sábado, 8 de junho de 2013

Escaras ou Úlceras de Decúbito

Hoje venho falar de um assunto muito importante para todos cadeirantes, já que ficam muito tempo sentado e para aqueles que passam grande parte do tempo deitados: as Escaras ou Úlceras de decúbito. Como já sabem, a longa permanência em uma única posição favorece o aparecimento de pequenas feridas na pele, decorrentes da falta de circulação sanguínea e/ou do atrito em tecidos ou superfícies rígidas.  Estas feridinhas podem se tornar algo muito sério se não forem tomadas as devidas precauções e cuidados. Pensando nisso, montei um esqueminha explicando o que são, como surgem, como evitar e tratamento.  
  •        O que são Escaras ou Úlceras de Decúbito!? E como surgem!?

As escaras, também conhecidas por úlceras de pressão ou úlceras de decúbito, correspondem a um tipo especial de lesões da pele, de extensão e profundidade variáveis. A principal causa da formação de escaras é a deficiência prolongada na irrigação de sangue e na oferta de nutrientes em determinada área do corpo, em virtude da pressão externa exercida por um objeto contra uma superfície óssea ou cartilaginosa. Umidade e fricção são condições que ajudam a agravar o quadro. As feridas podem aparecer em diversas regiões de apoio do corpo, especialmente atrás da cabeça, nas costas, na articulação do quadril, no cóccix, nas nádegas, cotovelos e calcanhares. Pessoas em cadeiras de rodas estão mais sujeitas a desenvolver escaras na região do ísquio, osso que serve de apoio ao corpo na posição sentada. Insuficiência venosa crônica pode provocar uma ulceração nas pernas chamada escara isquêmica.

  •          Quais as precauções que devemos tomar para evitar as Escaras?!

1 A pele deverá ser limpa no momento que se sujar. Evite água quente e use um sabão suave para não causar irritação ou ressecamento da pele. A pele seca deve ser tratada com cremes hidratantes de uso comum.
2 Evite massagens nas regiões de proeminências ósseas se observar avermelhamento, manchas roxas ou bolhas pois isto indica o início da escara e a massagem vai causar mais danos.
3 Se a pessoa não tem controle da urina use fraldas descartáveis ou absorventes e troque a roupa assim que possível. O uso de pomadas como hipoglós também ajuda a formar uma barreira contra a umidade.
4 O uso de um posicionamento adequado e uso de técnicas corretas para transferência da cama para cadeira e mudança de decúbito podem diminuir as feridas causadas por fricção. A pessoa precisa ser erguida ao ser movimentada e nunca arrastada contra o colchão.
5 As pessoas que não estão se alimentando bem precisam receber uma complementação alimentar para que não fique com deficiências que podem levar a pele a ficar mais frágil. Consulte um profissional sobre o uso de suplementos como sustacal, sustagem etc.
6 A mudança de posição ou decúbito deve ser feita pelo menos a cada duas horas se não houver contra-indicações relacionadas às condições gerais do paciente. Um horário por escrito deve ser feito para evitar esquecimentos.
7 Travesseiros ou almofadas de espuma devem ser usadas para manter as proeminências ósseas (como os joelhos) longe de contato direto um com o outro. Os calcanhares devem ser mantidos levantados da cama usando um travesseiro debaixo da panturrilha ou barriga da perna. 

