domingo, 23 de junho de 2013

Alteração de CNH, para CNH especial.

Como sabem a Lu já fez um post sobre as isenções de impostos para deficientes fisicos, explicou o passo a passo lá, mas hoje quero contar a vocês o meu processo para trocar minha carteira de motorista.
Eu tenho carteira de motorista já tem 9 anos, tirei logo que fiz 18 anos, e fiz todos os procedimentos na época,  fui ao médico do detran fiz os exames médicos e atestaram que não precisava de carro automático ou com alguma adaptação, então não reivindiquei, fui fazendo as renovações e minha CNH era comum. Porém eu vou trocar de carro e não acho justo pagar os impostos, sendo que tenho direito à isenções, resolvi então, alterar minha carta para pegar um carro com as devidas isenções.  Para conseguir todas as isenções,  tanto IPI,  ICMS e IPVA, precisa ser condutor e ter a CNH especial.



Pedi a minha médica,  a Dra. Rita Pavanello, um laudo, ela me enviou, porém o médico do detran não aceitou alegando que somente constando a patologia não poderia aceitar, sendo que ela explicou detalhadamente no laudo as minhas limitações, mas ele alegou que  eu não precisaria de carteira especial, portanto no laudo deveria constar que tenho dificuldades no membro inferior esquerdo para poder dirigir um carro automático,  então sugeriu que eu fosse em um neurologista para pegar o laudo. Marquei no neurologista, pedi o laudo, dizendo para o que era e ele me deu. Voltei ao detran e o médico disse que não iria aceitar novamente, pois teria que estar escrito que os outros membros eram normais. Sinceramente estava quase desistindo devido tantas burocracias. Liguei para o neurologista, ele me forneceu outro laudo, e ainda queria brigar com o médico do detran, foi tenso. (risos) Marquei outro dia, mas já fui preparada, levei o marido da minha mãe,  ele é advogado. Cheguei lá ele novamente quis encrencar, apenas por estar escrito no laudo a palavra aparente, que não havia nenhuma alteração aparente nos outros membros. O João utilizou os argumentos legais e enfim, consegui a minha alteração.  Fui na auto escola, e preciso fazer 5 aulas e o exame prático novamente, por ser com carro automático.  Não sei como funciona em outras cidades e estados, mas na minha cidade, Bauru - SP, o valor apenas para alterar CNH custa R$ 1.200,00. Achei bem salgado, pelo fato de ser mais caro do que tirar uma CNH nova. Mas enfim, devemos ir atrás de nossos direitos. Daqui 15 dias farei o exame prático com o carro automático,  e contarei o restante dos passos. Se tiverem alguma dúvida,  podem me enviar perguntas, estarei pronta para esclarecer as dúvidas.  Até a próxima. Ótima semana. Beijos!!!

198 comentários:

  1. Estou para mudar meu tipo de CNH também, mas aqui me falaram 400,00....fiquei até com a pulga atras da orelha =/
    Tem uma "buRRocracias" no meio do caminho, por ex, não pude fazer essa mudança no ano passado, pois, não haviam feito meu diagnóstico (detalhe, demorou 8 anos para descobrirem o que eu tinha, enquanto isso, eu só piorava, já dirigia com muita dificuldade e não podia tirar CNH especial).
    Enfim, agora vou tentar e vamos ver o que vai acontecer, depois conto pra vcs.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o processo é bem complicado, ou melhor, eles complicam! Acredito que agora que já está com o diagnóstico não irá demorar, pois você mesmo já alegou que esta com dificuldades para dirigir. Quero saber de todo o processo, não deixe de nos contar. E te desejo boa sorte! Beijo grande!

      Excluir
    2. Eu estou renovando a minha habilitação para bancada especial, enfim já fiz as aulas aí fui para prova não consegui ser aprovada, marquei outra prova não consegui novamente, tô achando uma humilhação pra gente que já dirige a vários anos ter que fazer balisa com tanta exigências,eu estou me sentindo burra diante dessa situação, concordo que temos que aprender a dirigir carro automático mas a balisa é uma verdadeira humilhação!o preço que cobra por cada prova é um absurdo!

      Excluir
    3. Ola Débiora. Estou na mesma que você. Tenho sindrome do tunel do carpo, lesão nos ombros e uma protusão na lombar. Mas para mim o caro so precisa ser automatico. Preciso fazer a carteira especial mesmo assim? Aqui no RS só liberam pra mim no ano que vem quando vence a minha carteira de motorista. Não acho justo. Estão cerciando os meus direitos. O que eu faço???

      Excluir
    4. Meu caso o médico tomou a minha carteira e disse que tenho que ter motorista e me deu isenção dos impostos e comprar carro automático. Meu problema e cardíaco... Faço tudo firijo faço academia e o médico tomou minha carteira tô desesperada. Posso recorrer? Eu chorei disse que se for para perder a carteira eu não queria a isenção. Me ajudem

      Excluir
    5. Olá. Você deve procurar o Ciretran e entrar com processo. É possivel recorrer sim. Boa sorte.

      Excluir
    6. Bom dia
      Queria perguntar se eu tenho chance de recuperar minha letra da minha antiga CNH essa antiga era AB daí quando tirei a CNH especial ficou só B daí queria saber se posso recorrer pra ter a letra A revolta
      Porque coloquei a prótese e percebi que posso pilotar moto sim tendeu

      Excluir
  2. Bom em Goiânia, não tive essas dificuldades as únicas coisas que incomodaram foram a falta de informação e pessoas que davam informações desencontradas. Mas o seu caso foi dureza acho que esse medico do Detran deveria estar revoltado com alguém e quis descontar em você, mas que bom que conseguiu.

    Ah observação eu fiz muito mais do que as suas 5 aulas, a minha saiu mais cara, mas em nenhum momento tinha essa determinação de dizer quantas aulas deveria pegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pude perceber que é bem diferente de um Estado para outro. No meu caso foi apenas troca de CNH. No Paraná nem precisa fazer as aulas. É bem complicado saber o que é certo, né. Fico muito feliz que esteja acompanhando o blog. Abraços.

      Excluir
    2. fernando sou de goiania goias tb meu nome e thiago e tenho espondilite e minha doenca cada dia trava mais minha coluna, queria saber se vc pode me ajudar para eu fazer a troca da minha para especial 62981513144

      Excluir
  3. ola debora, parabens as 3 pelo blog...entao, aqi em minas a alteraçao ficou em R$350, foi bem tranqilo, a unica dificuldade foi ir ao detran em BH fazer os exames medicos, o detelhe eh qe moro a 450km d BH, mas fora isso foi de boa, fiz um novo exame pratico e depois d 1 mes eu estava habilitado de novo...bjo a todas vcs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmar. Obrigada, fico feliz que esteja gostando do blog. Agora finalmente terminou a minha novela...rsrs. Eu pude perceber que varia muito mesmo de um estado para outro. Infelizmente uns tem muita burocracia. Que legal que ai em BH é um pouco mais facil, mas deveria haver exames médico em cada cidade. Beijos Osmar :)

      Excluir
  4. Oi Debora aqui em São Paulo foi a mesma coisa comigo. Chegando no médico da banca, ele disse que a ressonância , os 20 laudos médicos que tinha, não serviam, porque o médico da auto-escola tinha que ter escrito dentro do quadradinho na folha deles!!! Só faltou ele me perguntar se eu tinha trazido um ovo cozido, como naquelas gincanas. Agora lendo o seu caso, quando falamos que temos problema em UMA perna, significa que não temos na outra não somente por exame, mas por questões da língua portuguesa. Eu pensei bastante em surrar o cara, mas me controlei, porque alguém vai fazer isso por mim. Pior é que o detran aqui fica no fim, do fim do mundo, na av Aricanduva, onde, para a maioria dos paulistanos, é mais fácil viajar para o Taiti. Fora o desrespeito desses médicos com senhores e sonhoras que vi por lá. Ninguém merece ser culpado pela maldade desses médicos que odeiam seu trabalho. Hoje vou com câmera, para caso aconteça novamente, denunciar no procon e processá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito dificil mesmo Evandro. Eles complicam demais. O que deveria ser feito para a facilidade é feito totalmente ao contrario. Por isso que não podemos desistir. E você está certo mesmo. Filme, e depois me mande...rs

      Excluir
    2. parabéns DEBORA DEUS abençoi vc sempre eu sou deficiente fisco mais eu sou um lutador dos meus ideias.

      Excluir
    3. Oi, Evandro. Sou de SP também. Estou iniciando o processo para obter o carro adaptado. Você já fez a prova prática no Detran-Aricanduva? Sabe me informar se o percurso do exampe prático é o mesmo percurso que uma pessoa sem dificiencia realiza (com rampa, baliza, etc) ? Obrigado. douglasrenato@yahoo.com

      Excluir
  5. Resultado: Pessoal,acabei de voltar do detran. Acontece o seguinte. Consegui, depois de 5 vezes, a aprovação do médico. Cinco porque 3 vezes, no absurdo que é esse país, voltar somente para marcar. Não o fazem por telefone ou Poupatempo. Isso porque estamos falando de pessoas com deficiência.

    No exame prático, já esperava não passar e terei de refazer. Segundo minha pesquisa por lá, ninguém que está com o próprio carro é aprovado de primeira. Existe algum esquema sujo que precisamos descobrir e denunciar. Na próxima, vou filmar com uma gopro no branco traseiro. Não fiz nada de errado, olhei , parei nos lugares certos, dei seta, enfim, tudo; Em vinte anos, e nunca tive uma multa nunca bati o carro. O cara ficou perguntando de que empresa era meu carro, coisas particulares e isso e aquilo. Aí inventou que entrei sem olhar em uma via. Sem contar que o pessoal que vai com o carro da auto escola, por muitas vezes fazem um percurso mais curto. Um absurdo. No final de tudo postarei aqui, daqui a vinte dias, os resultados e se quiser mando o vídeo que irei filmar, tentando pegar a sacanagem ou o esquema montado. Ou muitas tias dizendo que só pagando passa. veremos,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de nos dizer o resultado. E quero ver o vídeo sim! Espero que dê tudo certo. Boa sorte!

