segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como surgiu o nome do blog?!


Muitas pessoas estão achando que escrevemos errado o Inperfeitas, que o certo seria imperfeitas, calma pessoal, nós não cometeríamos uma gafe tão grande (risos), o nosso português é um pouquinho melhor que isso (risos). Então vou contar como surgiu a ideia do nome do blog.  Estávamos procurando um nome, e realmente foi difícil escolher um nome que tivesse a nossa cara, nosso jeitinho, foi ai que numa busca louca encontramos o iMperfeitas, inicialmente achamos bem legal, mas a Wi deu a sugestão do iNperfeitas, o que seria então esse INPERFEITAS.

InPerfeitas = In de inclusão, estar por dentro.
Por isso o fato de ser In e não Im.









Nós queríamos deixar claro a ideia do nosso blog, que é incluir todas as diferenças.

Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais.
Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema em que vivemos. Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes. E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.
.
Pessoas com necessidades especiais no Brasil


A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes nos últimos 50 anos. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais em que possa, participar ou "tentar" acompanhar a ritmo dos que não tenham alguma deficiência específica. Tem sido prática comum deliberar e discutir acerca da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência: mencionando direitos inerentes a uma deficiência específica, abrangendo todos os direitos de forma generalizada, embrulhando-os, sem maiores cuidados em mostrar detalhadamente estes.
Assim a sociedade modificará em suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptação específicas para cada pessoa com deficiência a serem capazes de interagir naturalmente na sociedade. Todavia, este parâmetro não promove a discriminação e a segregação na sociedade. A pessoa com deficiência passa a ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.

Portanto, espero que todos reflitam sobre a nossa missão e o que significa a Inclusão para a sociedade. Até breve. Beijos




2 comentários:

  1. Gostei muito do seu comentário e espero que a sociedade contribua, Adelaide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adelaide, por sempre acompanhar nosso blog. Beijos

      Excluir