8 Quando a pessoa ficar na posição lateral deve-se evitar a posição diretamente sobre o trocanter do fêmur.
9 A cabeceira da cama não deve ficar muito tempo na posição elevada para não aumentar a pressão nas nádegas, o que leva ao desenvolvimento da úlcera de pressão.
10 Se a pessoa ficar sentada em cadeira de rodas ou poltrona use uma almofada de ar, água ou gel, mas nunca use aquelas almofadas que tem um orifício no meio (roda d´água), pois elas favorecem o aumento da pressão e a presença da ferida.
11 Use aparelhos como o trapézio, ou o forro da cama para movimentar (ao invés de puxar ou arrastar) a pessoa que não consegue ajudar durante a transferência ou nas mudanças de posição.
12 Use um colchão especial que reduz a pressão como colchão de ar ou colchão d’água. O colchão caixa de ovo aumenta o conforto, mas não reduz a pressão. Para a pessoa que já tem a úlcera o adequado é o colchão de Ar ou água.
13 Evite que a pessoa fique sentada ininterruptamente em qualquer cadeira ou cadeira de rodas. Os indivíduos que são capazes devem ser ensinados a levantar o seu peso a cada quinze minutos, aqueles que não conseguem devem ser levantados por outra pessoa ou levados de volta para a cama.
14 Diariamente deve-se examinar a pele da pessoa que pode ter escaras para observar. Se apresentar início de problema não deixar a pessoa sentar ou deitar encima da região afetada e procurar descobrir a causa do problema para que não agrave.
15 Para tratamento da úlcera é preciso uma avaliação do profissional do estágio da ferida, porém em todos os casos lave somente com soro fisiológico ou água, não use sabão, sabonete, álcool, mertiolate, mercúrio cromo, iodo (povidine). Não deixe a pessoa deitada ou sentada encima da ferida, veja se as medidas de prevenção citadas acima estão sendo colocadas em prática.

Procure o profissional de saúde se observar que mesmo seguindo estas recomendações a úlcera se desenvolver ou se agravar.

  •    Como se dão os cuidados e tratamentos?

O tratamento para as escaras varia de acordo com a gravidade e extensão das lesões. Lesões iniciais nos graus 1 e 2 e até mesmo no grau 3, se forem pequenas,  costumam regredir por si mesmas, desde que a pressão sobre a pele seja interrompida e os cuidados profiláticos (as medidas preventivas já citadas) forem mantidos. Há casos, porém, em que pode ser necessário recorrer ao uso de antibióticos e curativos especiais. Úlceras que atingiram o grau 4 podem demandar uma intervenção cirúrgica de desbridamento para eliminar os tecidos infectados e mortos, assim como um transplante de pele para facilitar o fechamento da ferida. A osteomielite – infecção óssea causada por bactérias provenientes de um foco infeccioso com origem nas escaras – é uma complicação grave  e de tratamento difícil dessas lesões de pele. 

Vou disponibilizar os links com mais material sobre o tema, e espero ter ajudado a alertar e tirar algumas dúvidas. E não esqueçam EM CASO DE DÚVIDAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO!!!! 
Beijos e inté mais
 =)

Links:

4 comentários:

  1. Fico arrepiado de ouvir essa palavra, conheço bem os problemas das Escaras, tive uma com diversas complicações para a cura que só ocorreu com mais de ano depois de cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um problema que requer cuidados especiais! Gostaria de comentar aqui no blog de vocês sobre um equipamento que acaba de ser lançado na feira hospitalar deste ano. Tratasse de uma cama hospitalar com um sistema inovador de troca de decúbito, ou seja, a cama possui um leito dentro do outro sendo que um interno (móvel) e outro externo (fixo) e um sistema temporizado (programável) que permite o movimento do leito interno que hora sobe e hora desce, permitindo assim a troca de decúbito, não prendendo a circulação do usuário e evitando assim o surgimento da Úlcera. Posso revelar mais detalhes sobre o produto para quem interessar. Acredito que ajudaria muitas pessoas!!!!!!!

      Excluir
    2. Olá William, boa tarde!

      Muitissimo obrigada pela dica!!! Eu não conheço este equipamento, mas vou dar uma procurada na internet para poder ajudar quem sofre desse mal.

      Fique a vontade para comentar e contribuir.
      Abraço

      =)

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog. sou fisio de formação e com boa experiencia em escaras não conheço nada que feche escaras com maior eficiencia e rapidez do que o aparelho eletromagnetico kenkobio ele melhora a circulação, a oxigenação, o metabolismo, elimina toxinas e o acido lactico, e faz renovação celular, entre no meu blog e veja materia sobre escaras kenkosaude123.blogspot.com e se lhe interessar posso enviar material tecnico sobre o aparelho, vale a pena. meu email kenkopattopira@gmail.com

    ResponderExcluir