quarta-feira, 31 de julho de 2013

Jogos e Brincadeiras Adaptadas !!!


Olá pessoal,  me chamo Daniela sou Psicopedagoga e tenho (DMC), 1 vez por mês publico para vocês e   hoje trago um assunto que apresentei em minha última palestra em uma Universidade da minha cidade ( Campinas), falei sobre jogos adaptados em escolas para alunos com deficiência,  decidi apresentar aqui no Blog ideias para jogos para pessoas com Deficiência Física, espero que gostem .
 

Qual a importância de se adaptar  ¿

 Adaptação é importante para ampliar as potencialidades cognitivas do aluno com necessidades educacionais especiais (NEEs) é um dos grandes desafios do trabalho de inclusão na sala de aula. Mas, mesmo com poucos recursos, é possível oferecer boas alternativas para atender às peculiaridades dos educandos adaptando materiais pedagógicos. O uso deles permite que os alunos sejam capazes de se expressar, elaborar perguntas, resolver problemas e se tornar mais participativos, permitindo assim uma maior interação social com os colegas de classe.

Quebrando Paradigma

Quando falamos em deficiência física, sempre ouço dos meus colegas de profissão que para evitar constrangimentos eles não propõe aos alunos jogos que necessitem do “corpo e de movimentos “. Este é o ponto que quero quebrar , o fato de apresentar algumas limitações não impede que uma pessoa com uma menor mobilidade jogue e brinque utilizando seu corpo, é apenas uma questão de ajustes

Sempre gosto de destacar o fato de que, adaptar não é tão difícil quanto parece, por isso traga aqui algumas ideias para jogos com materiais acessíveis à todos, os pais podem confeccionar junto aos filhos e se divertirem juntos em casa.

 Ideias de jogos e Brincadeiras Adaptadas

Confeccionado com caixa de sorvete e bolinhas de plástico. Trabalha a coordenação motora fina e grossa para pessoas que apresentão algum tipo de paralisia .

 



 

Boliche Adaptado

Confeccionado com garrafas plásticas e bolinha . Ótimo jogo para cadeirantes , como o material é leve facilita a dosagem da força utilizada para derrubar as garrafas.
 


 


Tiro ao alvo

Confecionado com Feltrp e tinta. Pode ser posicionado de duas maneiras , ou pendurado em um parede, ou no chão, dependendo da mobilidade de quem irá jogar.

 



Batata Quente

Poderá  ser utilizado uma batata ou uma bola . Todos se sentão e vão passando a “batata” enquanto a música toca, quando a música parar,  quele que estiver com a batata na mão sairá da brincadeira.




 

Jogo da velha

Confeccionado com material EVA, muito indicado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores.
 


Para finalizar deixo para vocês um jogo online chamado” Corrida de cadeiras de rodas”, é muito bom para as pessoas que estão começando a se adaptar a utilização das cadeiras.


 

Agradeço à todos .

Até a próxima e se divirtam!

 

 

16 comentários:

  1. Gostei muito das ideias, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas ideias! Gostei muito e vou usar com meus alunos na Ed Infantil. Bjão!

    ResponderExcluir
  3. gostei bem interessante

    ResponderExcluir
  4. Preciso confeccionar um jogo que trabalha a geo/historia para criança com deficiencia intelectual.é para apresentaçao de trabalho.me ajuda com algumas ideias

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! Amei tudo o q vc publicou. Vai me ajudar bastante a transmitir alegria e diversão para meus pequeninos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Amei tudo o q vc publicou. Vai me ajudar bastante a transmitir alegria e diversão para meus pequeninos.

    ResponderExcluir
  7. Julia Maris Almeida Rosa2 de outubro de 2017 às 19:09

    Adorei a sua publicação, de muito proveito para meu curso e para minhas próximas atividades, parabéns por estas idéias maravilhosas que será muito útil para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Julia Maris Almeida Rosa2 de outubro de 2017 às 19:10

    Adorei a sua publicação, de muito proveito para meu curso e para minhas próximas atividades, parabéns por estas idéias maravilhosas que será muito útil para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessas ideias vão ajudar em meu trabalho espero que vcs possam publicarem mas atividades.

    ResponderExcluir