Olá Pessoal, para os que não sabem, sou Daniela Jansen, formada em Pedagogia e Pós Graduada em Psicopedagogia. Fui convidada para toda segunda Quinta-Feria
do Mês falar com vocês sobre assuntos
que cercam a “ Inclusão Educacional” .
Hoje será meu segundo post.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTQrhkB6HCFdZBtG78Wa3IYnOM6ooUOxkgLQHe3WNbK_642Q1fO9t7HQKqRlJT3rCR7NJrwOH5WbJsOO2s4-AtmlK30QoSgn3S9v1yNCBD3YdjGsvOYcbbXWhw9OzXvybylosM7X2VmDs/s320/1.jpg)
Acho muito importante que todas as pessoas com algum tipo de deficiência
saibam dos direitos delas dentro do ambiente educacional, pensando nisso, desenvolvi
este Post.
Gostaria de
chamar a atenção para “O termo inclusão” pois,
acredito que o mesmo já traz implícito a ideia de exclusão, pois só é
possível incluir alguém que já foi excluído.
“Inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas
com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade”.
Breve relato histórico :
O marco histórico da inclusão foi em junho
de 1994, com a Declaração da Salamanca Espanha, realizado pela UNESCO na
Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade
, assinado por 92 países, que tem como princípio fundamental: "todos os
alunos devem aprender juntos, sempre que possível, independente das
dificuldades e diferenças que apresentem".
Alguns direitos assegurados :
1.
AS
crianças e adolescentes com deficiência também têm direito ao Ensino
Fundamental obrigatório.
2.
Atendimento educacional especializado
destina-se a alunos com deficiência e demais que dele necessitem, garantindo o
aprendizado de conteúdos outros e desenvolvendo habilidades e competências
tendentes a eliminar as barreiras no seu processo de construção do
conhecimento;
3.
As
crianças e adolescentes com comprometimentos mais graves, temporários ou
permanentes, devem ter acesso, de forma concomitante, ao Ensino Fundamental, em
escolas comuns, e ao atendimento educacional especializado, oferecido na
própria escola ou por instituições especializadas, em horários distintos;
4.
Adequações
Curriculares (adequação dos materiais didático-pedagógicos às necessidades dos educandos).
5.
Adequação
arquitetônica de prédios escolares para acessibilidade;
Os
decretos são bastante extensos, citei acima, os que considero mais importante e
que deve estar na “ponta da nossa Língua “ .
Este gráfico a seguir
mostra que o Plano de Inclusão vem sendo trabalhado e que as pessoas com
deficiência estão se inserindo cada vez mais !
Não
devemos esquecer que qualquer forma de DISCRIMINAÇÃO é crime !
Espero
ter ajudado e não deixem de conhecer e exigir seus direitos !
Até
a Próxima,
Daniela Jansen.
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