sexta-feira, 1 de maio de 2015

Cadeira motorizada, como conseguir pelo SUS?

Oi pessoal,
Recentemente adquiri uma cadeira motorizada (show de bola) doada pelo meu irmão querido!! Tem me ajudado tanto que vocês não tem ideia!!!!!... Seja no trabalho, nas voltinhas no shopping ou até mesmo nas andadas no calçadão da praia :) :)
Obs.: Minha cadeira motorizada é a Ulx da Ortobrás, e estou amando!
Infelizmente, até aconteceu um episódio chato, quando quis tornar pública essa aquisição lá no facebook e alguns alegaram que eu estava sendo "metida", "esnobe" , porque nem todos tem condições de comprar uma. Genteeee do céu, rsrsrs, eu também não tenho condições, eu ganhei!!!! Mas eu entendo que muitos não conseguem ter essa facilidade de ganhar de algum parente ou amigo, e então resolvi fazer esse post mostrando como conseguir uma doação de cadeira de rodas motorizada pelo SUS.
É necessário:
1°- Ir ao posto de saúde do SUS
2°- Pedir ao médico uma receita determinando a necessidade de ter a cadeira motorizada para livre locomoção,

3°- Com a receita em mãos procure a assistente social do posto de saúde para que ela faça o encaminhamento do pedido de doação de acordo com a lei abaixo apenas essa receita basta, pois de acordo com a constituição a prescrição médica não pode ser descumprida pelo governo.

LEI:COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – LEGISLAÇÃO FEDERAL ÓRTESE, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS-OPM1-MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PORTARIA Nº 116, DE 9 DE SETEMBRO DE 1993 DO 176, DE 15/9/93
O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições e,considerando a integralidade da assistência, estabelecida na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde (Lei nº 8.080 de 16.09.90);
Considerando que o atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação;Considerando que o fornecimento de órteses e próteses ambulatoriais aos usuários do sistema contribui para melhorar suas condições de vida, sua integração social,minorando a dependência e ampliando suas potencialidades laborativas e as atividades devida diária;
Considerando a autorização estabelecida pela RS nº 79 de 02/09/93 do Conselho Nacional de Saúde, resolve:
1 – Incluir no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SIA/SUS a concessão dos equipamentos de órteses, próteses e bolsas de colostomia constantes do Anexo Único.2 – A concessão das órteses e próteses ambulatoriais, bem como a adaptação e treinamento do paciente será realizada, obrigatoriamente, pelas unidades públicas de saúde designadas pela Comissão Bipartite. Excepcionalmente, a referida comissão poderá designar instituições da rede complementar preferencialmente entidades universitárias e filantrópicas para realizar estas atividades.3 – Caberá ao gestor estadual/municipal, de conformidade com o Ministério da Saúde, definir critérios e estabelecer fluxos para concessão e fornecimento de órteses e próteses, objetivando as necessidades do usuário.4 – O fornecimento de equipamentos deve se restringir aos usuários do Sistema Único de Saúde que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos e/ou conveniados dentro da área de abrangência de cada regional de saúde.5 – Fica estabelecido que a partir da competência setembro/93, o Recurso para Cobertura Ambulatorial – RCA será acrescido de 2,5 %, destinado ao pagamento das órteses e próteses fornecidas aos usuários.
Vale lembrar que em maio de 2013 o SUS passou a oferecer cadeira de rodas motorizada, equipada com motor elétrico que pode ser movida por controle remoto, pelo queixo ou boca. Também ofertará a cadeira monobloco, leve e portátil, que possui mecânica favorável à propulsão e manobras em terrenos acidentados ( Veja o link: http://zip.net/bxqFFT). Esse projeto faz parte do Programa “Viver sem Limites” que prometia aplicar, até o final de 2014, R$ 7,6 bilhões para atender a população com deficiência, que hoje já ultrapassa os 45 milhões.


Simmmm pessoal, a burocracia é enormeeee nesse país, mas cá entre nós, se fosse tudo fácil, a roubalheira seria ainda maior, não concordam???
E pelo que sei realmente funciona messsmoo, alguns amigos já confirmaram o recebimento!!!!! E todo o processo para a aquisição, desde o pedido até o recebimento, dura em torno de 3 a 6 meses aproximadamente :) Não vão me xingar se demorar mais, hein??? Foi o que meus amigos que receberam falaram...;)


Depoimento do Leonardo Castro, Salvador-BA: "minha mãe foi na defensoria, eles pediram os laudos e um pedido assinado por minha fisioterapeuta, deram entrada e depois de 3 meses eles ligaram pra ir busca"

Vídeo que postei no youtube correndo com minha mais nova aquisição (E antes que alguém venha tirar onda: barbeira nadaaa, rsrsrs):


Vale lembrar: Eu ganhei, por isso não tentei pelo SUS!!!!

Um beijo e abraços, até mais!!!!!!!!!!
Post Original: Otavio Leite (via facebook)
Referência: Instituto Sem Barreiras
http://www.deficienteciente.com.br/…/como-conseguir-cadeira…

Um comentário:

  1. Ai! Adorei * _ *

    Nossa, obrigada por compartilhar.

    Minha mobilidade é reduzida. Tenho medo de viajar de avião.

    Você me deu coragem.

    Você é linda.

    Beijo

    ResponderExcluir