      Excluir
    2. Evandro..vc não passou no exame prático na ocasião , pq não pagou o examinador, senão tinha passado.Passados os anos, que fim levou Robin ? brincadeira.
      Pior eu que a perita disse que eu não tinha direito, tenho 4 hérnias de disco lombar e 1 cervical.ela me disse q isso é onus pro governo, ficar dando isenção pra todo mundo, me deu o telefone do amigo da quiropraxia...achei q era o cara que lia a mão, e me mandou alongar...eu quis mandar ela pro meio do inferno.

      Excluir
  6. Olá Debora, eu tenho problema congenito nos dois pés, eu fui ao médico peguei os laudos e dei entrada na receita federa, porém a minha CNH é comum, precisa mesmo ser uma carteira especial falando que eu preciso de carro automático? Um funcionário da receita me disse que não interferia que nem precisava eu ser o condutor para receber os benefícios, estou com essa dúvida, preciso ou não de uma carteira especial. Sou de MG, deis de já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente se você não for conduzir não tem problema. Pois o benefício serve para quem é deficiente e não condutor, então você anexa apenas as CNHs dos condutores, e não anexa a sua. Porém, se você for conduzir, não conseguirá, pelo fato de sua CNH não ser especial. Para isso tem que trocar a CNH. E se for conduzir, terá que anexar a CNH e o laudo do Detran.

      Excluir
    2. olá amigos, e o procsso na receita federal é demorado?

      Excluir
  7. Boa noite, tenho uma deficiência no pé esquerdo, eu consigo dirigir um carro normal, mais isso ocasiona dores e desconfortos, se eu tirar uma CNH especial indicando para eu dirigir um carro automático, eu teria que dirigir só carros automáticos ou eu poderia dirigir outros caso o meu por exemplo quebrasse.??? se puder me responder no e-mail agradeço.

    eduardosilva009@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite debora, eu tenho problemas nos 2 ombros, artrose,rotura parcial,tendinose. Gostaria de saber se eu tenho direito da cnh special?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha situação é semelhante à sua, pois rompi o tendão dos dois ombros,porém o tendão do ombro direito rompeu novamente e não tem como fazer nova cirurgia de recosntituição do tendão. Eu tenho que alterar a minha CNH para ter direito às isenções de IPI , IOF e IPVA?Como eu devo proceder para conseguir comprar um carro com estas isenções de impostos e também a isenção de juros em operações financeiras?
      Obrigado!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá tenho uma deficiência consigo dirigir um carro normal,
    o médico disse que dirigir só carros automáticos eu consigo dirigir nenhuma alteração o que faço
    essa dúvida,obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Olá Débora! encontrei seu post pesquisando sobre mudança na CNH, parabéns!
    Tb sou de Bauru, tenho muitas dúvidas... meu médico disse que tenho essa possiblidade de adquirir um carro dessa forma, qual é o primeiro passo? o médico, no meu caso ortopedista (coluna) fazer um laudo?
    te adc no facebook, :)
    muito obrigado

    Diogo

    ResponderExcluir
  12. boa noite, meu nome é rafael, gostaria de saber como faço para mudar minha cnh categoria ad para especial pois tenho um membro com deformidade adiquirida depois de um acidente , sabe os procedimentos que devo fazer ? quero pegar um veiculo zero com os descontos . att abraços rafaempresa2013@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rafael. Primeiro passo é procurar seu médico, e pedir para que ele especifique o membro com deformidade e também que diga que os outros membros são normais, e ai levar o laudo no Detran da sua cidade e pedir a alteração de CNH. Vou te enviar um email explicando melhor. Abraços

      Excluir
    2. Importante dizer que se você não for dirigir não precisa mudar a carteira para especial para pegar um carro com os benefícios, vc pode comprar um carro com os devidos descontos desde já.

      Excluir
  13. muito obrigado , no aguardo

    ResponderExcluir
  14. Olá! Meu nome é Valéria gostaria de saber qual o primeiro passo para conseguir adquirir um carro com isenções de impostos para deficientes fisicos, pois tenho protese no quadril em ambos os lados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria. Primeiro passo é alterar sua CNH para CNH especial. Precisa de um laudo do seu médico, dizendo suas limitações. Para assim poder ver qual será a adaptação do seu carro. O meu por exemplo é automático.

      Excluir
  15. Olá Deborah, no meu caso fiz uma mastectomia com esvaziamento das axilas, quero trocar de carro e sei que posso comprar outro com isenções de impostos, mas será que tenho que mudar minha habilitação também ?
    Bj Obg!

    ResponderExcluir
  16. Olá Debora! Fiz uma mastectomia radical lado direito com esvaziamento das axilas, como quero trocar de carro sei que tenho isenções de impostos, mas será que tenho que trocar a minha habilitação também, para comprar um automático com direção hidraulica ? Bjs. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...precisa modificar sim, pois precisa se um laudo do seu médico, dizendo das limitações que foram ocasionadas. E na sua habilitação constará o que será preciso. O médico do Detran vai te dizer. Beijos

      Excluir
    2. Precisa de habilitação para comprar carro?

      Excluir
  17. oi meu namorado está tentando mudar a CNH para especial ele vc sabe se ele vai ter que fazer tudo de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia. Aqui em Bauru-SP, eu tive que fazer as aulinhas e o exame prático. Ai é só pegar a CNH nova.

      Excluir
  18. OLÁ DÉBORA! MEU NOME É ADRIANA E GOSTARIA DE SABER O QUE DEVE CONTER NO LAUDO,POIS TENHO DEFICIÊNCIA NO BRAÇO E PERNA DIREITA, AMBOS SÃO CURTOS,NO AGUARDE DE UMA BREVE RESPOSTA
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana. Você precisa ver certinho com o médico do Detran, pois no meu entendimento, como a perna é a direita, provavelmente não poderá ser carro automático e sim adaptado para troca de marchas na mão, mas vá até o Detran, e se oriente certinho. No laudo terá que constar que os membros direitos inferior e superior tem mobilidade reduzida, e os outros são normais.

      Excluir
    2. Nesse caso o carro vai ter que ser sim um automático, e o que vão ter que adaptar na mão é o acelerador e o freio.

      Excluir
  19. Bom dia Débora,
    Olha, vejo que aí é td. muito complicado! Aqui em Blumenau paguei para fazer o processo de isenção R$200,00, mas há empresas aqui que cobram até R$900,00, é uma questão de correr atrás. E no meu próximo carro, vou eu mesmo fazer o processo, que é relativamente simples. Qto. a habilitação, (creio que isso é nacional), mas não é preciso ter a CNH alterada para depois fazer o processo de isenção. Eu peguei meu carro zero na semana passada e agora tenho 6 meses para fazer a alteração. Meu caso é semelhante ao seu, dirijo um carro automático, mas tenho a perna esquerda amputada devido a um acidente.
    Um abraço
    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Arthur....aqui tbm as empresas cobram, eu fiz meu processo sozinha e deu certo. Agora quanto a CNH precisa ser especial sim. As adaptações realmente podem ser feitas depois. Mas para fazer o processo tem que ter a CNH já especial. Abraços

      Excluir
  20. Boa noite gostaria de saber como faco ja fui ao detram passei pelo medico esperei 21 dias pela resposta e ele medisse que meu laudo medico foi reprovado tenho arttrose no quadril e sindrome do tunel do carpo e nao dobro minha perna esquerda desde os meus 14 anos hoje tenho 30 ele falou que eu estava apta para tira a carta convencional e depois mais tarde poderia tentar de novo tirar a especial preciso de ajuda para entender essa situa cao

    ResponderExcluir
  21. Boa noite passei pelo medico hoje e ele disse que meu laudo foi reprovado por nao ter detalhes completo e medisse para tirar a carta normal e depois dar entrada na carta especial de novo eu tenho artrose no quadril sidromedo tunel do carpo e nao dobro a perna esquerda gostaria de uma ajuda para saber o que eu faco a respeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susana, vou tentar te ajudar. Essa questão do laudo é um pouco "cabulosa" mesmo, pois tem que ser muuuuuuuuito bem detalhado mesmo. O médico precisa frisar bem todas as características da tua condição e especificar as tuas limitações, o que te sugiro é o seguinte, peça ao médico(a) que te acompanha pra fazer um laudo, quase um mini relato da tua atual condição física. Daí você junta esse laudo e dá entrada novamente no Detran, afinal esse processo pode ser repetido. Não desista, e quando for passar pela perícia leve tudo o que tiver em mãos pois eles adoram "fazer corpo mole", e muitos acabam desistindo de brigar pelos descontos. Eu fiz isso e pra mim deu certo ;) Beijo e espero ter ajudado

      Excluir
  22. Olá meninas. Apesar de ser "menino", gostaria de contar com a ajuda de vocês. Minha esposa lutou contra um LINFOMA e a última batalha foi em 2013. Vocês sabem algo sobre concessão de CNH especial para quem teve linfoma ? Obrigado. Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, desculpe a demora na resposta mas a correria do dia a dia é trash :/ mas vamos lá... Pra tirar a tua dúvida de modo mais preciso, acho legal você acessar o site do DETRAN do teu Estado e também no site da Receita Federal, pois lá tem todas as informações a respeito das isenções e exigências. Vou te passar o links do site ok.
      Desejo sorte ;)

      Link da Receita Federal para Isenções:
      http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atbhe/tus/default.aspx?/p/1/a/8

      Excluir
  23. TUDO BEM
    GOSTARIA DE SABER QUEM FEZ UMA CIRURGIA DE ARTRODESE LOMBAR TEM DIREITO A CNH ESPECIAL, E PRECISA DE UM LAUDO MEDICO PARA CONFIMAR, PORQUE NOS EXAMES DE TOMOGRAFIA E RAIO X OS LAUDO JA CONFIRNA A CIRURGIA....

    DESDE JA AGRADEÇO...
    ENEAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ENEAS eu tenho 3 cirurgias de artrodese na L3-L4 e tenho uma protese e 3 para fusos, temos direito sim..

