quarta-feira, 8 de maio de 2013

O que é Inclusão Educacional ¿?


Olá Pessoal,  para  os que não sabem, sou Daniela Jansen, formada em Pedagogia e Pós Graduada em Psicopedagogia.   Fui convidada para toda segunda Quinta-Feria do Mês falar com vocês  sobre assuntos que cercam a  “ Inclusão Educacional” . Hoje será meu segundo post.
 
 
Acho muito importante que todas as pessoas com algum tipo de deficiência saibam dos direitos delas dentro do ambiente educacional, pensando nisso, desenvolvi este Post.
 O que é Inclusão Educacional ¿?


 
Gostaria de chamar a atenção para “O termo inclusão”  pois,  acredito que o mesmo já traz implícito a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído.
 
“Inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade”.

Breve relato histórico :
 
O marco histórico da inclusão foi em junho de 1994, com a Declaração da Salamanca Espanha, realizado pela UNESCO na Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade , assinado por 92 países, que tem como princípio fundamental: "todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível, independente das dificuldades e diferenças que apresentem".
 No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases em 1996, refere-se sobre estar "preferencialmente" incluída, mas também haverá, quando necessários, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as peculiaridades e que o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que em função das condições específicas do aluno não for possível sua integração nas classes comuns do ensino regular.
Alguns direitos assegurados :
 
1.       AS crianças e adolescentes com deficiência também têm direito ao Ensino Fundamental obrigatório.
 
2.       Atendimento educacional especializado destina-se a alunos com deficiência e demais que dele necessitem, garantindo o aprendizado de conteúdos outros e desenvolvendo habilidades e competências tendentes a eliminar as barreiras no seu processo de construção do conhecimento;

3.      As crianças e adolescentes com comprometimentos mais graves, temporários ou permanentes, devem ter acesso, de forma concomitante, ao Ensino Fundamental, em escolas comuns, e ao atendimento educacional especializado, oferecido na própria escola ou por instituições especializadas, em horários distintos;
4.       Adequações Curriculares (adequação dos materiais didático-pedagógicos às necessidades dos educandos).
5.      Adequação arquitetônica de prédios escolares para acessibilidade;

Os decretos são bastante extensos, citei acima, os que considero mais importante e que deve estar na “ponta da nossa Língua “ .
Este gráfico a seguir mostra que o Plano de Inclusão vem sendo trabalhado e que as pessoas com deficiência estão se inserindo cada vez mais  !
 
 
Não devemos esquecer que qualquer forma de DISCRIMINAÇÃO é crime !
 
Espero ter ajudado e não deixem de conhecer e exigir seus direitos !
 
Até a Próxima,
                   Daniela Jansen.


 

 
 
 
 
 
 


 

 

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