sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Credencial para vagas reservadas




Essa semana, depois de 4 anos postergando, finalmente peguei minha credencial para estacionar em vaga pública reservada para deficiente físico. E por isso, resolvi que seria uma tema interessante a tratar em nome de uma maior divulgação. Quantas vezes já escapei de ser multada? Não é cômodo e agradável estar nessa situação, não é mesmo? Portanto, hoje trago a vocês informações sobre credenciais para idosos, deficientes e gestantes. ;)
"Desde 2010, é obrigatória a colocação de uma credencial (em substituição aos antigos adesivos) no painel dianteiro do automóvel, informando que o mesmo transporta idosos ou pessoas com deficiência. Com a regra, eles podem utilizar qualquer veículo nas vagas de estacionamentos públicos e privados que lhes são destinadas. A medida, determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), possibilita que o benefício não fique mais vinculado a um veículo, e sim à pessoa.  A CTTU só pode cadastrar as pessoas que residem na capital pernambucana. Quem mora em outro município deverá procurar o órgão de trânsito da cidade ou o Detran." (http://www2.recife.pe.gov.br/pcrservicos/estacionamento-zona-azul/).


O serviço oferecido pelo órgão municipal é em atendimento às resoluções nº 303 e nº 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os beneficiados têm direito aos espaços exclusivos, tanto se estiverem na condição de motoristas como na de passageiros. Para maiores informações, o usuário pode entrar em contato com a Companhia através do telefone 0800-081-1078 ou  pelo e-mail cttu@recife.pe.gov.br.
Os interessados devem comparecer à sede da CTTU, na Rua Frei Cassimiro, nº 91, em Santo Amaro.O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h. Pessoas que não residirem em Recife, devem procurar a ordem de trânsito do seu município.



Documentos necessários para o cadastro
Idosos:
  1. RG e CPF, ou cópia e original de Carteira de Habilitação (CNH).
  2. Comprovante de residência no nome da pessoa.
  3. Cópia e original de documento do veículo (CRLV) no nome do idoso, para o idoso que quiser o talão gratuito de Zona Azul.
* Caso o idoso não possa comparecer, é preciso levar uma procuração reconhecida em cartório em nome do proprietário do carro.
Pessoas com deficiência:
  1. Laudo médico
  2. RG
  3. CPF
  4. Comprovante de residência
* validade de 1 ano.

Gestante
  1. RG e CPF, ou cópia e original de Carteira de Habilitação (CNH).
  2. Comprovante de residência.
  3. Laudo médico com o tempo de gestação.

Um comentário:

  1. Aq no DF não qrem me dar! Segundo o DETRAN eu não tenho prq eu não saio... Oq não é verdade! Só acho um absurdo essa alegação já q é d+ mais me fazer ir lá só pra isso, nem com procuração consigo!
    PS: Pq no meu blog não da postar facil assim?

    ResponderExcluir