      Excluir
    2. Bom dia!!
      Desculpe a demora mas trouxe algo que pode vir ajudá-lo. Pesquisei na internet sobre algumas patologias que permitem a isenção na compra de carros novos, e encontrei esse site, vou disponibilizar o link e mais uma vez sugiro que procure maiores informações junto a receita federal e ao detran do seu estado pois os órgãos possuem especificidades no entendimento, procedimentos e valores de isenção.
      Segue o link:
      https://www.jornalcontabil.com.br/veja-quem-tem-direito-cnh-especial-e-quais-doencas-permitem-tirar/#.XDCpiVxKjIU

      Abraço.

      Excluir
  24. Boa tarde Debora,
    Sou portadora de Ler-Dort, tenho sindrome do tunel do carpo,tenossinovite,tendinite, e epicondilite no cotovelo direito,e estive hoje pela manha passando pela banca(2 medicos)um deles inclusive a havia cuidado me mim no passado e tenho inclusive relatorio dele,passei a receber recentemente um AA o qual o juiz determinou vitalicio devido ao meu problema,pra minha surpresa o medico falou q meu problema nao da direito a carta especial,disse tbm q ele nao pode fazer pq ja tratou de mim no passado, e disse q o laudo de um juiz nao vale nada p ele(o q me deixou indignada pq p um juiz me conceder isto,fui intimada ir varias vezes p Sp e fazer exames nos peritos indicados pelo juiz. O medico daqui disse inclusive q eu deveria procurar uma outra banca,ele poderia agir assim sendo q tenho td q comprove meu problema ou dizer q um laudo de um juiz nao tem validade para ele??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luciana, tudo bem? Sinto muito por seu desgaste nesse processo mas o que acredito que possa ajudá-la é estar munida de um laudo médico detalhado, para que possa reforçar as falas do juiz. O juiz vai revalidar o laudo médico e garantir os seus direitos. Estou na torcida ;)

      Excluir
  25. Ola..passei na medica do Detran em uma clinica na Vila Mariana e obtive o ok, fiz exame medico, psicotecnico e fui no Detran e fiz a Biometria..agora tenho que entregar a documentação em uma auto escola, achei a mais em conta em torno de 780,00..Tenho protese na Lombar L3-L4 e tenho dificuldades em fazer baliza, pois sinto dor e não consigo viajar com meu carro pois minha perna esquerda adormece...Quem ja fez exame no Detran Aricanduva pode me dizer como funciona e como é o circuito? Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, onde fica essa auto escola que achou por 780,00? Só encontro por 1.200,00 !!

      Excluir
    2. Bom dia eu por eu mesma, Marco Aurélio, fiz cirurgia na l4 / l5 e estou com problemas para emissão do meu laudo, você poderia passar ou enviar via e-mail anexado modelo do seu laudo, segue meu e-mail:
      oliveira.marcoaurelio@gmail.com
      Fico no aguardo.

      Excluir
  26. Boa tarde. Meu nome é alessandra e tenho condromalacia nos dois joelhos, tendinite na mão esquerda e mobilidade reduzida no joelho esquerdo e mão esquerda. Sou aposentada por invalidez. Será que consigo tirar carta na categoria mobilidade reduzida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alixa!

      Eu sugiro que você procure entrar em contato com o Detran, e tenha sempre em mãos o seu laudo médico que confirme suas patologias e a invalidez, tudo com o código CID.
      Beijão e boa sorte.

      =)

      Excluir
  27. olá,

    sou de SP já fiz a prova e estou com a CNH.....hehehe
    mas é Punk tive que aturar o desrespeito dos médicos da junta lá no Aricanduva....

    ResponderExcluir
  28. Olá, sou de São Paulo e tenho sequela de cirurgia no manguito rotador e preciso de carro automático, mas estou sozinha e então devo passar primeiro pelos peritos no Aricanduva ou fazer a prova prática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, precisa ir ao Detran, fazer a perícia e depois fazer as aulas praticas e o exame.

      Excluir
  29. Olá Débora, vou faze a minha alteração aqui em SP através de um despachante, pq depois ele faz a parte burocrática da Fazenda também. Ele disse que meu lado deve constar o CID, diagnostico e limitações. O seu foi assim também?
    Obrigada
    Gleice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, deve constar o cid, tudo certinho. O meu também foi assim. Por nada. Bjo

      Excluir
  30. Boa tarde, Debora.
    Eu sou de São Paulo e dei entrada para a mudança da CNH pois tive que fazer uma quadrantectomia com esvaziamento axilar, devido a um câncer de mama. Tinha o laudo da minha médica em mãos, alegando que preciso da adaptação para evitar esforços físicos para que meu quadro não chegue a um linfedema. Passei por um médico da banca especial numa clínica credenciada do Detran para estes fins e foi alegado que preciso de um carro com direção hidráulica e câmbio automático. No dia da prova prática é preciso passar novamente por médicos e estes alegaram que não tenho direitos porque não perdi a função do braço... que somente poderia ser dado o meu direito se eu estivesse com o linfedema... então eu argumentei que minha médica falou que preciso da modificação exatamente para evitar que chegue a este ponto do linfedema... eles nem sequer viram o laudo médico... pediu para eu apertar a mão dele, mal encostei na mão dele e ele ja falou que não perdi as forças...
    Agora, acho um absurdo e de uma falta de ética deste profissional, pois se um médico que também é credenciado pela instituição já atestou a minha necessidade e o outro vem e me nega isso...
    Resumindo, fui até o local, que realmente é longe, para fazer a prova prática e saí de lá sem nada, somente com a minha indignação. Na auto escola me informaram que vão marcar novamente a prova... só que somente para novembro... até lá, meu laudo que é datado de maio/2014 não terá mais validade e minha médica não vai querer emitir outro laudo... já foi difícil conseguir este que tenho...
    Sinceramente, não entendo o motivo de quererem dificultar tanto a efetividade de um direito que nos é garantido... eu me senti humilhada por ter que tentar comprovar algo que não pedi para ter e que me causa sofrimento, assim como todos que estão lá também na mesma situação...
    Sabe me informar, por favor, se há alguma lei ou algo do gênero que me impeça realmente de obter a mudança de CNH como os médicos do Detran alegaram no meu cancelamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, realmente é pra ficar indignada, eu lendo já estou, imagino você passando por isso. Eu não conheço nenhuma legislação que diga que você não tenha direito. Eu vou inclusive pesquisar para achar algo, mas sua médica deu o laudo, e a equipe médica também afirmou, como podem pedir para passar por outra banca?! Vou verificar e ver se encontro algo e te falo. Mas só digo uma coisa, não desista de seus direitos, NUNCA!!!! Beijos

      Excluir
    2. Estou com esse mesmo problema, gostaria de saber também é caso não seja aprovado mesmo, o valor pago para o detran da emissão da cnh e correios, eles devolvem?

      Excluir
    3. Estou com essas mesmas dúvidas e também se caso realmente não for aprovada a renovação como especial, o valor pago para o detran para emissão e correio eles devolvem?

      Excluir
  31. Boa noite, tenho neuroma de morton, metatarsalgia e esporão calcâneo e gostaria de saber se tenho direito da cnh especial e os outros benefícios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neilor uma amiga muito proxima tbem tem exatamente isso. Queria saber tbem. Alguem pode nos responder?

      Excluir
  32. Olá Neilor, tudo bem!? Desculpe a demora na resposta mas deixa-me ver no que podemos te ajudar ok. Primeiro, você já passou por alguma Junta Médica? Teve alguma dessas patologias codificadas no CID (Código Internacional de Doenças)? Pois bem, esse é o primeiro passo e o mais importante que você precisa fazer, porque com um laudo médico nas mãos você pode ir ao Detran do seu Estado e se informar sobre o agendamento para a consulta com os peritos. E só após isso, é que você saberá qual/ais isenções você tem direito, ok.
    Não deixa de conversar com o médico que te acompanha, e dá uma ligada para o Detran para você se informar melhor.

    Abraço e nos procure sempre que precisar
    =)

    ResponderExcluir
  33. boa tarde, eu antes tinha minha carteira de CNH, normal, só que para conseguir essas insenções optei por adcionar a CNH, espécial,já tenho as insenções em mãos, só que os carros automáticos estão com valor bastante elevado, gostaria de saber se eu posso comprar um carro que não seja automático e em seguida fazer novamente a mudança da carteira CNH, normal de volta como era antes, pode ter alguma coisa que possa interferir nesse processo?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite!
    Sou de São Paulo e estou fazendo o processo para converter a minha CNH normal para especial.
    Tenho Síndrome de Ehlers-Danlos que causa, dentre outras coisas, artrose precoce. Estou com apenas 30 anos e já tenho muita dificuldade na utilização do braço direito, motivo pelo qual não dirijo há mais de 1 ano e decidi tirar CNH especial para ter direito a isenção para compra de carro automático e com direção elétrica (são os únicos que consigo dirigir sob um nível de dor tolerável). Minha dificuldade está sendo em conseguir o laudo em um formato que agrade o perito do DETRAN. Você teria um modelo para me enviar por e-mail? (elisaao@gmail.com)
    Vi pelos comentários acima que devo afirmar que os demais membros estão normais, o que não é verdade. Eles apenas ainda não estão sendo impeditivos para dirigir tanto quanto o braço direito. Como deve constar isso no laudo? Pois tenho medo de que me seja negada a total permissão para dirigir baseando-se no fato de que provavelmente eu perca parte da mobilidade dos demais membros ao longo dos anos, ou até pelas atuais lesões nestes, mesmo que ainda estejam sob controle com o uso de medicamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem!?
      Infelizmente não temos como te enviar um modelo de laudo médico pois este varia de acordo com a patologia e "limitações/complicações" que ela impõe. Sugiro que quando fores ao médico, peça para que ele descreva em detalhes como e quando sua deficiência apresentou os primeiros sintomas e de que forma eles vem progredindo e em até que ponto esta deficiência te limita. Pode parecer absurdo, mas muitos dos médicos que trabalham com pericia desconhecem algumas patologias e as suas implicações, por isso é bom você descrever tuuuuudo.
      Explique quais são os movimentos que você consegue fazer, até que ponto você é independente, enfim fale tudo mesmo.
      Bom é isso, e espero ter te ajudado ;)
      Beijo

      Excluir
  35. Oá, boa noite a todos!
    Estou para trocar minha carteira também. Sofri acidente em 2006, fiz artrodese no pé direito, parafusos no punho e cotovelo direito. Já estou aposentado por invalidez. Quando vamos consultar com o médico de Detran, eles prendem a carteira para irmos à junta médica? Dirijo com dificuldades, mas pegar ônibus é bem pior. Qual a porcentagem de desconto que ganhamos na mudança da CNH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, boa noite!!
      Essas questões de mudança de CNH são bem especificas do DETRAN, e quanto aos percentual de desconto esse também varia de acordo com o estado. O que posso te dizer é que o teto máximo para compra de carros com isenção de ICMS é de 70 mil reais, o carro deverá ser movido a gasolina e/ou etanol, as demais exigências dizem respeito as outras isenções.
      Vou colar aqui um link atual com perguntas frequentes sobre as isenções
      http://www.deficienteciente.com.br/2015/01/10-perguntas-mais-frequentes-sobre-isencao-de-ipi-e-icms-para-carros-novos.html

      Beijos e espero ter ajudado!

