quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Acessibilidade, direito de todos!!!


Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre o tema “Acessibilidade”. Nós sabemos que esse tema rende pano para manga, pois afinal, estamos longe de ser um pais acessível. Vou começar por algo que esta bem próximo de mim, minha cidade BAURU – SP.

É só caminhar poucas quadras que podemos perceber buracos nas ruas, calçadas com desníveis absurdos e sem rampas nas esquinas, ai fica difícil de guiar a cadeira e poder andar com segurança, os cadeirantes precisam andar nas ruas juntos com os carros, e isso acaba colocando a sua própria vida em risco.  Isso é revoltante, por isso que quase nunca vimos cadeirantes, eles acabam desistindo de sair de casa, de ter uma vida social diante de tantos obstáculos.

Ainda bem que dê algum tempo para cá, algumas pessoas estão se preocupando mais com minha cidade, estão implantando as rampas nas esquinas, foi criada uma praça há pouco tempo paradesportiva para uma maior inclusão social. Agradeço ao nosso novo vereador Fabio Manfrinato, por estar proporcionando esse grande ganho a nossa cidade. 

As pessoas com alguma limitação ou necessidades especiais já passam por grandes problemas, e ainda têm que se preocupar com a grande falta de acessibilidade dos locais, até mesmo estabelecimentos privados, alguns com rampas que na verdade são inacessíveis, degraus imensos, inclusive a SESCON que é um órgão onde são realizadas as palestras para o pessoal da área da Contabilidade aqui na minha cidade tem uma escada enorme, e eu já me perguntei, como os cadeirantes assistem palestras lá? Alguém tem que leva-los no colo? É indignante.  

Por isso que vim trazer esse tema que revolta muita gente, precisamos nos unir, não somente aqui na minha cidade, esses foram meros exemplos, mas por todo o canto do Brasil, vamos cada um fazer um pouco, e vamos nos unir para que essa realidade possa mudar, para que possamos sair na rua e encontrar uma cidade DE TODOS, e não uma cidade feita para andantes e pessoas que possuem carros.

Deixo aberto aqui, para quem quiser me mandar matérias sobre o tema, mostrar a indignação para que possamos juntos mudar um pouquinho, de grão em grão podemos mover uma montanha. Esta ai meu email: debora.borsoli@hotmail.com. Até breve! Beijos

2 comentários:

  1. Boa Dé, temos que fazer isso mesmo prestar mais atenção a nossa volta e reivindicar nossos direitos de cidadãos!!! A acessibilidade é um DEVER do Estado, não um presente ou caridade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, vamos ir em busca dos nossos direitos!!! Como já dissemos, a união faz a força!!! Juntos podemos muitas conquistas....beijooo

      Excluir