terça-feira, 9 de julho de 2013

Ricardo: O cavaleiro de coração valente

Conheço muita gente com Distrofia Muscular e até por isso mesmo questiono o fato de determinarem a doença como "rara". Dentre essas pessoas, vocês já conheceram as minhas queridas amigas Suelen (Suka) e Maria Shirley, além de conhecerem nós três do blog (eu, wivian e Débora). Hoje trago ao blog a história de um homem com Distrofia Muscular de Duchene. Eu e ele somos amigos há alguns anos e todos os dias nos falamos, não tem como passar um dia sem falar com esse cara, rsrs. Ele me inspira e me emociona, é super divertido e engraçado. Me escuta e eu o escuto, somos grandes amigos e gostaria aqui de agradecer a presença dele em minha vida e quem sabe logo iremos nos conhecer pessoalmente. Desejo infinitamente que a distância Recife-Brasília diminua com o passar do tempo. ;)
Ricardo Oliveira Ramos, 29 anos, Distrofia Muscular de Duchene.

Olá pessoas! A pedidos da queridíssima Luciana Marques, cá estou eu para contar minha história versão “de bolso”... Atualmente tenho 29 anos e estou internado domiciliarmente há 5 anos por complicações da Distrofia Muscular de Duchenne DMD (não leia com som de que no ch) no meu caso acho que a depressão em meados de 2007 acelerou o processo que viria de qualquer maneira... Eu descobri com 9 anos que tinha DMD, mas nem liguei queria mais é brincar, desenhar, jogar bola, afinal ser criança está bom... Eu não entendia nada na época! Meu diagnóstico não foi difícil, pois meu irmão já tinha sido diagnosticado, foi só uma confirmação, só vim a descobrir tudo sobre DMD depois da morte dele e por ser filho de militar me mudei muito e acabei não tendo um acompanhamento por um médico especifico.




Ric, o mais novinho, com seus irmãos (em ambas as fotos)


Hoje eu tenho traqueostomia e uso ventilação mecânica, mas por incrível que pareça acredito estar vivendo o melhor momento da minha vida, redescobertas, maturidade, amor próprio, diversão e amizades inesquecíveis. Me formei em 2002 no Colégio Militar de Brasília e logo em seguida comecei o curso de Arquitetura e Urbanismo passando por 4 faculdades por causa de transferências e não formei ainda, mas me considero urbanista jr afinal acessibilidade é a causa que luto a muitos anos, ta no sangue sabe! Acessibilidade Urbana não é moda é necessidade dos deficientes de todo tipo e obrigação do estado garantir minha segurança nos deslocamentos! Você que esta lendo deve estar pensando “que menino sério” calma sou uma figura segundo meus amigos e apaixonadas afinal sou um gato moreno, bonito alto e sensual... Só que não!





 Amigos do curso de Arquitetura e Urbanismo e amigos do Rio de Janeiro, Eder, Will, Ana, Gio e Bruxo...



Recentemente comecei a fazer Terapia Ocupacional e conheci um mundo novo, como pequenas coisas alcançadas nos deixam felizes e realizados mesmo eu super exigente, detalhista e perfeccionista me emociono de tirar uma pecinha do resta um, quem sabe volto a fazer arte também, veremos! Mas o que seria de mim sem minha pequena grande família, pequena em quantidade e grande no amor, moro com minha mãe, irmã, Tito e peixinhos em uma cidade satélite de Brasília, notem que família não é parente afinal família é quem cuida quem ta ali com você sempre sem necessariamente laços sanguineos ou um sobrenome igual!
                                 Familia Feliz (Irmã, Flavia irmã 2, Tia Lucia mãe 2 e minha mãe...) Brasília DF
Desde pequeno gosto de animais, especialmente peixes, cachorros e gatos, mas como mudava muito era muito inviável ter um animalzinho, primeiro veio o Tito (ver fotos abaixo), um cachorro poodle mestiço de pequeno porte, no começo confesso tive medo e quando vi já éramos grandes amigos, ele é muito esperto, carinhoso, expressivo e muito divertido, mas late um pouco alto como todo bom poodle, só quem tem cachorro sabe a festa que eles fazem quando você volta pra casa mesmo por minutos ausentes, e como não falar dele brincado com meus pés ou com seus brinquedos jogando pra todo lado, depois vieram os peixes, Jurema e Joselito (acara bandeira) e os Betas suicidas Juvenal, Juvenilson e Sebastião zoião! Agora falta o gato né (virou zoológico risos)!





Antes de terminar vou falar da Luciana, confesso que adicionei por achá-la linda, demoramos um pouco pra ficarmos amigos, mas um dia ficamos conversando e “booom” a amizade nasceu tímida e agora já transborda como o rio Amazonas, Lu te amo, você é uma super mulher conte comigo pra sempre um super hiper mega master beijo!
 Ric e eu no Skype, altas horas da madruga...
 Obrigado leitores pela atenção =)

4 comentários:

  1. Ric como diz meu pai , adorei saber um pouquinho mais da sua história , meu pai fala de vc com muito carinho e orgulho , é como se fosse um filho pra ele , feliz por saber um pouquinho mais de vc !!! Um grande beijo e tudo de bom !!!!

    Darlene Lima ( filha do Pedro ) - Brasília - Df

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Beijos pro Ricardo e pra Lu (arrasando corações) rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahha Van. O Ric é um amigo muito especial! bjooo

      Excluir
  3. Ricardo, parabéns pela energia de vida, tenho DMC e sei que passamos por algumas fases de altos e baixos, mas assim como você, continuo acreditando que a vida é uma dádiva e nós escolhemos ser felizes seja ela como for ..Beijos e Vida longa !

    ResponderExcluir