      Excluir
  36. Tenho paraplegia nos dois pés, quatros dedos ficaram duros e o dedão ficou com carne morta depois de depois de uma meningite e as vezes as pernas mim deixam na mão, porque não sinto elas, mas depois voltam ao normal. Antes de fazer minha inscrição na auto escola tive que passar no médico, mas ele falou que eu podia dirigir carro manual, mas para não piorar a situação dos meus pés era bom automático, adptado com aceleração e freio no volante, mas pela minha condição não tirei a carteira especial porque aqui estava 3.000 para uma pessoa que recebe benefício, então tirei a manual com muita dificuldade, não quis mostrar que estava com dificuldade para o instrutor com medo de ser reprovado. Fiz tudo, passei no exame da Baliza. Passei no meu médico esses dias e viu que estava com 95 kg, escutei muito por esta muito gordo, porque meus pés não aguentam tanto peso. Eles ficam inchados e o osso do pé parecem perfurar a carne por dentro e fora que não tenho carne no meio do pé, tem um buraco. Sei que posso ser culpado por não tirar logo a carteira especial, porque não tinha condição mesmo, tenho carteiras de ônibus especiais especiais e uma delas mim deram dois companhantes. Será que tenho direito em solicitar a Cnh especia? E se posso ir no Detran e solicitar Iss? E concluído, falei com o médico que depois de um ano faria esse procedimento, ele falou que tudo bem.

    ResponderExcluir
  37. Oi boa tarde tenho condromalacia patelar de joelho esquerdo de grau avançado, queria mudar minha cnh normal para especial fiz todos os trâmites no ciretran, mas a médica do detran Dra Olga negou alegando que para eu ter teria que ter feito uma cirurgia isso procede?

    ResponderExcluir
  38. Pessoal os comentários aqui endossam a necessidade de estarem munidos de documentação e exames atualizados se possível com a indicação ou acompanhamento do seu médico no dia do exame. Acho importante também também ter, no mínimo, 2 laudos de diferentes médicos para reforçar o pedido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Você disse TUDO! O que sempre pontuamos aqui no blog é a necessidade de ter em mãos um laudo bem elaborado, detalhando a especificidade da patologia, as limitações e capacidades do indivíduo. Levando essa documentação o trâmite vai ocorrer bem. Reforcem com dois laudos, médicos que o acompanham e levem para o dia da "consulta" no Detran.

      Excluir
  39. Oi sou a ALine e quero tirar minha habilitação mas na minha cidade itapolis só consigo a parte teórica me disseram que a. Prática fica em 1500 reais em bauru.esta sendo muito difícil pra mim é bem caro tmb,pensar nessa possibilidade mas quero muito minha carta...Por favor me ajudem....Obrigada.....

    ResponderExcluir
  40. Debora, parabéns por divulgar informações sobre um assunto que muitos portadores de deficiência ainda ignoram. As leis que os beneficiam precisam ser divulgadas o máximo possível. Conheço muitos PCDs que não se beneficiam de condições especiais porque simplesmente não as conhecem! Abraços!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde fiz artrodese em L4/L5 e L5/S1, prótese com 6 parafusos, em 2002, como vou trocar de carro gostaria de alterar na minha CNH e assim fazer uso dos meus direitos. Porém em minha consulta com o médico da clínica credenciada pelo DETRAN-PR ele disse que não me encaminharia para exame específico, pois minha artrodese não me habilitaria para esse requerimento. Tenho o laudo do ortopedista citando CID M47.2 e M50.1 e limitação para certas atividades.
    É isso mesmo? Se tenho o direito como recorrer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Olá Débora, meu nome é Ingrid, tenho uma amiga que tem Esclerose Múltipla, ela tem direito as isenções e precisa tirar a CNH especial, só que ela não tem limitações até o momento e pelo que entendi no laudo tem que apresentar que tem limitações. Como devemos proceder para ela conseguir os benefícios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ingrid, tudo bem?
      Pelo que li nos sites que pesquisei, a sua amiga tem direito sim e o laudo médico vai especificar e explicar para essa junta médica de asnos, que se trata de uma deficiência degenerativa progressiva. E que apesar do presente momento sua amiga não apresentar os sintomas mais severos, em algum momento que não se pode precisar, ela terá.
      Peça auxilio a um neurologista, o mesmo que a acompanha e peça para que ele escreva em detalhes para que a junta médica compreenda a doença da sua amiga. Anexe também exames que mostrem a evolução, limitação e capacidade da sua amiga.
      Se não liberarem, acione a justiça!

      Excluir
  43. Alexandre Guidini Santaguita31 de julho de 2015 às 10:59

    Boa tarde, Meu pai possui artrose nas costas e nos joelhos. Esta indo atrás da CNH Especial. O problema é que por falta de dinheiro, ele não sabe quando poderá adquirir um veículo automático. A pergunta é a seguinte, até adquirir um novo veículo ele pode dirigir um carro normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de alterar a cnh não poderia.
      O que eu fiz foi alterar a cnh mas continuar usando a cnh antiga (dentro da validade) até comprar o carro.

      Excluir
    2. Não, depois da carta apenas carro adaptado

      Excluir
  44. Olá!
    Tenho hérnia de disco na lombar e cervical, 5 protusões na cervical, têndinite supra espinhal, bursite ombro direito, fibromialgia, artrose e desgaste nas rótulas. Tenho dificuldade na hora de trocar de marcha por sentir dores na perna esquerda e tudo confirmado com exames e laudos . Será que tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente vc tem direito. Seu caso é bem parecido com o meu.

      Excluir
    2. Bom dia!!
      Desculpe a demora mas trouxe algo que pode vir ajudá-lo. Pesquisei na internet sobre algumas patologias que permitem a isenção na compra de carros novos, e encontrei esse site, vou disponibilizar o link e mais uma vez sugiro que procure maiores informações junto a receita federal e ao detran do seu estado pois os órgãos possuem especificidades no entendimento, procedimentos e valores de isenção.
      Segue o link:
      https://www.jornalcontabil.com.br/veja-quem-tem-direito-cnh-especial-e-quais-doencas-permitem-tirar/#.XDCpiVxKjIU

      http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/isencao/deficiente-autista/servico

      Abraço.

      Excluir
  45. Olá meu nome é Aline sou de São Paulo e fiz uma cirurgia na coluna cervical e agora tenho uma prótese. Meu médico fez o laudo, mas a auto-escola está cobrando R$ 1455,00 + 160,00 de exame médico e psicotécnico. Achei um absurdo! Afinal o que eu consigo fazer sozinha sem a ajuda da auto-escola? Você tem uma auto escola para idicar com um valor mais acessível?

    ResponderExcluir
  46. Aline, infelizmente o custo é alto mesmo, mas essa autoescola está exagerando. Quando eu fiz paguei 700 pra auto escola mais os custos dos exames médico e psicotecnico direto para a clínica. Sou de uma cidade vizinha a São Paulo.

    ResponderExcluir
  47. Oi, gostei muito do blog, sou portadora de Espondilite anquilosante, meu exame é segunda feira. Ate o momento meu gasto foi R$ 752,00 e tenho que pagar pelo laudo também que é R$ 500,00.

    Caso reprove aguardo 21 dias e pago uma taxa de R$ 230,00

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, Debora.
    Encontrei seu blog procurando informações para adquirir a carteira especial com os respectivos benefícios tributários.
    Parabéns pelo conteúdo e, por gentileza, você poderia me enviar o roteiro para conseguir a referida carteira?
    Meu nome é Sebastião (sesaoli@gmail.com)
    Desde já agradeço.
    Abs

    ResponderExcluir
  49. Debora, tudo bem?
    Eu sempre renovei minha CNH normalmente, mas na ultima vez, passei no médico indicado pelo Detran e ele mesmo percebeu um problema que tenho na coluna, que é uma deformidade perceptível (cifose) onde já passei por 2 cirurgias, porém esse problema não implica nenhum movimento meu. Mesmo sem eu solicitar ou mostrar laudo algum, ele colocou uma restrição "X" na minha CNH. Queria saber se eu tenho direito a comprar carro com desconto, e se eu tenho que fazer mais alguma coisa?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Desculpe a demora mas trouxe algo que pode vir ajudá-lo. Pesquisei na internet sobre algumas patologias que permitem a isenção na compra de carros novos, e encontrei esse site, vou disponibilizar o link e mais uma vez sugiro que procure maiores informações junto a receita federal e ao detran do seu estado pois os órgãos possuem especificidades no entendimento, procedimentos e valores de isenção.
      Segue o link:
      https://www.jornalcontabil.com.br/veja-quem-tem-direito-cnh-especial-e-quais-doencas-permitem-tirar/#.XDCpiVxKjIU

      http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/isencao/deficiente-autista/servico

      Abraço.

      Excluir
  50. Debora, muito interessante seu blog, nao sei se você ira me responder mas, quando puder pra mim ta bom. Bem, sou aposentado por invalidez e sou Ostomizado, a aposentadoria nao foi pela ostomia, mas sim, pelo o que levou a ela, fratura de bacia e devido a varias cirurgias para a reconstruçâo da uretra e todas sem sucesso, fui obrigado a usar sonda urinaria permanente. Moral da historia, fiquei inválido e sem urinar normal. Agora minha perguanta: será que tenho direito a essa carteira especial? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mizael, tudo bem?! Acredito que a Débora falaria o mesmo que eu, seria interessante você dar uma lida na legislação de isenção e de CNH especial. Sei que a CNH especial independe da aposentadoria, e sim com limitações (físicas, auditivas, visuais e intelectuais)seja para a pessoa com a limitação ou o seu representante. Acessa o Detran do seu estado, com certeza eles te darão uma resposta mais acertada. Se precisar de ajuda, fique a vontade para nos procurar. Beijos e inté mais. ;)

      Excluir
  51. Olá, boa noite, Fiz cirurgia no manguito rotador e tenho epicondilite no braço direito, ambos adquiridos no trabalho, tenho direito a CNH Especial?

    ResponderExcluir
  52. Olá!Boa tarde
    Tenho hérnia de disco na lombar e cervical, 3 protusões na cervical, bursite ombro direito, fibromialgia, perda de força no braço direito e perna esquerda . Tenho dificuldade na hora de trocar de marcha por sentir dores na perna esquerda e tudo confirmado com exames e laudos . Será que tenho direito?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Débora!
    Tenho um amigo que tem pinos nos dois Fêmures e tem CNH especial. Ele pode dirigir carro convencional com embreagem? Caso ele seja parado numa blitz, pode haver alguma autuação?

    Desde já agradeço.

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, precisa ver os códigos que constam nas observações da CNH dele. Por exemplo, na minha consta D (transmissão automática) e F (direção hidráulica). Se ele for flagrado dirigindo veículo não compatível ele pode ser autuado.

      Segue lista de códigos:
      A – Obrigatório o uso de lentes corretivas
      B – Obrigatório o uso de prótese auditiva
      C – Obrigatório o uso de acelerador à esquerda
      D – Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática
      E – Obrigatório o uso de empunhadura/manopla/pômo no volante
      F – Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica
      G – Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática
      H – Obrigatório o uso de acelerador e freio manual
      I – Obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel ao volante
      J – Obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel para os membros inferiores e/ou outras partes do corpo
      K – Obrigatório o uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas ) de compensação de altura e/ou profundidade
      L – Obrigatório o uso de veículo com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidade
      M – Obrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptado
      N – Obrigatório o uso de motocicleta com pedal do freio traseiro adaptado
      O – Obrigatório o uso de motocicleta com manopla do freio dianteiro adaptada
      P – Obrigatório o uso de motocicleta com manopla de embreagem adaptada
      Q – Obrigatório o uso de motocicleta com carro lateral ou triciclo
      R – Obrigatório o uso de motoneta com carro lateral ou triciclo
      S – Obrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marchas
      T – Vedado dirigir em rodovias e vias de trânsito rápido
      U – Vedado dirigir após o pôr-do-sol
      V – Obrigatório o uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual
      W – Aposentado por invalidez
      X – outras restrições
      Y – Surdo (Restrição impressa como X na CNH)
      Z – Visão Monocular (Restrição impressa como X na CNH)

      Espero ter ajudado.

      Elisa

      Excluir
  54. Bom primeiro desejo melhoras para todos enfermos em nome de Jesus, meu caso é que fiz uma cirurgia lombar artrodese L3L4L5S1 com parafusos cages haste e também implantei Neuroestimulador para amenizar o quadro doloroso de fribose epidural , o inss me encaminhou para o Detran pois minha CNH categoria D ...será que vão me dar o direito da especial ...pois meu Neurocirurgião só autoriza carro de passeio.... Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Desculpe a demora mas trouxe algo que pode vir ajudá-lo. Pesquisei na internet sobre algumas patologias que permitem a isenção na compra de carros novos, e encontrei esse site, vou disponibilizar o link e mais uma vez sugiro que procure maiores informações junto a receita federal e ao detran do seu estado pois os órgãos possuem especificidades no entendimento, procedimentos e valores de isenção.
      Segue o link:
      https://www.jornalcontabil.com.br/veja-quem-tem-direito-cnh-especial-e-quais-doencas-permitem-tirar/#.XDCpiVxKjIU

      http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/isencao/deficiente-autista/servico

      Abraço.

      Excluir
  55. Olá tive rompimento do Manguito Rotator e lesão labral,Cid M75.1 estou fazendo fisioterapia não sei se ficarei com sequela. Tenho direito a isenção?

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde no meu caso que tenho hérnia de disco na L5 S1, tenho direito NESTE hobilitacao especial?

    ResponderExcluir
  57. Olá pessoal, boa tarde! Estou com uma duvida, como eu faço para passar pelo médico do detran, tem que agendar?

    ResponderExcluir
  58. Olá,

    Sou de Blumenau e tenho monoparesia na perna esquerda e hérnia discal na L5-S1. Estou na primeira fase da nova CNH e estou fazendo tudo sozinho. Paguei a taxa da junta médica que custou R$ 55,00 e em junho esta marcada a avaliação. Voltarei com a resposta.

    ResponderExcluir
  59. Olá, Estou ainda na caminhada da minha carteira especial. Aqui em Blumenau, pague R$ 58,00 por enquanto.

    ResponderExcluir
  60. Olá boa noite, então eu fiz duas cirurgias do ombro, tenho vários relatórios médicos de afastamento e de trabalho compatível. Eu estava lendo sobre banca especial e que intendi o meu quadro clínico e compativel, a primeira cirurgia foi colocado 3 âncoras absorvivel e na 2 uma âncora física "um parafuso na cabeça do umero".
    Gostaria de saber se tenho que pegar um relatório do médico sugerindo banca especial ou com osso da ressonância e do afastamento e do compatível e suficiente.

    ResponderExcluir
  61. Fiz quadrantectomia sem esvaziamento axilar em Novembro de 2015, e sinto perda de força no braço direito e que dá um repuxo na musculatura do seio quando esforço demais o membro. Essa semana passo pelo exame com o médico do detran, e não estou muito segura de que conseguirei o laudo, pois já vi casos em que os médicos negam as solicitações. Qual tipo de exame físico é realizado pelo médico e o que tenho que alegar no laudo para ajudar a conseguir o benefício? Pode ser um laudo de médico do SuS?

    ResponderExcluir
  62. Oi Debora sou de Bauru,tive rompimento do manguito rotator e lesao labral fiz a cirurgia e tenho duas ancoras como procedo para ter isençao ma compra de veiculo, tenho os Raio x e outro que tenhovsindrome do impacto..obrigado e aguardo resposta

    ResponderExcluir
  63. Olá queridos e queridas!!! Estou vendo que esse assunto ainda gera muitas dúvidas né, também pudera no que diz respeito a ISENÇÕES e DIREITOS tudo fica meio escondido ¬¬'
    O que sugiro a tod@s é que procurem entrar em contato com o DETRAN de seus estados, e perguntem quais os documentos necessários e agendem a consulta/perícia. Quanto as especificidades de cada deficiência e/ou limitação, só o médico perito que poderá responder com maior propriedade a vocês. Eu (wivian), agendei a ida ao médico do DETRAN por telefone, tive que pagar uma taxa que até hoje não sei do que era mas tive que pagar, levei meus laudos médicos e demais documentos (RG,CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA) afinal nunca se sabe o que vão pedir. A médica me pediu meus laudos e me liberou, falou que em alguns dia entraria em contato para eu buscar a tão sonhada isenção. Quando ficou pronta, corri para autenticar tudo e levar para a receita federal, afinal o prazo para usarmos a isenção passa muito rápido. Foi tranquilo gente, vocês só precisam se informar melhor junto aos DETRAN de cada estado e se munir de paciência e documentos. Beijão e qualquer coisa é só falar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wivian, se vc puder me responda: quando vc foi a perícia do Detran eles já informaram que vc passou ou não?
      Pq fiz a minha perícia aqui no PÉ, e eles não me informaram se passei, só mandaram eu ligar com um mês!

      Excluir
    2. Oi boa tarde ,estou tentando mudar minha carta para especial, já agendei com o detram da minha cidade depois vou passar com a banca de medicos, minha duvida é a seguinte: terei que passar por uma alto escola e refazer o mesmo processo de tirar a carta pela primeira vez? Pelo que entendi no seu caso você foi só até os peritos sem refazer exame prático, você pode me explicar
      por favor?

      Excluir
  64. Olá Kelly, tudo bem? Foi igualzinho comigo, me deram o mesmo prazo. Mas eu não esperei isso tudo não, eu liguei pra lá com mais ou menos 1 semana depois. Acho que você deve fazer isso também, pois sabes como é lento e burocrático o processo né. Sem falar que depois do laudo na mão tu tens que correr para autenticar tudo, ir na Receita Federal (que é outra novela) e lá eles também vão te dar um prazo longo mas fique no pé deles, pois isso não demora muito eles é que enrolam mesmo. Resumindo: Ligue e pergunte para acompanhar todo o processo. Espero ter ajudado e qualquer coisa é só falar ;) Beijos

    ResponderExcluir
  65. Boa noite!Gostaria de saber se após a mudança da cnh eu tenho prazo pra comprar um carro automático desde já agradeço.obg

    ResponderExcluir
  66. Boa noite!Gostaria de saber se após a mudança da cnh eu tenho prazo pra comprar um carro automático desde já agradeço.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora na resposta, tive problemas no acesso. Pois bem, após conseguirmos a carta com as isenções, temos um prazo de até 45 dias (se não me engano, mas é bom conferir se no seu estado os prazos são diferentes ok), para poder comprar um carro. Por isso, é bom fazer uma pesquisa antes e durante o processo da entrega de documentos na Receita Federal, pois assim que as isenções forem liberadas, você já segue direto para a concessionária. Porque lá na concessionária também existe um prazo para formalização e todas as burocracias possíveis. Boa sorte com o carro novo. Abraços.

