sábado, 22 de junho de 2013

Mosaicos de uma vida

Como todos já sabem, nós do blog InPerfeitas gostamos de promover e divulgar a inclusão e ficamos muito felizes quando encontramos pessoas que conseguem superar os desafios que a vida nos impõe. Hoje venho apresentar uma pessoa muito querida que tive o prazer de conhecer no trabalho, a Fafá Barbosa.  ela descobriu no artesanato uma forma de terapia e de incrementar uma renda extra. Vou deixar de falatório e abrir caminho para a Fafá.

Fui convidada por Wivian do blog Inperfeitas para escrever um texto explicando um pouco sobre uma atividade que denominei MosaicoTerapia. Comecei a desenvolver essa atividade em um momento bastante difícil na minha vida, mas tentarei contar do início e de forma resumida.

Ao final da pós-graduação, quando estava me sentindo física e mentalmente cansada optei por dar um tempo nos estudos e ficar apenas trabalhando e me dedicando a outros planos pessoais, porém aconteceu o que eu não desejava nem imaginava. Trabalhava apenas um expediente, por isso o tempo livre tornou-se cansativo, a ociosidade me angustiava, sonhos não realizados me deprimiam. Foi quando tive a ideia de ocupar esse tempo produzindo peças de mosaicos. Pesquisei sobre a técnica na internet, comprei revistas sobre o tema, adquiri os materiais necessários e iniciei a produção dos mosaicos.

“Sempre que eu estava triste e deprimida me refugiava no mosaico. Era meu momento de reflexão, uma luta minha comigo mesma; isso me fazia refletir. Percebi que a vida é como um mosaico. Ora as peças se encaixavam com facilidade, ora nada preenchia o espaço vazio, mas isso não me impedia de continuar buscando a peça perfeita, a peça que completaria o mosaico e o mosaico da minha vida.”

As primeiras peças foram presenteadas e logo vieram os pedidos. Além da terapia o mosaico me proporcionou renda extra. Deixarei aqui um passo a passo para confecção de um mosaico.

Material:

Embora nem sempre eu use, sugiro usar luvas, máscara e óculos de proteção;
Pedaços de cerâmicas coloridas ou pastilhas de vidro;
Base para colar as cerâmicas ou pastilhas (CD, DVD, MDF ...);
Cola branca tipo tenaz;
Pincel;
Tinta PVA;
Argamassa ou rejunte;
Alicate/Torquês;
Pinça

Passo a passo:

Passos 1, 2 e 3.
1º - Fazer o desenho na base (foto 2)
2º - Colar as cerâmicas ou pastilhas preenchendo o desenho, deixando espaço entre as pedras. Esperar secar para o passo seguinte. (foto 3 e 4)
3º Colocar argamassa de forma que preencha todo o espaço vazio, tirando todo excesso da argamassa. (Foto 5)
4º Pintar a parte sem mosaico que ficará à mostra. Exemplos:  lateral do CD e das Caixa e molduras dos quadros. Fotos 6, 7 e 8

Passo 4.
Porta retratos

Caixinha de presente























Não há mal que dure pra sempre, nem problema  sem solução. Espero que tenham gostado da linda história de superação e na ótima dica que a Fafá deu. Logo mais mostraremos mais dicas de mosaicos.
Vou deixar aqui o link do blog dela, para que possam acompanhar lindas mensagens, escritas com muita delicadeza e força.
http://mosaicosdeumavida.blogspot.com.br/

Beijos e inté mais
=)

Um comentário: