem a play list de vocês e aumentem o volume, deixem que todos os sentidos sejam despertados e que seu corpo receba uma overdose de dopamina kkkkkkkkkkkkkkkkkkk (essa pesquisa me deixou mais NERD KKKKKKKKKKKK). E como falei do meus gostos, vou deixar uns links de algumas músicas que ouço e curto ok. E adorarei receber dicas de vocês também!
Beijos e inté mais
=)

Links:







Um comentário:

  1. Adorei essa matéria Wivian , pois adoro músicas , principalmente uma boa música!!!! vcs arrasam nesse blog amo tu demaissssssssssssssssss!!!

    ResponderExcluir