      Excluir
  67. Boa noite!Por favor gostaria de saber se após a mudança da CNH eu vou poder dirigir o meu carro que e mecânico até sair todas as papelada s ou até msm a realização da compra de outro carro visto que todos esses processos e demorado desde já agradeço obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!!! Eu não sei como acontece, mas acho que até lá você vai ficar sem ter uma CNH né, então sem poder dirigir. O processo para receber as isenções varia muito, pode demorar ou sair com 1 semana, por isso é bom ficar atento e ligar para o pessoal da Receita Federal. Espero ter ajudado, e no mais é bom procurar o Detran do teu estado e tirar as dúvidas ok. Abraços e nos conte como ficou resolvido ok.

      Excluir
  68. Boa noite!Por favor gostaria de saber se até esse processo todo eu poderia estar usando a CNH antiga e tb.se poderei dirigir o meu carro mecânico até esse processo todo acabar desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  69. Tenho necrose e artrose na cabeça do fêmur esquerdo e diferença pequena de uma perna para outra. Meu caso seria de alteração da CNH, mas caso eu não queira mais dirigir e só indicar alguém pra dirigir, como faço pra conseguir o laudo do Detran para solicitar a isenção de impostos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Eu não sou condutora, não tenho CNH e mesmo assim consegui todas as isenções. Você vai levar um laudo detalhado, explicando a sua limitação e no caso a incapacidade para dirigir. No site da Receita Federal, tem uma lista de documentos que você precisa preencher, inclusive um que você indica 3 possíveis motoristas/pessoas que irão conduzir o teu carro. Você vai levar uma cópia da CNH, de residência da pessoa escolhida (podem ser até 3), e essa pessoa deverá ir com você para poder assinar um documento lá. Pronto, é só isso. Você vai anexar aos outros e entregar na Receita Federal, só isso. Espero ter ajudado, e boa sorte com o carro novo.

      Excluir
  70. Débora. Parabéns pelo blog. Hoje fui ao detran aricanduva SP. Pois tenho hernia de disco.E a médica da banca perguntou que eu tinha e nem quis ler o laudo ver ressonância. Já disse que teria que ter outro exame e cancelou.nem quis ouvir

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, fui passar com um médico do detran e o mesmo me informou que só a artrodese não me da direito a CNH special, que mesmo por eu ter perdido toda a sensibilidade ainda tenho a motora, gostaria de saber se alguém passou pelo mesmo caso e se isso procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou Maiquel de Poto Alegre, estou na mesma situação que vc, passei pela junta médica e me foi negado a solicitação, então entrei com recurso administrativo para contestação, vou munido de laudo do medico ortopedista e de outro laudo de medico neurologista, pois não tenho a sensibilidade da perna esquerda devido a lesão medular. Vou chegar na junta médica falando muito, pois eles interpretam da forma que convém a eles. No meu caso não sinto o pé no pedal, então como vou debrear a embreagem na troca de marcha? Caso seja negado novamente, entrarei com recurso via judicial. Meu e-mail é maiquel_costa@hotmail.com
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Bom dia Aline e Miguel!!

      Desculpe a demora mas trouxe algo que pode vir ajudá-los. Como já falei antes, o laudo que vocês precisam ter em mãos deve ser bem detalhado, compreender a especificidade da patologia, as limitações e capacidades de vocês. Levem se possível dois laudos de médicos diferentes, mas que reforcem a sua condição e necessidade.
      Também pesquisei na internet sobre algumas patologias que permitem a isenção na compra de carros novos, e encontrei esse site, vou disponibilizar o link e mais uma vez sugiro que procure maiores informações junto a receita federal e ao detran do seu estado pois os órgãos possuem especificidades no entendimento, procedimentos e valores de isenção.
      Segue o link:
      https://www.jornalcontabil.com.br/veja-quem-tem-direito-cnh-especial-e-quais-doencas-permitem-tirar/#.XDCpiVxKjIU

      http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/isencao/deficiente-autista/servico

      Abraço.

      Excluir
  72. Alguém aqui tem problema no Joelho direito e conseguiu a isenção? tenho Condromalácia patelar e lesão de menisco. Já fiz duas cirurgias e estão em supervisão para verificar necessidade de uma terceira.
    Já sou habilitada.
    Nesse caso eles poderiam solicitar inversão de pedais ou pedais no volante?

    ResponderExcluir
  73. Gente, me respondam por favor como e a banca no detran Aricanduva no dua da Prova? Banca medica?

    ResponderExcluir
  74. Bom dia muito bom esse blog. Que tipo se exame de lesao meniscal e sindrome do tunel do carpo o deyran pode pedir? Alguem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sora, acredito que os exames exigidos sejam os que comprovem a gravidade da sua lesão e grau de limitação. Mas se informe no Detran do seu estado. Pergunte a equipe responsável pelos agendamentos da perícia médica, e informe ao médico que lhe acompanha para preparar um laudo detalhado e rico em detalhes sobre sua condição. Dessa forma você não terá dificuldades.
      Abraço

      Excluir
  75. Boa Tarde. Debora, fiz cirurgia no tunel do carpo(nervo do braço) ainda estou em recuperação, porém ouvi dizer que tenho direito de CNH especial, sabe se tenho direito?
    bruno.traine@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Desculpe a demora mas trouxe algo que pode vir ajudá-lo. Pesquisei na internet sobre algumas patologias que permitem a isenção na compra de carros novos, e encontrei esse site, vou disponibilizar o link e mais uma vez sugiro que procure maiores informações junto a receita federal e ao detran do seu estado pois os órgãos possuem especificidades no entendimento, procedimentos e valores de isenção.
      Segue o link:
      https://www.jornalcontabil.com.br/veja-quem-tem-direito-cnh-especial-e-quais-doencas-permitem-tirar/#.XDCpiVxKjIU

      http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/isencao/deficiente-autista/servico

      Abraço.

      Excluir
  76. CRISTINA Boa noite,para renovar a cnh especial depois dos 5 anos e mais fácil?
    Se eles acharem na renovação que seu ptoblema nao tem mais necessidade de cnh especial, como e o processo de
    volta para cnh normal?

    ResponderExcluir
  77. Na minha 1a.renovacao da CNH especial, o medico simplesmente falou "não posso qualificar a Sra como deficiente físico" e foi escrevendo no laudo. Contratei q tenho mobilidade reduzida, o q está na legislação, ele disse q tenho o direito de recorrer...claro q vou! Para adquirir este direito, foi exatamente como a Débora, o medico sempre exigia um termo a mais no relatório do meu médico, igualzinho!!!
    Fiz td certo, hoje meu quadro clínico é o mesmo, com edemas na perna esquerda devido a retirada de linfonodos, onde o carro automático me oferece maior conforto para dirigir e tenho o direito às isenções de impostos, pq abrir mão disso??? Vcs sabiam q na renovação o medico pode alegar q vc tem condições para voltar a CNH normal?? Sei q algumas pessoas se aproveitam dessa situação e conseguem "enganar" o médico, eu fiz td certo, e olha só...
    Brasil sil sil....

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde meus amigos então quero falar para vocês que eu também estou nessa luta Fiz cirurgia do ombro direito tenho esquecimento no braço peguei o laudo do médico certinho levei até um auto escola especializada aqui em São Paulo Auto Escola fez a documentação me enviou até o Detran Olá passei pelo perito voltei para escola quando comenta ação que é o resultado do perito a auto escola já marcou cinco aulas prática daí eu vou fazer as 5 aulas e ela já marcou mesmo tempo o exame prático que vai ser no carro automático Eu quero saber se alguém de vocês já fizeram esse exame prático se foi fácil se for difícil por favor comente por favor muito obrigado

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde meus amigos e amigas moro em São Paulo. Fiz cirurgia no ombro direito lesões do manguito rotador peguei o laudo com médico sinto muito esquecimento do braço enfim fui até o auto escola especializada daí Auto Escola fiz a papelada me enviar até o Detran da banca tirei foto coloquei minha digitais e prosseguir em frente vou ter auto escola ela marcou com perito e ver todos os laudos fiz um dois teste lá de aperto uma máquina com a mão ele aprovou fui de volta para escola ela já agendou as cinco aulas e o exame prático o que eu quero saber e se algum de vocês já fez exame prático sem igual o normal ou é um pouco diferente mas difícil ou menos difícil quem tiver resposta me responda favor obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá josa... meu caso é igual ao seu e gostaria de dar entrada no processo... como está o seu caso??? voce pode me dar umas dicas?? no aguardo

      Demetrius
      dmspzt@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, como foi esse teste do manguito? Eu não cheguei a operar... Estou com bastante dúvida se teria direito ao benefício. Sinto dor no ombro e o mesmo vive estalando...

      Excluir
    3. Olá. Como foi o teste que fizeram? Tenho problema no manguito, mas não operei. Sinto dor no ombro direito e o ombro vive estalando. Tenho dúvida se tenho direito ao benefício.

      Excluir
  80. Ola não pergunto se portador de deficiência em psiquiatria tem direito a CNH especial pois sou advogado e sei que o tema é pacífico mas a discricionariedade dos médicos do Detran no nosso país é rigorosa...apenas peço depoimentos para ilustrar...alguém sabe de alguma história? grato desde já...

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde solicito depoimentos/histórias/informações acerca da renovação de CNH para Pacientes portador de doença psiquiátrica...parabéns aos bloguqiros participante e criadores do mesmo...

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde solicito depoimentos/histórias/informações acerca da renovação de CNH para Pacientes portador de doença psiquiátrica...parabéns aos bloguqiros participante e criadores do mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Infelizmente não conheço nenhum caso parecido a esse que você citou, o de renovação de CNH para portadores de doenças psiquiatricas. Acho que você deveria procurar algum médico neurologista, ou se informar mesmo junto ao DETRAN do seu estado. Ao meu ver, a depender do grau/nivel de limitação da deficiencia, a pessoa não precisa nem tirar a CNH para usufruir das isenções e demais benefícios, desde que cite na documentação exigida os possíveis condutores responsáveis, como é o meu caso. Acredito que essas informações só no DETRAN ou no setor de isenção da Receita Federal, lá com certeza eles vão te informar melhor. Espero ter ajudado, e qualquer coisa volta pra nos contar o que descobriu ok. Abraços.

