segunda-feira, 15 de abril de 2013

Guarda - roupa INTELIGENTE


Marcela Aureliano

Olá pessoal, é com grande prazer que trago mais uma excelente dica para usuários de cadeira de rodas. Hoje falarei de algo que aparentemente é simples, mas quando se trata de pessoas com deficiência torna-se um tormento, pois é mais um obstáculo a ser derrubado e mais um motivo de dependência e limitação. Hoje vamos falar sobre guarda-roupa.

Nossa casa é o nosso lar, é a  nossa morada, é o local onde devemos sentir-se seguros, acolhidos e confortáveis. Planejar uma casa para um cadeirante ou alguém que tenha alguma limitação física é algo que nós, designers de interiores, devemos fazer com bastante cuidado. Tenho vários livros sobre ergonomia e padrões antropométricos, mas sou adepta de que cada um tem uma dimensão corporal diferente e fazer um projeto (particular) baseando-se apenas nas dimensões padrões é um grande erro.

Então, caso você queira fazer alguma adaptação no seu guarda-roupa, tenha bastante cuidado. Procure um profissional que saiba o que está fazendo e desconfie quando alguém não projeta o mobiliário utilizando as suas dimensões físicas. Caso contrário você terá um guarda-roupa adaptado, mas não para as suas dimensões.

Agora vamos ao que interessa...

 O guarda-roupa tornou-se um vilão para o usuário de cadeira de rodas. Infelizmente o cadeirante tem que ser um super herói para voar e alcançar lugares altos, ou ter um skate que possa deslizar pelo chão e pegar os seus sapatos que lá estão.

colagem4

Foi pensando nisso que comecei a projetar um guarda-roupa que pudesse atender essas necessidades. Alturas acessíveis para que o cadeirante tivesse de volta a sua independência. Mas como isso seria possível nos dias de hoje? Os apartamento são tão pequenos que mal temos espaços para guardar os nossos objetos pessoais. Todos os espaços vazios são necessários e limitar um guarda-roupa a, no máximo, 1,5m de altura seria um desperdício de espaço.

Hoje em dia já podemos encontrar cabideiros articulados/retrátil em qualquer loja de materiais para casa. Ele é utilizado para aproveitar os ambientes altos,  espaços livres que geralmente ficam sem utilização. Mas no nosso caso ele será um item indispensável para o cadeirante alcançar as suas roupas que ficam no cabide.

COLAGEM

Dimensões padrão de um cabideiro retrátil

12

O projeto do guarda-roupa foi bastante simples. Minha preocupação maior foi em aproveitar ao máximo os espaços e poupar tempo e deslocamento do usuário.  A visualização dos objetos é de suma importância para o cadeirante. Por isso utilizei apenas duas gavetas para guardar roupas íntimas. Deixei, o máximo possível, os objetos visíveis e acessíveis.

colagem 2

Tomei como base as dimensões padrões utilizadas pela ergonomia. É bom lembrar que cada um tem uma dimensão específica e é de suma importância que essas medidas sejam utilizadas para fazer o projeto de um mobiliário particular.

medida6

Como vocês podem perceber as dimensões do guarda-roupa estão bastante acessíveis e com ótimas condições para facilitar a vida e a independência de um cadeirante.

7

Para aproveitar ainda mais o espaço utilizei ganchos para pendurar cintos/bolsas e chapéus

COLAGEM 1

15


Agora não será necessário ter um skate. Com prateleiras na altura ideal o usuário não terá dificuldade para alcançar seus sapatos. Sem contar que ele não precisará inclinar-se para pegar os sapatos que estão no fundo. Prateleiras deslizantes facilitam a vida de alguém com problemas de locomoção.

colagem 3

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado das dicas. Deixem as suas mensagens com sugestões!
Grande abraço e até a próxima!


Livro: 
  • Dimensionamento Humano para Espaços Interiores - Julius Panero, Martin Zelnik

7 comentários:

  1. Muito bom, adorei. O chato é que agora não vou ter desculpas para não arrumar o meu guarda-roupa. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia, agora você não tem desculpa mesmo. Essas dicas são super fáceis de colocar em prática! : )
      Mãos à obra! Não esqueça de contar como ficou.
      Abraços!

      Excluir
  2. Adorei as dicas....Obrigada por pensar sempre em facilitar a nossa vida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giani, muito obrigada!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Marcela, adorei sua matéria , realmente o pensamento da individualidade física e espacial é primordial na vida de um usuário de cadeira de rodas ! Obrigado pelas dicas..Bjão e sucesso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny,

      Cada um tem suas dimensões e necessidades específicas. O projeto é feito para o indivíduo ter segurança e autonomia. Projetando com amor sempre!
      Muito obrigada.
      Bjos

      Excluir