quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Minha matrícula da faculdade! Inclusão para todos, será?!

          Uma coisa é certa em praticamente todas as pessoas, as vezes demoramos para olhar o mundo com outros olhos, com os olhos de todas as pessoas, e principalmente das que mais precisam de locais acessíveis e  inclusão: Os cadeirante!!!
         
        Eu posso dizer, que eu penso muito sobre inclusão, porém ontem, pela primeira vez, eu pude olhar com os olhos de um cadeirante, mesmo ainda não sendo, e querendo usar a cadeira apenas pra locais longos. Pensei, isso precisa mudar urgente!

        Fui na minha faculdade fazer a matricula, chegando lá, tudo longe, e com varias escadas, e foi então que me surgiu a tal duvida? Como um cadeirante entra nessa faculdade?

       Depois de andar muito, finalmente cheguei na Secretaria Acadêmica, e já fui conversar com uma moça que estava vendo sobre minha matricula, e ela iria me levar pra conhecer a faculdade. 

         Fomos conhecer a faculdade, que como todas é enorme e tem distancias imensas a serem percorridas, falei do meu caso e que precisaria de uma sala mais próxima da entrada para eu não me cansar tanto, pois irei sozinha e não vou usar a cadeira para ir na faculdade. Ela me mostrou as salas, e realmente elas são bem próximas, então minha mãe perguntou se tinha uma entrada com rampa, sem escadas, e ela respondeu que sim, porém eu teria que ir até a recepção e pedirem para abrir o portão, pois o mesmo fica fechado, e só abre se pedir para o guarda na recepção! Eu logo já pensei: Como?????? PARA gente, no meu caso, eu posso subir as escadas, ok! Mas e no caso do cadeirante, ele anda um grande percurso até a recepção, pede para alguém ir abrir o portão, depois volta, e espera. Que inclusão é essa? Não existiu inclusão nesse caso. E podem acreditar, eu vou mudar isso. Porque todos temos direitos iguais, cadeirantes ou não! 

        Fui muito bem atendida, não posso reclamar, porém fiquei indignada com a falta de acessibilidade que a faculdade proporciona, eu vou atras disso, por que, seja eu ou não que vá precisar dessa rampa, ela existe, esta lá para ser utilizada, então ninguém precisa pedir autorização para isso.

        Espero conseguir ganhar algo positivo em favor disso, inclusão para todos! Até breve! Beijos


7 comentários:

  1. Isso mesmo Débora, temos que começar a mudança mostrando para as pessoas que é importante pensar na acessibilidade mesmo se não houver ninguém precisando, pois muita gente pode desistir de ir ao local se não há acessibilidade! Uma vez que o lugar é preparado, este é um atrativo para pessoas que precisam de acesso facilitado. Boa sorte na faculdade e na luta por acesso a todos! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que eu quero Ale. Pois acho que os lugares já devem estar preparados, independe de ter alguém matriculado com alguma necessidade especial. Vou a luta, e contarei aqui o resultado. Beijos

      Excluir
  2. É assim Debora, infelizmente vc vai encontrar obstáculos, mas vá a luta que vc vai conseguir...Bjsss....Adelaide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...o primeiro passo é acreditar em nós mesmos!!! O resto serão apenas barreiras pequenas para enfrentar. Beijoos

      Excluir
  3. Dé passei muito por isso na universidade...é tenso, mas a gente é guerreira e consegue!! Pode contar comigo, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...é ótimo ter amigas como vcs ao lado!!! Beijão

      Excluir