      Excluir
  83. BOA NOITE FIZ DUAS CIRURGIAS NO JOELHO UMA DE LIGAMENTO CRUZADO E OUTRA DE MENISCO. SERÁ CONSIGO REQUERER A HABILITACAO ESPECIAL. JONAS

    ResponderExcluir
  84. Eu não fiz prática e nem teórica, só paguei para renovar a CNH. Aqui no RS deve ser assim em todo o estado.

    ResponderExcluir
  85. Há aproximadamente 5 anos foi diagnosticado com a doença de Parkinson,
    Desde então Pesquisei sobre a doença seus sintomas, seu tratamento, consequência e direitos de seu portador.
    Essa doença neurológica há um estado especial ou seja quando não tomamos a medicação, dependendo do estágio da doença ficamos sem movimento corporal, seja de um lado do corpo, seja de um membro ou todo corpo, ou seja, em decorrência de deficiência neural nos tornamos verdadeiros deficientes físicos, mas com a uma medicação adequada para o nosso caso nos ajuda a ter o uma melhor qualidade de vida. Só quem convive com parkinsonianos sabe limitação que ele passa.
    Desde que fui diagnosticando foi recomendado pelo meu neurologista a dirigir carro adaptado, somente ha uns 2 anos senti necessidade dirigir carro adaptado/automático, então segui a recomendação do meu neurologista que é um dos maiores nomes no Brasil sobre o assunto, o doutor Delson José da Silva.
    Ciente do meu direito só agora resolvi exerce lo, para isso há um procedimento administrativo junto ao DETRAN para mudança de habilitação como portador de necessidades especiais. dirigi me ao órgão trânsito estadual para renovar minha carteira e declarei no exame médico q tinha Parkinson, então fui encaminhado para uma junta médica especial.
    Passei por três juntas médicas e senti o despreparo e descaso com os doentes de Parkinson. Tal foi o constrangimento que passei, que ingressei com ação de indenização por danos morais que ainda está em trâmite, como depende julgamento de um magistrado qualquer resultado é esperado mas ação é só uma questão particular.
    Hoje eu tive a notícia que outro parkisoniano fui considerado apto sem restrições para dirigir um veículo normal, sob o argumento que é uma deficiência neural não se tratando de debilidade física, Ora senhor coordenador, ISSO É UM ABSURDO, Nossa deficiência física decorrente da deficiência neural usamos uma prótese especial ou seja tomamos mais de 10 comprimidos por dia para termos uma melhor qualidade de vida se assim não fosse estaríamos a depender tarefa simples como abotoar a camisa, calçar um tênis, e escovar os dentes etc.
    Ter simplesmente a doença de Parkinson não dá direito ao benefício e sim os sintomas que ela causa ao doente e pude constatar nas perícias que foi submetido que não foi feito nenhum tipo de exame Clínico para constatação da minha debilidade física.
    Senti em vários momentos que duvidaram que tinha Parkinson porque não apresento o tremor em repouso, mesmo com o laudo do meu neurologista e com vários exames eles praticamente disseram que nada tinha, ainda determinaram a renovação da minha carteira seria de dois em dois anos, por eu ter declarado possuidor da doença de Parkinson.
    Nãoão sei mais onde recorrer Para que esse absurdo que fere a dignidade da pessoa humana e toda minoria esta categoria de doentes. Uma junta especial que não conta com um neurologista sequer, pelo menos no meu caso, não pode ter esse poder cessar um dos poucos direitos que temos do que adianta ser honesto se na hora que precisamos de uma pequena ajuda dos nossos governantes passamos por essa via-crúcis é lamentável senhor coordenador.
    A jurisprudência é favorável o nosso caso porque não pode na medicina impor diferenças de deficiências físicas e agora para alcançarmos nossos direitos temos que toda vez recorrer ao judiciário, passar um mais um percalço.
    TJ-MG - Ap Cível/Reex Necessário AC 10024110691490003 MG (TJ-MG)
    Data de publicação: 15/02/2013
    Ementa: TRIBUTÁRIO - MANDADO DE SEGURANÇA - MAL DE PARKINSON- ICMS - ISENÇÃO - DISTINÇÃO ENTRE OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - DESCABIMENTO - INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO - DIREITO LÍQUIDO E CERTO CONFIGURADO - SENTENÇA CONFIRMADA
    Inclusive falou o despachante que cuida desses processos não levar mais parkinsonianos para o procedimento administrativo, Será que esses médicos não sabem que a doença de Parkinson é considerada uma doença grave?

    ResponderExcluir
  86. boa noite. já tenho em mãos minha cnh especial, porem, ainda não comprei o carro especial. tenho comigo a cnh antiga que ainda não venceu e a nova. gostaria de saber se posso andar com a antiga até a compra do carro novo.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde. Meu nome é Solange.Gostei muito desse blog. Hoje que fiquei sabendo dessas isenções e creio ter direito. Tenho condromalácia nos dois joelhos , já fiz cirurgia em ambos, mas o esquerdo parece estar pior...bursite nos dois quadris, espondiloartrose na coluna, alem de fasceite em ambos os pés, fibromialgia, devido a doença auto imune , mas a médica ainda não fechou o diagnóstico qual seria exatamente. Dirijo normalmente, mas em pouco tempo já tenho muitas dor nas costas e quadril, o que ocorre se ficar algum tempo sentada na mesma posição, e dor principalmente no joelho esquerdo. Não entendi direito a questão de ser ou não condutor.no meu caso pensei em tirar no nome da minha filha, que normalmente dirige mais, me leva aonde preciso. Como seria isso? Tenho que alterar minha CNH? E em relação a ela, como seria a questao da habilitação?. teria que fazer novos exames pratico, psicotecnico no Detran? Somos do Paraná.

    ResponderExcluir
  88. ola meu nome é ana teresa sou de jatai go,tenho epicondilite lateral no braço direito tenho direito a isençao?meu imail e anatassis35@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, descobri que sou deficiente e já possuía habilitação categoria B normal. Fui renova a habilitação e informei a médica da deficiência, pedi que constasse pcd, para que eu tivesse benefícios a habilitação veio normal só conta a letra A. o que fazer para requerer os meus direitos?

    ResponderExcluir
  90. Boa noite, poderia me passar todas as informações por e-mail? fran.teran07@hotmail.com tenho escoliose na coluna e desenvolvi artrose e preciso de um carro automático, pois ficar trocando marcha acaba com minhas costas.

    ResponderExcluir
  91. Olá Pessoal,
    Eu, quando adolescente, tive o que denominam Síndrome de Osgood Schlatter, um crescimento anormal na tíbia que ocorre principalmente durante a fase de crescimento. Causa certo encurtamento da musculatura posterior da coxa. Enfim, tive que fazer cirurgia e mesmo assim tenho dores quando me esforço muito. Eu nunca soube dessa situação de CNH especial, mas para aliviar quando dirijo (o problema é no joelho esquerdo), comprei um carro automático, mesmo sem ter a CNH especial. Contudo, se é um direito, gostaria muito de solicitá-la. Alguém de vocês sabem se essa ocorrência é passível de obter a CNH especial?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  92. Olha esses peritos fazem de tudo para negar oque é de direito minha esposa fez cirurgia da coluna e tem 2 hérnia de disco e o perito disse q ela não tem direito vou consultar um advogado e entrar com processo pois como disse eles te tratam muito mal como vc tivesse burlado a lei ou pedindo um favor direito é direito não desistam vamos fazer valer nossos direitos.

    ResponderExcluir
  93. boa noite debora tenho platina e varizes na perna esquerda ja perdi a sencibilidade 3 veses quase bati o carro sera que tenho direito a cnh especial

    ResponderExcluir
  94. Gostaria de saber qual é o ganho do medico perito em negar o direito das pessoas?

    ResponderExcluir
  95. Gostaria de saber qual é o ganho desses medicos para serem tão imperitos( sequer fazem o exame fisico de força do membro)
    Existe algum ganho em negar?

    ResponderExcluir
  96. Quero saber por favor se tenho o mesmo direito para carro e trabalho. Cid10 M50 M50.1 M50.2 M54.2 Me ajudem por favor?!

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde. Tenho câncer de Linfoma mas não como argumentar limitações e perda de mobilidade. No momento com a quimioterapia sinto realmente uma perda da força das pernas, mas será que o perito do DETRAN pode questionar os sintomas que são somente até o fim do tratamento ou tenho direito a isenções por constar na lei. Atenciosamente

    ResponderExcluir
  98. Boa noite a todos, aqui no Amapá, Macapá também esta sendo complicado retirar a CNH especial, primeiro foi que a minha CNH era categoria "C" e nenhuma auto-escola tem caminhão com cambio automático. no caso tive que rebaixar para categoria "B", paguei R$ 190,00 reais de taxas ao DETRAN e ainda R$ 800,00 para a auto escola por 20 aula onde fiz umas 100 volta no percurso e 50 teste de estacionar, ou seja, paguei R$ 800,00 reais para fazer o que fazia a trinta anos que é dirigir. esse processo já rola 9 meses as duas vezes que foi agendado a prova pratica não houve por motivos administrativos agora estou no aguardo da terceira data que ainda não sei quando ira ocorrer.
    Gostaria de saber se alguém tem a legislação que exige a prova pratica para motorista habilitado que é acometido por artrose no punho causando défice de força na mão esquerda sendo recomendado dirigir carro automático.

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde, fiz uma cirurgia na coluna lombar por conta de uma hérnia de disco, minha perna esquerda fica dormente e formigando quando dirijo por tempo mais prolongado, será que consigo alterar minha CNH para CNH especial?

    ResponderExcluir
  100. Olá gostaria de uma informação tenho duas hérnia de disco cervical c5 c6 c7, prótese na lombo sacra com 4 parafusos, e meu médico me disse que eu nao tenho direito, em troxar minha CNH e de comprar um carro automático, com direção hidráulica so apartir de 8 parafusos,

    ResponderExcluir
  101. Será q tem perigo de reprovar na prova prática? Pq fiz a minha normal mas vi que estou na lista de isenção de impostos. ..

