sábado, 7 de setembro de 2013

O corpo humano é uma máquina perfeita

Perdemos a conta de quantas vezes ouvimos isso ao longo da nossa vida, e de tanto ouvir e vivencia-la, assumimos a GRANDE responsabilidade de cuidar dela (mesmo porque se a gente não cuida, a tal "máquina perfeita" pifa né kkkkkkkk). Em todas as postagens em que abordo temas sobre cuidados, exercícios e/ou dicas de posturas, gosto de frisar a importância do acompanhamento de um médico especialista. Essa regrinha vale para todos, mas no caso das pessoas com alguma limitação elas devem ser levadas mais a sério ainda. Devido ao comprometimento causado por degenerações, lesões, inflamações, deformidades, entre tantas outras mais, o corpo necessita de cuidados específicos para cada área atingida e a depender do caso, os "grupos auxiliares" (órgãos que auxiliam na realização das funções essenciais, tipo a musculatura que envolve e dá sustentação a coluna) que também são prejudicados devido ao agravamento das "peças chave" (seguindo o meu exemplo anterior, aqui a Coluna seria a peça chave). Desculpem meu linguajar, mas quero passar a ideia da máquina mesmo, mostrar que o corpo funciona graças a uma sequência de atividades realizadas por peças interligadas.


Recentemente passei por uma avaliação médica e vi a importância de ter um acompanhamento mais completo. Como sabem eu tenho a Distrofia Muscular do tipo Cinturas, e ela afeta não apenas a musculatura das cinturas pélvica e escapular (membros superiores e inferiores) mas também fragiliza outros órgãos. E para não gerar uma sobrecarga nem perder o que tenho, resolvi levar a sério as orientações médicas e começar o tratamento especifico para cada “problema”. Revi o histórico da minha amada coluna, e acredito que logo mais terei que operá-la mas ainda tenho que passar pelo crivo do ortopedista. Quanto a minha respiração, taxas (glicose, colesterol, pressão, vitamina D e por aí vai kkkkkkkkkkk), visão, audição e etc e tal tudo ok. Dependendo da deficiência o corpo sofre limitações e cria alternativas próprias para suprir determinada carência. As pessoas que ficam na sua maior parte do tempo sentadas, sofrem uma sobrecarga gigante na coluna e demais órgãos. Geralmente a circulação fica comprometida e com isso os pés, pernas e abdômen ficam mais inchados pois passam a reter mais líquidos e gases (no caso do intestino né). Já quem faz uso das muletas, bengalas, andadores ou demais aparelhos, sobrecarregam também a coluna além dos braços e mãos. Que costumam ser exigidos mais fortemente do que se estivessem realizando outra atividade física. Por falta de conhecimento, dificuldade de locomoção entre tantas outras dificuldades, muitos deixam de ter um acompanhamento correto e comprometem ainda mais o seu quadro.  

Como usei a analogia de sermos considerados uma máquina perfeita, resolvi dividir “as peças” nos seus respectivos sistemas e apontar as especialidades médicas responsáveis pela sua manutenção kkkkkkkkkkk
O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida. (mais em: http://www.webciencia.com/11_00menu.htm#ixzz2eFCV6kZV). Devido a amplitude do assunto e das especificidades de cada sistema, as áreas médicas se dividem para atender de maneira detalhada e precisa cada necessidade.

Principais especialidades e áreas de atuação

  •  Alergia e imunologia: sistema imunológico
  •  Angiologia: sistema circulatório
  •  Oncologia: tumores, cânceres
  •  Cardiologia: coração
  •  Coloprocotologia: intestino, reto e ânus
  •  Dermatologia: pele
  •  Endocrinologia: glândulas
  •  Genética médica: genes
  •  Ginecologia: sistema reprodutor feminino
  •  Hematologia: sangue
  •  Infectologia: infecções causadas por bactérias, fungos e vírus
  •  Mastologia: tratamentos e doenças das mamas
  •  Nefrologia: rins
  •  Neurologia: sistema nervoso
  •  Oftalmologia: olhos
  •  Otorrinolaringologia: ouvido, nariz e garganta
  •  Pneumologia: sistema respiratório
  •  Psiquiatria: problemas relacionados à saúde mental
  •  Urologia: sistema urinário e reprodutor masculino

Sempre digo que em caso de qualquer alteração ou dúvida, não deixem de procurar um médico pois eles são as pessoas que de fato vão ajudar. Aliar uma boa alimentação e hábitos saudáveis, combinado com um sorriso no rosto e acima de tudo FÉ EM DEUS (o médico dos médicos) a doença e as dores não têm espaço. 

Beijo grande e inté mais

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário