domingo, 17 de novembro de 2013

A importância da música para alunos com deficiência física no Ambiente escolar...

Olá Pessoal, para quem não me conhece me chamo Daniela tenho Distrofia  Muscular (DMC), sou Especialista em Psicopedagogia, e uma vez por mês apareço aqui para escrever para vocês .    



O que é Musicoterapia¿ 

A Musicoterapia é uma forma de terapia alternativa que utiliza a música no tratamento de pessoas com problemas tanto de ordem física quanto emocional, mental e cognitiva. A terapia da música pode ser utilizada no tratamento de dores, reabilitação de acidentes vasculares cerebrais (AVC), lesões traumáticas, na melhora da coordenação motora tanto de crianças, como jovens e idosos com deficiências neurológicas, com pessoas cegas ou surdas, doentes de Parkinson, mulheres grávidas, deficientes físicos, entre outros. A presença da música no dia-a-dia auxilia no desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emotivo, melhorando a qualidade de vida.  


 Musicoterapia no ambiente escolar 

 Eu tive o prazer de participar de alguns projetos que utilizam a música como ferramenta de inclusão, obtendo grandes avanços e montando grupos  e oficinas diversas que encantam até mesmo os mais acadêmicos e virtuosos músicos.   Nessas escolas, a prática musical é obtida através de aulas que preconizam a experimentação do som, ou seja, cada aluno é parte integrante da grande composição musical, extraindo sensações e novas maneiras de fazer música. O aluno sente a vibração das notas proferidas, toca instrumentos de percussão e sente cada frequência da sua maneira.   


Beneficios  

A  música, por se tratar de uma atividade prazerosa é uma importante ferramenta educativa em todos os momentos na vida dos alunos que possuem Necessidades Educacionais Especiais. Prazer, motivação, alegria, descobertas, superação, interações e ações são características que estão presentes nesse tipo tão especial e único de terapia. A ideia é estimular o crescimento interior e o resgate de si mesmo em cada sessão, por meio da mistura de ritmos, melodias, harmonia, timbres, instrumentos musicais, criação, improvisação, audição e energia transformadora. O cérebro humano é estimulado pela música e seus elementos. Sendo assim, mesmo em casos de acidentes vasculares, traumas ou perdas variadas da capacidade mental, o paciente não deixa de ser atingido e contaminado positivamente pelo poder musical É por meio dela que podemos colocar esses alunos em contato com atividades lúdicas que contribuem para uma melhora significativa na parte motora, psicológica e social, sem contar a importancio do alunos conhecer seu próprio corpo e suas possibilidades de movimento, eu percebi que a auto estima deles foi melhorando gradativamente .   

Deixo aqui uma dica de video para quem se interessar em saber mais : 
http://www.youtube.com/watch?v=4VO3ZmPLm5I Espero que tenham gostado ! Até a próxima ....

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