terça-feira, 13 de agosto de 2013

Superproteção




Alguns questionamentos:
Vivemos numa bolha?
Ou querem nos colocar numa bolha??
Família e amigos seriam os vilões de nossa independência ??


No dicionário a palavra superproteção é definida como Ação ou resultado de superproteger. Bem, eu imagino que muitos de vocês já passaram ou ainda passam por isso. É comum alguns familiares, amigos serem superprotetores quando o assunto é deficiência X independência. Por que independência? Porque quando queremos ser independentes mesmo com alguma deficiência sempre aparece alguém com um medo maior do que aquele que nós temos. Quantas vezes você quis ir sozinha ao shopping, ou ao seu trabalho, ou a sua universidade e não te deixaram ir com medo de alguém te sequestrar ou te roubar...ou até mesmo de você ter um piripaque no meio da rua??? Imagina que só pelo fato de você estar na cadeira de rodas, muletas, etc, você será vulnerável a essas situações ruins. Isso é prejudicial, não só pelo fato de atrapalhar e aumentar nossas barreiras limitantes, como também afeta psicologicamente e ativamente a vida do ente querido que tem esse medo.

O medo paralisa de uma forma, que se você acredita nele, não faz mais nada. Não sai de casa, não avança como ser humano. Precisamos sim aprender com as situações ruins diárias e nossos pais/amigos impedindo que isso aconteça não nos ajuda, só nos prejudica.
Um dos exemplos disso, foi uma vez que sai sozinha de carro (coisa que meus pais tem muito medo, não pelo fato de estar dirigindo e sim que se acontece algo, eu estaria sozinha para resolver) e um carro bateu no meu. Pronto! Logo na minha cabeça veio a imagem dos meus pais reclamando porque eu sai sozinha...etc... E como eu resolveria aquilo sozinha?? Sem eles?? Pois é... O medo deles passou para mim.. Mas consegui resolver, porque quem tem boca vai à Roma, não é mesmo???... Conclusão dessa história é que: se o outro motorista quisesse fugir ou me fazer algo ruim ele teria feito, eu sozinha ou não. É tão bom quando você consegue resolver algo sozinha... Quando você vence seu medo. Que delícia é viver!

2 comentários:

  1. é amor. toda a proteção é amor. mas de fato, em algum momento, teremos que sair do casulo. antigamente eu falava em sair de ônibus, meu pai queria morrer. o resultado é que eu acabava ficando com medo também e me privando de muitas coisas. mas o momento chegou em que tive que viver sozinha e, pior (ou melhor), num país estranho. e como vc disse, q delícia é viver. hoje sinto falta dessa liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Passo por isso até hoje, estou com 36 anos e meus pais supermeprotegem, e o pior que isso me causou vários traumas, é acho que posso chamar de trauma,ou bloqueios, enfim tenho inúmeros medos que tento vencê-los. Mas a minha mãe sempre diz a frase " vai sozinha e se vc cair na rua?" e meu pai discretamente tenta me acompanhar, eu sempre deixava ele ir, até mesmo porque, claro, me sentia mais protegida, mas semana passada respirei fundo e fiz ele voltar para trás e disse, eu posso ir sozinha, por favor pai. Sim temos que enfrentar todos medo, se cair peço ajuda para alguém, como já aconteceu. Os pais não fazem isso por mal, mas seria bom eles darem independência aos filhos. Os meus pais não deram e eu não trabalhei e não terminei meus estudos e sem perceber criei vários medos dentro de mim que hoje luto contra eles, ainda me sinto insegura sozinha, mas volto feliz para casa quando realizo algo por mim mesma. Por isso papais queridos, que tem filhos com qualquer deficiência, não crie medo deles, incentive-os a supera-los e seguir nesse mundão sozinhos, por que como a Lu disse bem, que delícia é viver!!!!

    ResponderExcluir