    ResponderExcluir
  102. Será q tem perigo de reprovar na prova prática? Pq fiz a minha normal mas vi que estou na lista de isenção de impostos. ..

    ResponderExcluir
  103. Boa noite , hj fiz minha prova prática no detran e fui reprovada .... mas passei pela banca
    Para nova prova prática terei que passar novamente pela banca
    Meu medo e de que tenha que passar por essa banca e os médicos não aprovar meus laudos
    vc sabe me dizer se precisarei passar pela banca novamente ?

    ResponderExcluir
  104. Bom dia. Meu nome é Marcia. Gostaria de saber.... Tenho fibromialgia tenho carro normal, mas as vezes qdo ela ataca fica difícil. Você acha q eu conseguiria a carteira especial e isenção de impostos? E se eu tiver q socorrer alguém, só poderei dirigir carro automático?

    ResponderExcluir
  105. Boa noite! Acabei de submeter a adenomastectomia bilateral por ter uma síndrome positivo. Os médicos me aconselharam a retirar as mamas por prevenção. Será que poderei mudar minha CNH para especial? Quais são os passo a passo. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  106. Parabéns pelo blog. Passei pela mesma situação que a sua. Voltei4x no medico especialista no Detran e mandaram minhahabilitação normal. Nao tenho força, sensibilidade e poucos movimentos namão direita. Desde entao nao dirigi mais. Como tenho tumores nos nervos desta mao sinto mtas dores e vou passar por uma cirurgia como se fosse ul marca passo na coluna para aliviar dores. Acredito que desta vez liberem a habilitação especial. Sou do Paraná me informaram que nao precisa fazer teste novamente é verdade?
    Penso em pedir a revisao da CNH antes de vencer e voltar a ativa novamente. Pois limita muito precisar dos outros ate para ir ao médico

    ResponderExcluir
  107. Olá. Possuo uma deficiencia nos pés, mas consigo dirigir carros sem adaptação. mesmo assim devo alterar minha CNH para especial? Se eu não alterar, consigo as isenções da mesma forma? E se minha CNH for especial, e me pegarem dirigindo um carro sem adaptação, acontece alguma coisa? recebo multa ou coisa do tipo?

    ResponderExcluir
  108. se informar melhor junto aos DETRAN de cada estado e se munir de paciência e documentos. Beijão e qualquer coisa é só falar ;)

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde gente,tenho artrodese na L5,S1 e ficar muito tempo sentado ou em pé incomoda,sinto dores ainda,a perna formiga e fica dormente,as vezes ao fazer um movimento(tipo me virar)dá uma travadinha.Fiz o requerimento hoje e estou no aguarde da pericia,quando tudo finalizar falo com voces.

    ResponderExcluir
  110. Olá,peço uma orientação sua Débora,fui com laudo médico e exames para o Detran de Pernambuco o perito negou minha carteira especial, fiz cirurgia da coluna e hoje não posso dirigir por muito tempo com carro manual muita dor perna esquerda,dormência,Não ando por muito tempo, não muito tempo em pé e mais... o que devo fazer agora?
    Ogrigado

    ResponderExcluir
  111. boa noite tirei carta especial porem o medico colocou acelerador e freio manual eo pumo ,fui para fazer adaptação a moca disse que ele poderia ter colocado elevação de pedais consigo mudar a minha letra

    ResponderExcluir
  112. Olá.. alguém sabe me dizer qto tempo leva para receber a CNH especial. Depois de ter feito todos os procedimentos??

    ResponderExcluir
  113. Olá, tenho a CNH especial, Porém queria saber como faço pra remover algumas observações dele exemplo freio traseiro adaptado para motos e acelerador do lado esquerdo para carros... Se tiver como tirar minha dúvida agradeço

    ResponderExcluir
  114. Oi, pode me dizer se é possível alguém com CNH AB, após operar de hérnia de disco, trocar por CNH especial e permanecer classificado como AB?

    Trabalho de moto e não gostaria perder essa classificação?

    Att.: Geraldo Júnior

    ResponderExcluir
  115. Olá Sou do Perú moro em Curitiba Paraná tenho Fibromialgia, bursite, epicondelite bilateral, Recebo beneficio do INSS por incapacidade parcial permanente, minha cnh especial foi negada em SP e PR ja no Perú foi aprovada e tenho uma Carteira especial, esta semana cancelarei minha CNH do PR e Solicitarei Validar a minha Carteira Peruana. Por favir toçampor mim...Depois conto p vcs o resto da historia.....

    ResponderExcluir
  116. Olá meu nome é Paulo e gostaria de saber se neuroma de Morton da direito a isenção eu já fiz a citcirur mas sinto muita dor ainda não sinto meu dedo e quando embreo muito meu pé ainda dói será que posso fazer a documentação para isencai p carro automático? Email pdeforte@gmail.com

    ResponderExcluir
  117. Olá meu nome é Paulo e gostaria de saber se neuroma de Morton da direito a isenção eu já fiz a citcirur mas sinto muita dor ainda não sinto meu dedo e quando embreo muito meu pé ainda dói será que posso fazer a documentação para isencai p carro automático? Email pdeforte@gmail.com

    ResponderExcluir
  118. Boa tarde. No início de abril sofri um acidente onde quebrei a diafise do femur. Estou com placa e 10 parafusos e preciso renovar a cnh. Poderei renovar normalmente ou vou ter que mudar para a cnh especial?

    ResponderExcluir
  119. Gostaria de informações sobre tirar CND especial , meu problema é fibramiolgia , será Q consigo ? Faço tratamento médico por 13 anos , tomo remédios de depressão , e tenho muitas dores , pelo corpo Tdo , mais intenso nos braços e pescoço , formigamento nos braços , agradeço !!

    ResponderExcluir
  120. alguem tem modelo de recurso para cetran. pericia negada CID 10 GG 81.9???

    ResponderExcluir
  121. Boa dia, sou de MG da cidade de Itabira tive um acidente de carro onde perde parte do osso do punho direito e perde a força na mao tenho habilitação mais nao consigo dirigir carro se ser com direçao hidráulica.Fui renovar minha cnh mais com o laudo médico e ja o ipi autorizado o desconto so que o medico do detram colocou a letra x na minha cnh. Qual o procedi.ento que tenho que tomar para mudar a letra?

    ResponderExcluir
  122. Bom dia!!
    ESTOU REPLICANDO A RESPOSTA QUE DEI PARA OUTROS AMIG@S SEGUIDORES QUE NOS PERGUNTARAM SOBRE AS PATOLOGIAS E CAMINHO PARA CONSEGUIR AS ISENÇÕES NA COMPRA DO CARRO. PEÇO QUE SE INFORMEM COM O DETRAN DO SEU RESPECTIVO ESTADO POIS CADA ÓRGÃO POSSUI UMA TRAMITAÇÃO ESPECIFICA, MAS AS ISENÇÕES (IPI/IOF) SÃO GARANTIDOS PELA RECEITA FEDERAL.

    Pesquisei na internet sobre algumas patologias que permitem a isenção na compra de carros novos, e encontrei esse site, vou disponibilizar o link e mais uma vez sugiro que procure maiores informações junto a receita federal e ao detran do seu estado pois os órgãos possuem especificidades no entendimento, procedimentos e valores de isenção.
    Segue o link:
    https://www.jornalcontabil.com.br/veja-quem-tem-direito-cnh-especial-e-quais-doencas-permitem-tirar/#.XDCpiVxKjIU

    http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/isencao/deficiente-autista/servico

    Abraço.

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde. Fiz minha prova hj e fui reprovada carro meu mesmo. Gostaria de saber o que devo fazer a partir de agora? Terei que fazer novo exame médico? Ninguém me orientou. Apenas fiquei com o papel que o examinador me deu. Estou apavorada! Vc pode me orientar?

    ResponderExcluir
  124. Fiz 2 cirurgias no joelho.
    Tenho artrose no joelho e não tenho os meniscos mais.
    Perdi 80%dos musculos da perna.
    Será que eu tenho direito a carta especial?

    ResponderExcluir
  125. Ola Vanessa .boa tarde.Primeiramente quero parabeniza la pelo blog. Vi que está sendo muito útil para muita gente e chegou minha vez de perguntar tbm. Em 2014 cai de bike e quebrei o úmero braço esquerdo. Coloquei uma placa e 9 parafusos. Por esse motivo meu braço nao eleva totalmente mas consigo dirigir bem. Meu maiorproblema e apertar o botão das chancelas estacionamentos pois meu braço nao estica mais como o do lado direito.Falri com meunortopedista e ele me dará o laudo para levar ao médico do Detran.Sera qudvpor ser o braço esquerdo eu vi digo tirar a CNH especial? Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  126. Olá, eu quero fazer o inverso, veio restrição para carro automático na minha última renovação, porém consigo e prefiro a CNH comum pois posso escolher se compro carro automático ou manual. Sabem me informar se é possível voltar para CNH comum e o que tenho q fazer?

    Grato

    ResponderExcluir
  127. Olá, eu quero fazer o inverso, veio restrição para carro automático na minha última renovação, porém consigo e prefiro a CNH comum pois posso escolher se compro carro automático ou manual. Sabem me informar se é possível voltar para CNH comum e o que tenho q fazer?

    Grato

    ResponderExcluir
  128. Eu fui na perícia pra obter a habilitação especial ( fui encaminhado pela médica no dia da renovação, mesmo dizendo que não queria, ela fez o encaminhamento), disse ao perito que não quero, ele apenas disse, pra ir no especialista em coluna, e voltar com um laudo que diga que tenho condições de dirigir, detalhe, eu tenho uma cirurgia na coluna lombar, e fascite plantar, tendinite palmar, e hérnia na cervical, mas consigo dirigir .

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde minha cartasaiu com as restrições D;F ;estou dúvida de qual carro posso usar. Com relação a restrição D, Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática , posso dirigir carro com cambio automatizado?

    com relação a restrição F, Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica , pode ser a direção elétrica?

    ResponderExcluir