terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tecnologia Assistiva



Se o dia a dia de uma pessoa sem limitação é muitas vezes cansativo e complicado, já imaginaram como é o nosso, pessoas com deficiência!? Além das limitações físicas alguns de nós ainda tem que adaptar seus movimentos devido as contraturas e encurtamentos ósseos e/ou musculares. Todo um malabarismo para continuarmos em atividade e ainda assim existem pessoas que nos olham com indiferença. Tinham é que ter vergonha de tanto reclamarem da vida e passar a brigar por cada dia como nós fazemos isso sim (#Wiviansincera). 

Como vocês sabem, eu tenho a Distrofia Muscular do tipo cinturas, e além de usar a cadeira de rodas eu tenho uma dependência grande. Não consigo me levantar, andar e não guio a minha cadeira, enfim, preciso de ajuda, outra coisa que tive que aprender e me acostumar (tive que me tornar sem vergonha mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk). Ainda não preciso de nenhum equipamento especifico, mas recebi orientações da minha neurologista e fisioterapeuta, que seria muito bom usar as “goteiras”, aquelas botinhas de policarbonato que impedem o encurtamento e a posição de equino nos pés (isso deforma os pés e causam muita dor, pois eles ficam sempre de pontinha e só uma cirurgia reverte o caso, mas também engessa o movimento do pé), pois fico muito tempo sentada (estou providenciando Dras!!).
A tal "Goteira"

 E graças aos profissionais de T.O (Terapia Ocupacional), desenvolvedores de softwares e curiosos do bem kkkkkkkkkkkkk, vários equipamentos e programas vem sendo desenvolvidos no intuito de minimizar as limitações e proporcionar uma maior qualidade de vida as pessoas com deficiência. Muitos programas eu já tive a oportunidade de conhecer, fuçando sites e pesquisando as novidades, melhoram em 1000% a vida dos usuários e das famílias envolvidas. Programas que funcionam através do movimento da cabeça ou de um piscar de olhos, são capazes de “devolver” a liberdade que um dia foi diminuída. Outras parafernalhas que parecem ser tiradas de filmes de ficção, roupas especiais ligadas a vários eletrodos que conferem força ao músculo através de estímulos elétricos ... realmente muita coisa mas as inovações não ficam apenas no lado high tech, os utensílios do dia a dia ganham nova cara com empunhaduras de silicone que facilitam a “pegada”, nos auxiliam em atividades que exigem um pouco de força e coordenação motora. Uma infinidade de coisas úteis e essenciais no nosso cotidiano.



Essa nova modalidade de recursos e serviços adaptados, chama-se de Tecnologia Assistiva e é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida Independente e Inclusão. Estes recursos vão muito além de adaptações de uso, facilitam nos exercícios, melhoram a postura e retardam a evolução e agravamento da deficiência. Alguns destes recursos estão disponíveis gratuitamente em sites específicos (eu vou deixar os links de alguns deles pra vocês!!) outros são comercializados em lojas, e variam de preços.

Quis mostrar que pra tudo tem um jeito, que mesmo não conseguindo me erguer da cadeira, eu posso ir muito longe. O que de fato nos limita é o medo, medo dos olhares, medo de parecer diferente demais, isso não pode ser. Temos que tirar proveito de tudo que dispomos, seja algo futurístico ou o “jeitinho brasileiro”. Me comprometo a postar sempre qualquer novidade que eu encontrar, e passo a bola pra vocês também. Queremos ajudar cada vez mais pessoas.

Beijos e inté mais!
=)

Links: http://www.abdim.org.br/wp-content/uploads/2012/04/Apostila-de-acesso-ao-computador-2012-site.pdf     Esse link é de um manual criado pela equipe da ABDIM que mostra alguns programas de computadores para pessoas com grau de limitação diferentes.
http://www.tectivabrasil.com/index.html  Esse site eu encontrei hoje e tem uma grande variedade de equipamentos e recursos adaptados a todo tipo de limitação.




8 comentários:

  1. Post muito util como sempre amiga! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Gente, esqueci de mencionar que a Presidenta Dilma Roussef, aprovou uma Lei Federal concedendo linha de crédito para aquisição de equipamentos e demais recursos que facilitem e sirvam de apoio a o tratamento da pessoa com deficiência. Vou passar os links dos sites que explicam melhor esta nova Lei e como ela funciona.

    LINKS:
    http://blog.isocial.com.br/publicada-lei-federal-que-autoriza-linha-de-credito-para-pessoas-com-deficiencia/ Explica a Lei.

    http://www.deficienteonline.com.br/bancos-oferecem-credito-para-pessoas-com-deficiencia_pcdsc_301.html Fala dos Bancos.

    http://www.bb.com.br/portalbb/page17,19314,19314,0,0,1,1.bb Canal direto com o Banco do Brasil.

    Beijos e inté mais!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom você ter lembrado disso Wi, eu vou verificar isso, e depois contarei aqui no blog passo a passo.

      Excluir
  3. Muito legal o blog, vc's estão de parabéns! Estou me tornando visitante diária do blog, virou vício.rs
    Pois bem, eu tenho Amiotrofia Espinhal Progressiva, não ando e tenho pouca força nos membros superiores.
    Uma dúvida e medo que me persegue e como persegue (risos) é a questão banheiro, sei que isso é um assunto indelicado, mas o blog me parece muito interessante no quesito troca de informações, idéias e tudo mais, meninas como vocês se viram no trabalho? A resposta me ajudaria muito, pois ainda estou fora do mercado de trabalho;
    Por favor se acharem essa pergunta inconveniente e quiserem deletar-la , sintam-se a vontade.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...que legal que esta gostando do blog. Será um prazer poder ajudar. Me mande seus contatos por email, assim conversaremos melhor: debora.borsoli@hotmail.com, pode nos add no face também se quiser. Beijos

      Excluir
  4. Oie "Anônimo", fico muito feliz que esteja nos acompanhando e muito mais feliz por saber que você nos trouxe perguntas e dúvidas. Vamos lá respondendo tuas perguntas, eu não conheço muito da sua deficiência, não sei até onde você tem força e o que ainda pode fazer só, mas se for igual a mim (não consigo ficar de pé só e também não tenho força nos braços) vai precisar de ajuda pra fazer a passagem, mas só se realmente não tiver condições de se segurar nos seus braços. Vou te dar o meu facebook (wivian araújo) e o meu e-mail (wivian_araujo@hotmail.com)me adiciona e vamos conversar melhor ok.
    Beijãooooooo e não deixe de nos procurar!!!

    ResponderExcluir
  5. tenho uma cunhada deficiente fisica tetra-plegica e gostaria muito de saber mais sobre este programa de tecnologia assistiva, pois seria muito util para ela, pois ela nao consegue se expressaar a unica forma dela de se expressar e no olhar. por favor se alguem souber sobre este programa ou alguem q instale ou algo do tipo peço por gentileza q me enviem um email ficarei muito agradecida. (karine.fflavia@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine, tudo bem!? Desculpe pela demora na resposta mas achei alguns sites interessantes que podem te ajudar. Nesta postagem falo pouco e disponibilizei uns links, mas vou te enviar outros que encontrei tá.
      Beijos e qualquer coisa, entra em contato tá ;)

      LINKS:

      http://www.assistiva.org.br/catalogo-de-produtos-de-tecnologia-assistiva

      http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

      Excluir