terça-feira, 11 de março de 2014

"A nossa vida é um carnaval...a gente brinca escondendo a dor..."

Lú, Guilherme e eu.
 As festas de Momo acabaram mas para nós (eu e a Lú) além das lindas fotos e amizades iniciadas, ficou a impressão que as coisas começam a mudar e a ganhar força no que diz respeito a inclusão e acessibilidade no lazer e turismo aqui em Pernambuco. Este ano fomos curtir o carnaval no maior bloco ao ar livre do mundo (me desculpem os cariocas, os baianos, os paulistas...enfim ao Brasil kkkkkkkk), fomos para o Galo da Madrugada no camarote da acessibilidade. 
Tive o prazer de curtir pela segunda vez o camarote organizado pela SEAD/PE (Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência), juntamente com a SEDSDH/PE (Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos). E por muito pouco eu não fico de fora esse ano, o camarote estava concorridíssimo, as inscrições se encerraram logo no primeiro dia. Mas pra minha sorte e felicidade geral da nação, alguém desistiu e pude ganhar a vaga, e curti muito com meus amigos. O camarote da acessibilidade contou com outros pólos de folia (Olinda, Bezerros, Vitória de Santo Antão e em Nossa Senhora do Ó), mas nós só fomos para o Galo.
Luciana subindo no carro do PE Conduz.

Já na inscrição para o camarote, os atendentes tinham a preocupação em saber qual o tipo de limitação, qual tipo de ajuda necessitariam e também davam a opção de levar (ou não) um acompanhante. Como eu não consigo conduzir a cadeira e dependo de ajuda para muita coisa, eles permitiram que eu levasse um acompanhante além do transporte adaptado (ida e volta com eles até um ponto de encontro central). A Lú, não precisou de acompanhante mas também utilizou o transporte adaptado do PE Conduz. E esse ano foi incrível, pois conseguimos reunir " A gangue" (eu, a Lú e o Gui), a Júlia (namorada fofa do Guilherme), sem falar que importamos uma foliã de Campinas/SP, a nossa amiga e também colaboradora, Danny Janssen. Muuuuuuito bom! Ahhh sem esquecer da Neide e da Claúdia (as nossas amigas acompanhantes) que curtiram muito com a gente.

Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada 2014
A animação no camarote ficou por conta dos foliões e dos trios que passavam arrastando a multidão. Não tinha como ficar parado! Independente da limitação (física, visual, auditiva, múltipla, etc...) folião é sempre folião, e graças ao amplo espaço do camarote pudemos curtir e dançar, e os acompanhantes e monitores também entravam na bagunça. Além de toda estrutura física ser show de bola, o camarote também contou com um buffet, onde foram servidos lanches e bebidas (não ofereciam bebidas alcoólicas mas o consumo era liberado) durante o dia todo.

O nosso camarote (eu já me apossei dele né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) era parada obrigatória para todos
O Galo da Madrugada.
os trios. Sempre paravam na frente do camarote e falavam da importância da inclusão, e do orgulho que tinham em nos ver curtindo o carnaval. No camarote vi rodinhas de bate papo de surdos mudo, bandinha de deficientes visuais (eles usavam as bengalas como se fossem instrumentos musicais e fizeram a fuzarca kkkk). cirandas, trenzinhos com cadeirantes .... enfim as pessoas se divertiram de fato. Muito bom ver que independente das dificuldades e limitações impostas ao corpo (sim, só ao corpo, porque o espirito é livre e de possibilidades inimagináveis!) a vida é pra ser vivida em sua plenitude, temos que curti-la, nos permitir. Sei que a insegurança e o medo do olhar do outro é algo comum a muitos de nós mas ser feliz é uma obrigação! E as limitações (como o sucesso) existem para todos, apenas aparecem de formas diferentes ;) Sente só como estava o clima por lá!!! Vejam o vídeo da lú!!


Nós no Galo da Madrugada.
Espero que tenham gostado e curtido um pouquinho do nosso carnaval. Vou deixar para vocês o link de uma participação mega especial da Luciana no blog do jornalista Jairo Marques. Ela, foi convidada para dar uma entrevista no seu blog sobre o carnaval, além de incentivar todo mundo a cair na folia. 
Beijos e inté mais
=)

PS: Agradecendo a co autoria deste post, a minha amiga Luciana Marques :*


2 comentários:

  1. Muito bom, Wivian!! Importantíssimo esse blog pra mostrar e ensinar a todos como se faz inclusão de verdade. E sobre o Carnaval, a farra foi boa, né? Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiii.. Lindo blog! Já estou participando, participa do meu? (Comecei recentemente)

    meunovodiariodeumameninacomplicada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir